O que analisar antes de contratar uma agência?

O que analisar antes de contratar uma agência By | Marketing Digital | One Comment

Seja no momento de definir os melhores canais para investir ou até mesmo em qual marca do ramo confiar, contratar uma agência que ofereça serviços de marketing digital é sempre um grande desafio.

A verdade é que, graças à consolidação da era digital, as agências têm se multiplicado como nunca! E são muitas as diferenças entre elas, desde a forma como atuam até seus princípios, passando pela vivência de mercado, especialização e qualificação de seus profissionais. É preciso fazer uma bela pesquisa, levantando todos esses pontos (e outros mais), para finalmente bater o martelo.

Para ajudá-lo a completar essa missão com sucesso, reunimos neste post algumas questões que você definitivamente precisa considerar antes de contratar esse tipo de serviço. Acompanhe e monte agora mesmo sua checklist!

Faça uma primeira análise da empresa

Ao selecionar agências de marketing digital, é comum fazermos nossas próprias pesquisas e seguirmos algumas indicações. Acessamos o Google, digitamos o que queremos e diversos sites aparecem. Mas o que priorizar a partir daí?

Que tal iniciar pela aba de cases das agências? Ali constam as marcas com que já trabalharam ou ainda trabalham, além dos resultados das estratégias e campanhas traçadas. Essa é uma boa base para criar uma noção melhor sobre a empresa, uma vez que representa o valor dado aos clientes e ao processo feito em prol das marcas atendidas.

Observe também se as agências de marketing digital em questão possuem certificações, recomendações e prêmios importantes. Esses também são critérios excelentes para filtrar as opções, cortando logo de cara quem tem menos a oferecer. E agora que você já coletou informações importantes e tem uma ideia do que esperar, vamos ao próximo ponto!

Confira a capacitação da agência e de seus profissionais

Você acha que esse critério é óbvio demais, já que as agências de marketing digital precisam conhecer muito de mercado e ter know-how no segmento em que atuam? O detalhe é que, na maioria das vezes, isso não acontece, gerando motivos para falhas e confusões no atendimento ao cliente.

Empresas com muita experiência, por exemplo, têm um portfólio com diversos projetos atendidos com sucesso. Alguma dúvida de que seus processos são mais eficientes, bem como suas demandas operacionais e o gerenciamento de clientes?

Pensando nisso, não hesite em questionar as empresas quanto ao número de projetos concluídos, seu tempo de atuação no mercado e até o nível de satisfação dos clientes. Aliás, o ideal mesmo é entrar em contato com um ou mais clientes para saber diretamente deles — se for possível, claro! Essas informações podem ajudar muito nesse segundo momento da sua busca.

Além disso, a equipe da agência também deve corresponder às expectativas. Afinal, de nada adianta contratar uma marca com anos e anos de mercado se os colaboradores que agem diretamente com as solicitações dos clientes não são devidamente qualificados para executar suas tarefas.

É fundamental contar com funcionários com experiência e boas habilidades de comunicação. E, de certo modo, isso pode sim ser descoberto antes de fechar o contrato! Para sondar, faça perguntas, sinta como eles se comportam e entenda a dinâmica de atividade do time.

Não tenha receio de questionar sobre os profissionais da agência! Essa é uma ótima forma de saber como será sua rotina caso venha a contratar a empresa e se lidará com pessoas que sabem realmente o que estão fazendo para impulsionar seu negócio.

Verifique a transparência da empresa

Ao contratar uma empresa de marketing digital para seu empreendimento, o maior receio costuma ser de que o serviço prestado não alcance as expectativas. Para evitar esse tipo de sentimento, marque uma visita na véspera de fechar o contrato e pergunte sobre os processos. Assim é possível descobrir se a empresa é aberta para demonstrar como as coisas acontecem no cotidiano.

Aproveite esse momento. Não deixe que nenhum ponto fique subentendido, pois isso pode comprometer o andamento dos processos. Solicite relatórios detalhados sobre o que está sendo feito e espere o máximo de engajamento em cada serviço. É vital ter clareza em todas as estratégias de marketing usadas.

Para contratar esse serviço, você deve ter certeza de que ele será realizado com responsabilidade. Afinal de contas, é a imagem da sua marca que estará em evidência! E pode acreditar: agências conceituadas e compromissadas fazem isso naturalmente, sempre buscando excelentes resultados para seus clientes.

Aproveitando aquela conversa com os clientes da agência que você travou desde o início da sua busca, não custa nada verificar também o quão transparentes são os projetos desenvolvidos. Lembre-se: cliente e agência precisam caminhar juntos para alcançar os objetivos traçados.

Descubra se a agência é especializada em diversas áreas

Existem basicamente 2 tipos de agências de marketing digital: as que são especializadas apenas em um segmento e outras que atendem a inúmeras áreas dentro do marketing digital. O que pode ajudar a decidir por um tipo ou outro são os propósitos da sua empresa.

É claro que uma agência especializada exclusivamente em um segmento terá bastante domínio no ramo, podendo atender a suas expectativas em relação a determinada tarefa. Já uma agência full service pode usar estratégias muito mais detalhadas para seu empreendimento, individualizando investimentos para atingir em cheio seu nicho de mercado.

Além disso, definir estratégias diferentes é uma forma de compreender o que sua marca realmente necessita e, então, alinhar os serviços ao que pode gerar melhores resultados. Com uma agência que oferece apenas um serviço, você não tem como investir em muitos canais, o que, muitas vezes, pode se traduzir em dinheiro mal aproveitado.

As agências full service, por sua vez, oferecem tudo o que você pode precisar referente ao mundo digital, não tendo que contratar outras empresas para que cuidem de estratégias diferentes. Levando tudo isso em conta, analise suas opções!

Pense também na compatibilidade de valores

Os valores de qualquer empreendimento dizem muito sobre ele — principalmente sobre sua responsabilidade com os clientes. Diante disso, é fundamental que sua empresa e a agência contratada estejam alinhadas, almejando os mesmos resultados e que concordando em trabalhar juntas, com uma estratégia bem definida.

Você precisa sentir que a agência não quer somente ganhar dinheiro em cima do seu contrato, mas que quer ajudá-lo a sair à frente da concorrência, fazendo tudo o que estiver a seu alcance para oferecer o melhor marketing digital possível de acordo com suas necessidades!

Pronto para contratar uma agência de marketing digital que levará sua empresa a alcançar um lugar de destaque no mercado? Então coloque nossas dicas em prática! E se gostou deste conteúdo, trate de compartilhá-lo em suas redes sociais para passar o conhecimento para frente!