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8 termos do Marketing Digital que você deve conhecer

  • Por Strix
  • 18 jul., 2017
Sabe aquelas expressões do Marketing Digital que todo mundo usa, mas você não faz a menor ideia do que seja? Nós vamos te ajudar com isso! O post 8 termos do Marketing Digital que você deve conhecer apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Você já encontrou siglas e expressões específicas enquanto se informava sobre as estratégias de marketing online ? CTA, inbound e funil de vendas são apenas alguns dos termos do Marketing Digital que os profissionais dessa área usam com frequência para se referirem às campanhas desse gênero.
Pensando nisso, separamos 8 termos básicos que você deve saber para entender melhor como funciona o universo do Marketing Digital. Acompanhe!

1. Segmentação

Ela está disponível principalmente em plataformas de anúncios pagos, como o Google AdWords e o Facebook Ads e em sistemas de e-mail marketing.
Essa prática é importante para otimizar os resultados das ações de marketing, já que, assim, as suas campanhas de marketing digital serão direcionadas para pessoas que realmente têm chances de se tornarem clientes.

2. SEO (Search Engine Optimization)

Isso é feito por meio de práticas que vão desde aspectos técnicos dentro das páginas, como título, descrição, imagens e uso de palavras-chave até estratégias para conseguir links que apontem de outros sites para o site do negócio.

3. Inbound Marketing

A ideia do inbound marketing é baseada em conseguir clientes por meio de conteúdo relevante e estratégias como SEO.
No marketing tradicional, geralmente, as ações são fundamentadas na interrupção e estão focadas em ir até o cliente. A propaganda de TV que passa durante o jornal é uma interrupção, por exemplo. Por outro lado, no inbound marketing o objetivo é atrair o cliente, de forma que ele venha até a empresa.
Por contar com práticas centradas no cliente, o inbound marketing também tem como princípio o bom relacionamento com a audiência. Esse relacionamento deixa o público mais confiante em relação à marca e, consequentemente, o torna mais propenso a se encaminhar para o momento de compra.

4. Lead

Suponha que você crie uma página no site da sua empresa para o pré-lançamento de um produto. Lá, você pede que os interessados preencham um formulário com nome e e-mail para serem informados assim que o produto estiver disponível.
Essa é uma estratégia de captação de leads , já que deixar o endereço eletrônico é uma demonstração clara de interesse no produto.

5. Conversão

Também podemos dizer que ocorre uma conversão quando um usuário clica em um anúncio veiculado no Facebook ou quando alguém finaliza uma compra dentro de uma loja virtual.
O termo “taxa de conversão” também é muito utilizado em ações de marketing digital e representa a porcentagem de conversões que uma campanha foi capaz de gerar.
Ainda no exemplo de anúncios no Facebook, suponha que 1000 usuários tenham visto a propaganda e que 200 deles tenham clicado. Nesse caso, a taxa de conversão seria: (150 / 1000) X 100 = 15%.

6. CTA (Call-to-Action)

Como a intenção é chamar a atenção do usuário para que ele realize a ação, o CTA costuma contar com verbos no imperativo (Saiba, Assine, Veja, Clique etc.) e elementos visuais como setas para direcionar o olhar e cores de botões que contrastam com o fundo.

7. Funil de vendas

Em geral, dividimos o funil em três estágios:
  1. ToFu ( Top of the Funnel ): o topo de funil, também conhecido como fase de Atração, é quando o potencial cliente começa a se informar sobre temas relacionados ao mercado da sua empresa. Essas informações podem vir na forma de conteúdos fornecidos pela própria empresa, como posts em blog, infográficos, vídeos etc.
  2. MoFu ( Middle of the Funnel ): no meio de funil, ou fase de Consideração, o visitante já tem um conhecimento maior, e por isso exige materiais mais completos, como e-books. Nessa fase, o relacionamento com o potencial cliente é fortalecido, de forma que ele se converta em um lead.
  3. BoFu ( Bottom of the Funnel ): no fundo de funil, ou etapa da Decisão, o lead já tem informações suficientes para fazer a sua decisão de compra.
O funil tem o formato de pirâmide invertida, já que há mais pessoas nas etapas iniciais e uma proporção menor delas que de fato chega ao fundo do funil.

8. Persona

A partir do momento que você tem uma persona definida, é possível criar conteúdos mais pertinentes para o público que você deseja alcançar. Isso é ótimo tanto para o produtor de conteúdo — que sabe exatamente qual linguagem e tom usar —, quanto para os leitores — que entrarão em contato com um material que realmente faz diferença para eles.
E então, o que achou do nosso post? Conseguiu entender melhor o significado desses termos do marketing digital? Já está confiante para colocar em prática as estratégias de marketing online em vez de focar apenas no tradicional? Conte para a gente as suas impressões. Deixe o seu comentário!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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