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Briefing digital: por que você precisa pensar nisso?

  • Por Rayam Saraiva
  • 24 jul., 2018
Você sabe a importância do briefing digital? Não? Pois bem, então, vamos imaginar a seguinte situação: você está na rua, seu carro quebrou e acabou a bateria do seu celular — sabemos, é muito azar para uma pessoa só! Mas acompanhe esse exemplo conosco: você precisa avisar urgentemente alguém da... O post Briefing digital: por que você precisa pensar nisso? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Você sabe a importância do briefing digital? Não? Pois bem, então, vamos imaginar a seguinte situação: você está na rua, seu carro quebrou e acabou a bateria do seu celular — sabemos, é muito azar para uma pessoa só! Mas acompanhe esse exemplo conosco: você precisa avisar urgentemente alguém da sua família sobre o problema. De repente vê o seu vizinho — que é bastante desatento — passando e não tem dúvidas: pede para ele dar o recado para alguém na sua casa.
Você espera uma, duas horas e nada do socorro chegar. Enfim, consegue um celular emprestado e fala com a sua mãe, que tinha certeza de que você estava no mecânico. Bom, é isso que acontece quando você pede socorro para alguém que não entende as suas reais necessidades — nesse caso, o vizinho que não estava muito interessado no seu problema e, mesmo assim, disse que ajudaria.
Transpondo essa história para o dia a dia de uma agência de publicidade, quando o briefing é feito por um profissional não qualificado ou desatento, há boas chances de se tornar uma campanha irrelevante. Pensando nisso, criamos este guia sobre a importância do briefing digital para o sucesso da sua estratégia de marketing. Ficou interessado? Então, continue lendo!

Afinal, o que é briefing?

Antes de mais nada, vale a pena fazer uma breve retomada desse termo em inglês. Basicamente, trata-se de uma série de orientações sobre determinado trabalho, no nosso caso, para uma campanha de marketing. Em geral, o briefing é consolidado em um documento que pode variar de uma única lauda até um conjunto mais extenso de instruções.
O objetivo desse documento, portanto, é garantir que todas as partes envolvidas em um processo estejam alinhadas. Ou seja, todos recebem informações importantes, como o perfil do cliente e seus objetivos com determinada ação, e recebem parâmetros para que aqueles objetivos sejam alcançados.
O briefing é comum em diversos setores, mas sempre foi uma peça importante no marketing e publicidade. Ou seja, toda peça ou ação bem executada começou com a elaboração correta de instruções iniciais.
Acontece que estamos vivendo em um mundo marcado pela transformação digital o que, entre outras coisas, exige a atualização da forma sobre como pensamos e criamos um briefing para redes sociais, para uma campanha que se utiliza de  links patrocinados  ou outros meios essencialmente digitais.

Como acertar no briefing de campanhas digitais?

Você já sabe que o que é o briefing, por que ele é importante e que existe diferença entre o briefing tradicional — aquele que a grande maioria das agências estão acostumadas a produzir — e o briefing digital — aquele feito para redes sociais e demais campanhas digitais, que têm algumas especificidades que a grande maioria dos publicitários deixa passar.
Quem trabalha com marketing digital sabe que esse é um campo da publicidade que sofre constantes transformações. Todos os dias, somos bombardeados por milhões de novidades relacionadas a métricas, aplicativos, formatos, ferramentas etc. que deixam a gente doidinho, não é mesmo?
Por isso, trabalhar com  marketing digital  não apenas é gratificante em termos de resultado, como também é desafiador. E o primeiro desafio está em elaborar um documento que sirva de guia para os envolvidos na sua campanha.

Como deve ser elaborado o briefing para redes sociais?

O briefing digital para campanhas deve levar em consideração, principalmente, o  comportamento da marca  dentro das mídias digitais. Para tentar extrair o máximo de informações sobre o cliente, faça perguntas como:
  • como o seu cliente se comporta no meio digital?
  • qual é o relacionamento que ele tem com o público?
  • com quem conversa? Para quem ele fala?
  • qual é o tom ele usa em suas postagens? É divertido, formal?
  • tem site e/ou blog? Eles utilizam técnicas de SEO, ou seja, são otimizados para buscadores?
  • o site/blog do cliente tem boa usabilidade?
  • está inserido em quais redes sociais?
  • o público nas redes sociais é engajado? As interações costumam ser positivas?
  • é  influente no digita l ou está entrando nesse universo agora?
  • qual é o público-alvo? Trabalha com nichos?
  • qual o contexto da campanha? Uma ação especial ou lembrança de marca?
  • tem alguma informação relevante indispensável a respeito do produto/marca?
  • quais são os KPIs (as métricas-chave) da campanha (o que ele deseja avaliar)?
  • a empresa faz uso de e-mail marketing? Com qual frequência?
  • qual é a taxa de abertura dos e-mails marketing?
  • existe algum profissional responsável pelo marketing da empresa?
  • quais ferramentas de marketing digital a equipe domina?
  • tem um planejamento de conteúdo?
Esse movimento da comunicação nos últimos anos — a internet tornou-se a principal ferramenta de contato entre as pessoas — deu para o cliente o papel de estrela das campanhas de comunicação, enquanto a marca ocupa o lugar de mera coadjuvante.
Isso também agilizou a forma como respondemos às perguntas anteriores: afinal, não é preciso mais marcar reuniões presenciais para coletar informações sobre o cliente, tudo pode ser resolvido de forma remota, por intermédio de e-mails por exemplo.

Um pouco de teoria: no campo da Comunicação Social existe a Teoria Hipodérmica ou Teoria da Bala Mágica. Ela faz parte da primeira fase dos estudos sociais e afirma que a mensagem atinge os indivíduos ou a “massa” como uma bala, sem encontrar resistência ou avaliar as diferenças de comportamento entre as pessoas.

Na verdade, a teoria já é considerada obsoleta e podemos comprovar isso no nosso dia a dia: impactar o cliente com uma mensagem não é tão simples e exige estratégias sólidas de marketing.

E onde entra o atendimento nessa história?

O profissional de atendimento não é apenas a pessoa que vai listar os desejos do cliente para a próxima campanha. Ele é quem vai diagnosticar e relatar o problema e solução para ele. Assim como um médico, que relata uma doença para o colega de profissão, usando terminologias próprias, na publicidade, acontece o mesmo.
Um briefing digital deve ser preenchido com o mesmo cuidado e atendendo aos princípios básicos de uma campanha offline, com clareza na hora de especificar os objetivos, conhecimento do cliente e do mercado no qual o cliente atua.
No entanto, o uso de terminologias e conhecimento específico em marketing digital são imprescindíveis para um briefing digital de sucesso. Por um lado, isso exige uma boa integração entre atendimento e demais áreas, já que o vocabulário técnico utilizado deve ser do domínio de todos.
Por outro lado, é preciso levar em conta que o cliente não é um especialista em marketing! Se fosse, ele não estaria procurando ajuda de especialistas na área, certo? Por isso, é preciso traduzir os termos excessivamente técnicos para garantir o entendimento de todas as etapas do processo, começando, é claro, pelo briefing digital.
Quer melhorar o seu conhecimento sobre briefing para redes sociais e garantir um marketing de excelência para sua empresa? Então,  converse com nossos especialistas  e saiba como podemos ajudar a sua empresa a brilhar no marketing digital!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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