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Ferramentas gratuitas para marketing digital

  • Por Rayam Saraiva
  • 15 mai., 2018
Muitas empresas ainda acreditam no velho mito de que o investimento em marketing online envolve altos custos e, por isso, apenas organizações de maior porte poderiam fazer essa adesão. Mas a boa notícia é que isso não é verdade — muito pelo contrário. Há uma infinidade de ferramentas de marketing digital disponíveis... O post Ferramentas gratuitas para marketing digital apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Muitas empresas ainda acreditam no velho mito de que o investimento em marketing online envolve altos custos e, por isso, apenas organizações de maior porte poderiam fazer essa adesão. Mas a boa notícia é que isso não é verdade — muito pelo contrário. Há uma infinidade de ferramentas de  marketing digital  disponíveis no mercado, com as quais você pode começar a trabalhar sem prejudicar o orçamento.
Mas como dar os primeiros passos? E quais plataformas usar? Para te ajudar nisso, listamos 14 soluções de marketing digital para você testar suas estratégias e também encontrar aquela oportunidade da qual estava precisando para otimizar os resultados do seu negócio.
Quer saber qual é a finalidade dessas ferramentas e suas principais funcionalidades? Confira a seguir!

1. Google Analytics

Podemos dizer que o  Google Analytics  é uma das ferramentas mais usadas pelos especialistas em marketing digital. Ela tem vários recursos que te ajudam a monitorar a performance do seu site, como:
  • quantidade de visitantes;
  • dados demográficos;
  • origem do tráfego (redes sociais, e-mail marketing, Google);
  • páginas mais acessadas;
  • comparação entre períodos.
Além dessas, há diversas outras métricas específicas e relevantes para rastrear o tráfego do seu site. O Google Analytics permite que você tome suas decisões de maneira mais acertada e segura, pois ele fornece vários relatórios, gráficos e outros recursos que vão auxiliá-lo a ter insights mais amplos sobre o andamento das suas estratégias de marketing.

2. Google Analytics URL Builder

Com o  Google Analytics URL Builder , é possível criar links personalizados e únicos para suas campanhas de marketing digital. Dessa forma, você conseguirá mensurar e acompanhar todos os seus esforços com e-mail marketing e redes sociais, por exemplo, por meio de alguns relatórios do Google Analytics.
Outra faceta interessante do Google Analytics URL Builder é que ele tem uma extensão para o navegador Chrome, que pode ser rapidamente habilitada para ajudá-lo nas suas estratégias.

3. Google Search Console

Um sistema muito utilizado em conjunto com o Analytics é o  Google Search Console. O objetivo desse recurso é fornecer uma série de ferramentas para acompanhar a situação do seu site ou blog junto ao mecanismo de busca do Google.
Entre os recursos disponíveis, é possível ver se o Google já conhece todas as suas páginas e pode mostrá-las nos resultados de busca, se existe algum link que os usuários tentam acessar, mas não conseguem, e consultar as métricas do Search Analytics — uma ferramenta que mostra o seu desempenho em termos de posicionamento, cliques e impressões para determinadas palavras-chave nos resultados do Google.

4. Google Trends

Google Trends  é utilizado para pesquisa de palavras-chave. Ele fornece gráficos que mostram a evolução do número de buscas por determinadas expressões no decorrer do tempo — as palavras-chave em ascensão.
Com essa ferramenta, você pode obter informações sobre buscas de palavras-chave em qualquer categoria de negócio, ficar sabendo em quais países determinada busca está sendo mais significativa e ainda conhecer qual foi o meio utilizado para realização das pesquisas — tais como o YouTube, Google Shopping e Google Imagens.

5. Google Alerts

Google Alerts  (Google Alerta) também é uma excelente ferramenta gratuita. Ele ajuda a descobrir, por exemplo, quais são as redes sociais que estão gerando mais tráfego para seu site. O sistema também envia notificações para seu e-mail toda vez que sua marca ou palavra-chave relacionada for mencionada na internet.
Essa ferramenta permite que você esteja sempre atualizado sobre o que está acontecendo em seu nicho, acompanhar a indexação do seu conteúdo e ainda monitorar o que seus concorrentes estão fazendo para atrair mais leads.

6. Keyword Tool

Quer ter uma noção sobre termos mais procurados nos buscadores que tenham relação com o seu negócio? Está em busca de ideias de palavras-chave para seus novos conteúdos? O  Keyword Tool  é uma das melhores alternativas nesse sentido.
Com ele, basta digitar uma palavra-chave, selecionar o país e o idioma do seu mercado que o sistema retorna uma lista com diversos termos relacionados. Você pode pesquisar pelos termos procurados no Google, YouTube, Bing e outros.
Esses recursos são grátis, mas a versão profissional do Keyword Tool oferece mais informações relacionadas a cada uma das palavras-chave sugeridas, como o volume de buscas, o custo por clique que os anunciantes pagam com publicidade por  links patrocinados  e o nível de competitividade daquela keyword.

