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8 dicas para vender mais em tempos de crise

  • Por Strix
  • 31 ago., 2017
Vender na crise é possível quando você adota a postura correta. Quer saber mais? Confira nossas dicas! O post 8 dicas para vender mais em tempos de crise apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Só de mencionarmos a palavra “crise”, conseguimos causar péssimas sensações nas pessoas ao nosso redor. No entanto, ainda é possível encontrar aqueles que são indiferentes ou estão em seus melhores momentos. Por incrível que pareça (ou não), vender mais na crise é viável, quando adotamos certas atitudes.
É claro que, na maioria das vezes, você terá que criar um diferencial para se destacar no mercado. Essa é uma característica dos períodos de crise: você é instigado a sair do lugar-comum para começar a inovar.
Fora a inovação, que depende exclusivamente de você, existem algumas práticas que são fundamentais para otimizar o processo de vendas.
Ao contrário do que muitos pensam, não basta um bom vendedor para resolver a situação. A base deve estar firme para que você possa construir o melhor cenário.
Quer conhecer nossas dicas para vender mais na crise? Continue lendo e confira!

1. Concentre-se na excelência do atendimento

Infelizmente, muitos empreendedores erram nesse quesito por trabalharem apenas o atendimento presencial no estabelecimento. Qualquer empresa que deseja se destacar precisa atentar-se, também, aos outros meios de comunicação, como:
  • telefone;
  • e-mail;
  • redes sociais;
  • chat on-line (caso possua), entre outros.

2. Mantenha-se motivado

Além de acreditar no seu potencial, você deve, ainda, acreditar no produto e na empresa em que trabalha. É preciso vestir a camisa e ser proativo, sem titubear.
Garanta que toda a equipe também esteja motivada para o negócio decolar. Isso você consegue por meio de reuniões empolgantes, premiações, palestras, entre outras ações. Faça de tudo para construir um ambiente agradável, onde todos se sintam bem para trabalhar.

3. Construa parcerias

Vamos supor que você trabalha com desenvolvimento de softwares e, frequentemente, recebe pedidos dos clientes para elaborar sites. No entanto, você não vê vantagens em implementar esse serviço ou não é o seu foco. Nesse caso, o ideal é procurar uma empresa desse setor e propor uma parceria.
Em vez expandir seu negócio e oferecer dezenas de serviços, é mais econômico e rápido investir nesse tipo de parceria. No final das contas, ambos saem ganhando.

4. Foque na experiência do consumidor

Para quem tem uma loja virtual , a lógica é a mesma. O site deve ser otimizado para não afastar os possíveis clientes. Se o visitante acessar a sua página e se deparar com inúmeros elementos desorganizados, tornando a navegação confusa, provavelmente fechará a janela na mesma hora.

5. Busque alternativas de divulgação

A boa notícia é que você pode continuar com suas campanhas de marketing gastando menos. O marketing digital permite que você crie suas ações de acordo com a verba disponível. Adotando a estratégia correta, é possível atingir um público grande e segmentado.
A publicidade offline também não precisa ser descartada, pois há formas de anunciar gastando menos. O marketing de guerrilha é um exemplo. Nessa modalidade, as marcas criam ações inusitadas que geram publicidade espontânea. Com pouco dinheiro e muita criatividade, elas conseguem ficar entre os assuntos mais falados nas redes sociais e nas ruas.

6. Consiga feedbacks

O ideal é que, em vez de perguntar apenas se o cliente está satisfeito, você disponibilize um meio para ele dar sugestões sobre o que pode ser melhorado. Desse modo, você sabe exatamente o que está faltando, e novas ideias começam a surgir.
Não é todo mundo que tem a disposição de responder questionários. Nesse caso, você pode treinar seus vendedores para obter essas respostas no momento da compra.

7. Crie programas de fidelidade

Quando você cria um programa que dá benefícios gradualmente, está incentivando a pessoa a voltar mais vezes. Afinal, por que o cliente procuraria outro estabelecimento se está acumulando pontos com você?
Além dos programas de fidelidade, é importante manter um relacionamento por meio dos canais digitais, como as redes sociais e e-mail.

8. Ofereça um novo serviço e/ou produto, se possível

Imagine, por exemplo, um restaurante italiano badalado. Em períodos de recessão, um dos principais cortes de gastos é deixar de jantar fora de casa. Para driblar essa situação, o proprietário decide incluir um serviço de delivery de pizzas. Ou seja, ele investiu um pouco mais na crise para aumentar suas vendas.
Portanto, podemos dizer que é possível, sim, vender mais na crise. Com algumas pequenas mudanças, mas que fazem muita diferença para o consumidor, pode-se sentir um impacto no faturamento.
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Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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