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10 métricas de marketing de conteúdo importantes que você deveria estar monitorando

  • Por Strix
  • 11 ago., 2016
Conheça agora as ferramentas e plug-ins que já deveriam estar na sua lista de preferidos há muito tempo! O post 10 métricas de marketing de conteúdo importantes que você deveria estar monitorando apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Em 2015, 88% dos profissionais de marketing investiram em marketing de conteúdo – 2% a mais do que no último ano – e, entre os profissionais que não investiram, 76% planejavam produzir conteúdo. O interessante é que o crescimento aconteceu apesar de que 65% desses profissionais não tivessem muita certeza sobre qual conteúdo era ou não efetivo.
Na verdade, um dos maiores desafios para os profissionais de marketing que trabalham com B2B e apostam em marketing de conteúdo é mensurar ROI e a eficácia dos seus esforços.
Poder mensurar o sucesso do conteúdo deveria ser a prioridade de qualquer profissional de marketing, mas fazer isso não é tão simples quanto parece. Há várias métricas que podem dar uma noção do que acontece, mas nenhuma oferece todas as respostas.
Dito isso, há algumas métricas-chave que você deveria prestar atenção para ter uma visão geral sobre performance.

1) Compartilhamento em redes sociais

O número de compartilhamentos nas redes sociais é uma métrica e deve ser acompanhada sempre que um conteúdo for postado. Isso é um forte indicador de audiência e deve fazer parte da sua estratégia de marketing.
As redes sociais podem ter grande peso na promoção da marca, então você deve usar seu melhor conteúdo para estabelecer benchmarks – que é o processo de comparação de produtos, serviços e práticas para analisar as estratégias da empresa a fim de buscar novas ideias.
Existem por aí várias ferramentas e plug-ins para impulsionar o compartilhamento social, mas não há muitas que facilitam a mensuração dessas ações.
Em 2015, o Twitter anunciou que removeria a mensuração de engajamento dos botões de compartilhamento , por exemplo. Então, para ter uma visão completa dos compartilhamentos sociais você pode utilizar ferramentas como o Scup , que localiza e compila essas dados para você.

2) Tempo de engajamento (que é diferente do Tempo na Página)

Uma boa métrica para mensurar o sucesso e eficácia do seu conteúdo é a quantidade de tempo que o seu conteúdo vai conseguir a atenção da audiência. Você pode ter uma ideia geral disso usando o Google Analytics consultando a métrica “tempo de página”.
Se você não está acompanhando o engajamento no seu conteúdo, não se preocupe você faz parte da maioria: menos de 30% dos profissionais de fato monitoram esses dados. Muita gente mudaria de ideia se soubesse que quando o seu conteúdo ganha o público nos primeiros 3 minutos, o usuário está duas vezes mais propenso a voltar no seu site.
Mas como saber se o seu conteúdo está atraindo atenção do público se você não está monitorando o comportamento do usuário?
O único problema com “tempo de página” do Analytics é que ele não mensura o engajamento. Ou seja, se o usuário abriu a sua página, foi distraído por uma ligação e não leu o seu post, não houve engajamento, mas os números vão impactar na sua análise.
Você pode encontrar códigos Java que ajudam a rastrear o tempo de permanência do usuário em uma página do seu site ou utilizar ferramentas como Riveted , que podem ajudar com a mensuração de engajamento do conteúdo monitorando rolagem de tela, cliques e uso do teclado, por exemplo.

3) Acompanhamento de lead

Você deve acompanhar as métricas para cada estágio do seu funil de vendas, especialmente onde os leads qualificados estão. Os leads são a engrenagem do seu negócio e basicamente a razão pela qual você produz conteúdo. Acompanhe o número de leads gerados por usuários que preenchem formulários, assinam newsletters, e-mails marketing e etc.
Você também pode monitorar quantos leads fecharam uma venda. Isso é o que abastece o CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) que permite que você veja qual dos seus leads são o público-alvo de um material específico.
Desta forma você pode acompanhar os leads desde a hora que eles convertem até o momento em que eles fecham a compra, sempre de olho nos conteúdos que ele consumiu durante todo o caminho.

4) Taxa de Cliques do CTA (Call-To-Action)

Esteja certo de que o conteúdo esteja no local correto (lembre-se: topo de funil para oferta de conteúdo e meio de funil para construção de relacionamento) e que seus CTAs estejam no estágio do funil apropriado.