7. SpyFu

Se sua maior preocupação é saber quais palavras-chave seus concorrentes estão usando, então, com o  SpyFu , você pode ficar tranquilo. Essa solução de marketing digital vai te ajudar a descobrir quais são os termos que estão gerando mais tráfego para eles.
Você pode sondar as palavras-chave mais lucrativas para os seus competidores e criar seus conteúdos a partir delas. Assim, será capaz de concorrer de igual para igual pela atenção do seu público-alvo.

8. Social Mention

Monitorar sua presença nas mídias sociais  sem uma ferramenta específica pode ser um desafio. Mas a  Social Mention  é um exemplo de site gratuito que fornece vários recursos para automatizar esse processo. Com essa ferramenta, você pode analisar métricas importantes para saber como sua marca está sendo vista no mercado e o que as pessoas estão falando sobre ela — tudo em tempo real.
As principais métricas analisadas pelo Social Mention são:
  • força (strength);
  • sentimento (sentiment);
  • paixão (passion);
  • alcance (reach).

9. BuzzSumo

A função do  BuzzSumo  é monitorar as páginas ou assuntos que mais geram compartilhamentos nas redes sociais. É possível inserir a URL do seu site ou o endereço do concorrente para visualizar os conteúdos com maior engajamento nas redes. Também há a opção de pesquisar por um determinado termo e ver quais sites mais receberam shares dentro daquele assunto.
É uma ótima maneira de encontrar temas para posts, e-books, landing pages e outros materiais digitais, já que conseguimos ver o quão grande é o sucesso de certos conteúdos nas mídias sociais.
Vale lembrar que o BuzzSumo tem planos pagos, com funcionalidades ainda mais interessantes, como ver os usuários que compartilharam os seus links e descobrir sites que estejam apontando para as suas páginas.

10. Mixpanel

Essa é uma ferramenta com funcionalidades muito parecidas com as do Google Analytics. Porém, o  Mixpanel  é considerado bem mais avançado. Uma de suas funcionalidades consiste em  métricas precisas , que permitem um maior monitoramento dos consumidores. Elas medem as ações realizadas pelos visitantes do site e buscam criar funis para aumentar a conversão de leads.
A diferença entre o Mixpanel e as outras plataformas similares é que ele busca monitorar os usuários, levando em consideração suas ações dentro do site, e não apenas as visualizações.
O monitoramento mais refinado realizado pelo Mixpanel permite maior margem de acerto na hora de definir as preferências e gostos do seu público-alvo, ajudando, assim, na realização de campanhas mais bem-sucedidas.

11. Hotjar

A finalidade do  Hotjar  é entender melhor o comportamento dos visitantes no seu site ou blog, de modo a encontrar maneiras de otimizar a experiência do usuário. Entre as principais aplicações dessa ferramenta, podemos citar:
  • mapas de calor para visualizar as áreas do seu site em que as pessoas mais clicam;
  • gravação com os movimentos do mouse e rolagem de tela dos usuários;
  • análise da interação dos visitantes com os formulários do site (quais campos eles mais deixam em branco, se muitos usuários abandonam o preenchimento, quanto tempo levam em média para completar todos os campos etc.).
A opção grátis tem relatórios limitados, coleta dados de até 2 mil visualizações de página por dia e permite a consulta apenas de informações dos últimos 3 meses. Ainda assim, é um meio bastante eficaz de compreender o que motiva certas ações dos usuários e aprimorar o site com base nesses fatos — e não em suposições.

12. MailChimp

Embora tenha sua versão paga, o  MailChimp  também tem alguns recursos gratuitos que são bastante úteis: um deles é o disparo de e-mail marketing. Essa versão permite que você envie uma média de 12 mil e-mails por mês para até 2 mil contatos diferentes.
A plataforma foi construída com uma interface bastante intuitiva, de forma a facilitar a usabilidade por parte do usuário. Vale a pena testar!

13. Cyfe

Você precisa monitorar vários sites em plataformas diferentes? Então, não pode deixar de conhecer o  Cyfe. Ele é capaz de gerenciar e integrar todos os seus sites em um só local.
Essa ferramenta permite maior organização e foco no que está acontecendo em cada site, evitando, assim, vários problemas que acabariam passando despercebidos caso não houvesse esse controle centralizado.

14. Gerador de Títulos

Para finalizarmos nosso post, não poderíamos deixar de fora esta ótima dica. Sabe quando você precisa produzir conteúdo e está sem ideias? Feito em conjunto pela Rock Content e Resultados Digitais, o  Gerador de Títulos  é o site ideal para quando você está sem inspiração para escrever para seu blog.
A ferramenta é bastante simples, mas muito eficiente. Você deve inserir pelo menos três termos de pesquisa de seu interesse que logo o programa gera 7 títulos diferentes para você avaliar. Fácil assim! Afinal, nem tudo que é complicado significa que é bom, não é mesmo?
E aí? Pronto para começar a utilizar essas ferramentas de marketing digital e alavancar as suas estratégias? Então, permita que seus amigos e colegas também as conheçam e aproveitem os ótimos recursos que elas proporcionam. Compartilhe o post nas suas redes sociais.
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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