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7 práticas para mensurar resultados do Marketing Digital

  • Por Strix
  • 26 jul., 2017
Descubra agora quais são as melhores métricas para mensurar os resultados das campanhas digitais e impressionar o cliente. O post 7 práticas para mensurar resultados do Marketing Digital apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Vamos começar o post de hoje falando logo a verdade? Aposto que você deve ter lido o título e pensado: lá vem essa história de mensurar resultados do Marketing Digital de novo!
Calma! Vamos explicar por que acabamos insistindo tanto nesse assunto. Aposto que temos algo de novo que você ainda não deve ter visto por aí, afinal o Marketing Digital apresenta, a cada dia, uma novidade ao mercado.
Além do mais, se você é daqueles focados no trabalho, que está sempre em busca de novos recursos para apresentar melhores resultados à sua empresa, então, meu amigo, aposto que este não vai ser mais um mero artigo. Quer apostar?

Por que saber mensurar resultados do Marketing Digital é importante?

Muitos ainda insistem em dizer que é bobagem investir em marketing, principalmente no digital. Essas pessoas continuam pensado que se trata de um gasto desnecessário e muito alto. Mas como uma empresa pode aumentar sua base de clientes, maximizando seus resultados e sua receita, se não cuidar do marketing (incluindo o digital)?
Talvez seja por aquela antiga dúvida que tanto corrói os donos de empreendimentos: será que esse negócio dá resultado mesmo? É claro que dá!
O problema é que muitos começam no mercado digital de forma amadora e sem os conhecimentos necessários para levar uma boa campanha em frente. Mas as métricas estão aí para mensurar os resultados de suas ações e, depois, ajudar a avaliar o que deve (ou não) ser melhorado.
O marketing digital não é uma ciência exata que sempre apresenta um resultado “X”. Ele é um processo fluido, que sofre constantes mudanças e, portanto, precisa ser cuidado diariamente, para que se possa perceber os resultados chegando aos poucos — e as métricas podem auxiliar nisso.
Em resumo, não há como melhorar a performance de uma campanha de marketing se não tivermos parâmetros para a acompanharmos. Por isso, as métricas são necessária s.

Quais são as melhores métricas?

O Marketing Digital possui diversas métricas para medir o sucesso de suas campanhas, mas é preciso monitorar as que são, realmente, relevantes para o negócio. Por isso, elegemos 7 indicadores que podem impactar bastante a sua geração de receita e influenciar algumas mudanças em estratégias futuras.
As métricas estão divididas em 3 grupos, assim fica mais fácil entender em quais casos é possível utilizar cada uma nas campanhas de marketing digital. Vamos a elas?

Geração de tráfego

As métricas de geração de tráfego são muito importantes para avaliar a otimização de suas estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Vejamos algumas:

1. Click Through Rate (CTR)

Essa métrica serve para descobrir o número de cliques que seus anúncios receberam, ou seja, ela mede quantas pessoas realmente visualizaram e clicaram em seus banners, links etc. Trat
a-se de uma peça fundamental para analisar o desempenho de suas palavras-chave e demonstrar a qualidade das campanhas.
Quanto maiores forem suas taxas de CTR, melhor. Isso demonstra que você pode reduzir custos com Pay Per Click e, ainda, conseguir alcançar um bom posicionamento no Google, por exemplo.
O cálculo dessa métrica é feito dividindo-se a quantidade de cliques em um determinado anúncio pelo seu número de impressões. Depois, você multiplica esse valor por 100, para encontrar a porcentagem correspondente.
Suponhamos que seu
anúncio teve 1.000 visualizações, por exemplo, mas somente 4 cliques. Logo, sua CTR será de 0,4%.

2. Custo por clique (CPC)

O Custo por Clique ou Cost Per Click (CPC), como é conhecido em inglês, se refere ao valor que você paga por cada clique que seu anúncio recebe. É você quem define quanto quer e pode pagar pelos anúncios PPC (Pay Per Click). Geralmente, o Google AdWords é a plataforma mais utilizada para realizar esse tipo de campanha.

Conversão

Conseguir converter mais leads qualificados para o negócio é um dos principais objetivos de uma campanha de marketing digital, e há algumas métricas que são específicas para analisar seus esforços nesse sentido. Podemos destacar as seguintes para
fornecer insights precisos sobre a qualidade de suas conversões:

3. Conversion Rate (CVR)

Esta é uma métrica valiosíssima para mensurar quantos visitantes são, realmente, convertidos em leads (ou mesmo em clientes efetivos para o seu negócio). O interessante é que ela é bastante tangível e valiosa para definir o sucesso de suas campanhas de marketing digital, pois reúne e analisa vários dados sobre seus visitantes, além de monitorar constantemente as taxas de conversão.

4. Custo por Lead (CPL)

O sucesso de uma campanha depende não só da qualidade e da quantidade de tráfego gerado para o seu site, mas também do quanto se gasta para converter leads (potenciais clientes). E o CPL indica se o custo para conversão de um novo cliente está valendo a pena, além de servir para redefinir as estratégias de atração no funil de vendas.
A métrica é utilizada para verificar se os leads foram convertidos por meio de newsletter, e-mail marketing ou outro tipo de ação. Dessa forma, sua empresa pode acompanhar quais foram os caminhos mais eficientes para atrair os usuários até seu site.

5. Bounce Rate (taxa de rejeição)

Muitas vezes, os usuários entram em seu site e saem logo em seguida. Essa rejeição em relação ao seu conteúdo deve ser monitorada, sendo que certas providências precisam ser tomadas para que seja possível mantê-los por mais tempo em suas páginas.
Conhecer e entender as taxas de rejeição são fundamentais para a obtenção de dados capazes de otimizar o seu funil de vendas — principalmente o topo —, melhorando também a taxa de retenção em seu site.

Receita

6. Retorno sobre Investimento (ROI)

O ROI, ou Return on Investment, é uma das métricas mais importantes para que a empresa saiba se o investimento feito em campanhas está trazendo o retorno esperado. Seu cálculo permite que você saiba como e onde aplicar melhor o seu orçamento.

7. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC é uma métrica fundamental para que a companhia saiba quanto cada cliente custa. Quando se nota um valor muito alto, é hora de buscar novas estratégias para manter esse cliente por mais tempo e com um custo mais baixo.
Mensurar resultados do Marketing Digital exigirá tempo e disposição. Mas, no final, você perceberá que essa é uma das melhores alternativas para não sair por aí dando tiro no escuro, com campanhas mal elaboradas e sem a consistência necessária para destacar sua marca no mercado.
E então? Está convencido do valor que as métricas têm para o sucesso do seu negócio? Se quiser saber mais sobre esse e outros assuntos, é só assinar nossa newsletter!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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