5) Engajamento direto com o post

Às vezes é preciso sair um pouco das métricas de desempenho e olhar para o engajamento direto do público para ver o que os leitores estão achando do seu conteúdo. O ideal é que todo conteúdo produzido seja a porta de entrada para um crescente número de leads e novas oportunidades, por isso compare os comentários e engajamento do conteúdo com o dos seus concorrentes.
Métricas qualitativas podem te ajudar a entender o que sua audiência gosta, não gosta e que tipo de conteúdo gera discussões.

6) Tráfego de conteúdo

Pode ser frustrante quando você produz um conteúdo de qualidade e não existe público no funil de compra para lê-lo. Mensure os visitantes únicos no seu site e fique sempre de olho nessa métrica, desta forma você pode determinar se as suas estratégias estão funcionando ou não e também como cada conteúdo influencia na estratégia de atração do público.
Lembre-se que o número de visitantes únicos é uma métrica de vaidade. Tráfego desconhecido não é nem de longe tão importante quanto o que a sua audiência faz quando ela acessa seu site. Em posts, observe o engajamento e as taxas de rejeição.

7) Métricas de retenção

Métricas de retenção mostram quanta atenção da sua audiência você está atraindo. Isso pode ser visto na porcentagem de visitantes que retornam ao seu site e aos seus conteúdos. Você também pode monitorar a frequência de retornos: isso te dá uma ideia do relacionamento que você está desenvolvendo com o público, como a audiência enxerga sua marca e conteúdo e como eles confiam nas suas fontes e autoridade no assunto.
De acordo com uma pesquisa da Vulture.com , usuários que visitam o mesmo site 5 vezes em um único mês estão mais propensos a desenvolver um padrão de visitas a sites. Um estudo de caso envolvendo a Virgin Mobile reforça essa afirmação. Segundo ele, os consumidores que tiveram acesso ao marketing de conteúdo da Virgin entre 5 e 9 vezes estiveram 278% mais propensos a consumir produtos marca.

8) Links de Referência e Inbound Links

Monitorar links de referência e fontes não é caso de vida ou morte quando você está monitorando suas campanhas. Nem todos os seus conteúdos vão ter muitas ligações externas, mas quando elas existem pode revelar oportunidades que até então você desconhecia.
Ficar de olho nessas referências possibilita abrir caminhos para uma parceria no blog, curadoria de conteúdos e, claro, gerar networking e oportunidades para a marca.
Um grande aumento dos links inbound é uma boa notícia. Significa que aquele material vai viralizar entre a sua audiência. Preste bastante atenção nos tópicos que recebem maiores destaques.

9) Custo das métricas

Eu sei que é complicado, mas você deveria sempre calcular o seu ROI (Retorno Sobre Investimento, em português) nas ações de marketing de conteúdo. Leve em conta o custo de produção e distribuição de tudo e sabia o valor de cada lead convertido. Então você pode saber o lucro/valor de cada ação até que a venda seja efetuada.

10) Tempo de Rampeamento (Ramp up) e Longevidade

Observar o tempo de rampeamento é importante porque é bem fácil assumir erroneamente que o conteúdo não está performando de maneira esperada se ele não estiver gerando tráfego ou leads como esperado, mas nem sempre o problema é este. Por outro lado, também é bem comum insistir em um conteúdo ultrapassado.
O HubSpot, por exemplo, analisou o seu antigo conteúdo e concluiu que o tempo de rampeamento poderia levar alguns meses.
Da mesma forma, dados do Bitly, ferramenta de encurtamento de URL , concluiu que um link encurtado “vive” por algumas horas. Ou seja, essencialmente links criados por este serviço terão 50% dos cliques em suas primeiras 3 horas de vida.
Preste atenção na longevidade do seu conteúdo e também no tempo de rampeamento (ramp up) necessário para que ele comece a decolar. Isso permitirá que você se preveja a necessidade de otimizar ou dar aquela repaginada no seu conteúdo antes que ele possa ser ignorado.
Quais outras métricas você usa para mensurar performance em suas campanhas de marketing de conteúdo? Compartilhe as suas estratégias nos comentários!
Leia o texto original clicando aqui.
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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