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Co-marketing: o que é e como usar a favor dos seus negócios?

  • Por Rayam Saraiva
  • 03 jul., 2018
A busca das marcas pela atenção de um número maior de pessoas nunca para. Então, é preciso ser criativo ao buscar formas eficientes de conquistar o público  —  tudo isso sem aumentar os custos de marketing. Apesar de ser um desafio e tanto, ainda existem estratégias excelentes que, para a surpresa de... O post Co-marketing: o que é e como usar a favor dos seus negócios? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
A busca das marcas pela atenção de um número maior de pessoas nunca para. Então, é preciso ser criativo ao buscar formas eficientes de conquistar o público  —  tudo isso sem aumentar os custos de marketing. Apesar de ser um desafio e tanto, ainda existem  estratégias  excelentes que, para a surpresa de muitos, funcionam de forma bastante simples e trazem grandes resultados.
O co-marketing é um exemplo disso. Já pensou na possibilidade de atrair um público maior, com um orçamento menor e ainda trabalhar menos para ter  resultados expressivos? Conheça agora essa estratégia e entenda o que ela pode fazer pela sua empresa!

A definição de co-marketing

Co-marketing é a união de duas empresas na criação de peças de marketing relevantes para um público compartilhado. No final, os resultados conquistados são compartilhados pelas empresas.
Na maioria das vezes, essas parcerias resultam na produção de  conteúdos  (em diversos formatos) que atendem ao interesse dos clientes e simpatizantes de ambas as empresas. Em outros casos, é possível também criar ferramentas úteis para eles.
Há quem confunda co-marketing e co-branding, mas existe uma diferença básica entre os dois. Enquanto o co-marketing envolve a produção de algum material em conjunto com o objetivo de atrair o mesmo tipo de público, o co-branding pode ser feito para atrair pessoas diferentes.
Um exemplo foi a parceria entre Donne Belle (marca de batom) e Dr. Pepper (marca de refrigerante), que fizeram um batom com o sabor do refrigerante. A ideia foi atrair públicos muito diferentes, mas chamar atenção para as forças de cada empresa.

Os benefícios de aplicar o co-marketing na sua empresa

Há muitos benefícios em investir na estratégia de co-marketing, especialmente se encontrar vários parceiros de qualidade para criar conteúdos e ferramentas relevantes. Veja quais são!

1. Alcance de público maior

Além da sua audiência de costume, o co-marketing coloca a sua marca à frente de um público diferente, que segue a empresa parceira. Assim, o seu conteúdo é posto diante de um grupo muito maior de pessoas com potencial de se tornar fãs e, principalmente, clientes.

2. Resultados atraentes

Não apenas pela quantidade maior de pessoas impactadas, mas também pela união de duas equipes de marketing em um conteúdo de extrema qualidade e relevância, o co-marketing é uma ótima maneira de conseguir resultados.
Por exemplo, se o objetivo for  gerar leads , o potencial de as metas estabelecidas serem batidas é muito maior por conta da combinação de esforços.

3. Investimento reduzido

Se há duas empresas envolvidas na criação do material ou ferramenta, isso quer dizer que os custos de produção, bem como o tempo gasto com o trabalho, também serão divididos.
Sendo assim, o investimento  —  tanto de tempo quanto de dinheiro  —  que você precisa fazer ao realizar uma estratégia de co-marketing é menor do que faria se estivesse executando a mesma ação sem a ajuda de um parceiro.

4. Credibilidade no mercado

O fato de produzir materiais relevantes para a sua audiência ajuda muito a conquistar credibilidade no mercado, como uma empresa que se preocupa em gerar valor de forma constante.
Mas, além disso, o fato de se unir a outra marca para realizar alguma ação em benefício do seu público indica um compromisso ainda maior, e abre as portas para novas parcerias.

Os formatos de co-marketing que podem ser aplicados

Listamos abaixo 4 peças de co-marketing que vale a pena realizar na sua empresa. Veja!

1. Criação de materiais ricos

A criação de materiais ricos, como e-books, webinars e outros formatos de conteúdo que aprofundam o conhecimento da persona sobre algum assunto de seu interesse é uma das principais formas de fazer co-marketing.

2. Produção de vídeos

A produção de vídeos em conjunto também é uma boa oportunidade de fazer co-marketing. Algumas opções são criar uma série de vídeos, uma transmissão ao vivo ou mesmo um evento 100% online em conjunto.
Como os vídeos estão entre os formatos de conteúdo favoritos do público, a iniciativa tem tudo para dar ótimos resultados por um bom tempo.

3. Ferramentas úteis

As pessoas constantemente procuram  ferramentas úteis  na internet, para realizar as mais variadas tarefas. Que tal pensar em algo que seja de ajuda prática e buscar um parceiro para executar a ideia?
Algumas ferramentas simples, mas que sempre fazem sucesso, são calendários, planilhas, templates prontos de documentos importantes, além de muitos recursos que você pode oferecer ao seu público  —  de preferência, gratuitamente.

Os exemplos de co-marketing que vale a pena imitar

Um ótimo exemplo de co-marketing bem-feito é o site  transformacaodigital.com , formado por várias empresas de tecnologia e  marketing digital  do Brasil, à parte dos seus blogs corporativos.
O tema do portal, a transformação digital, é um dos assuntos mais importantes do momento para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Portanto, de grande interesse para as personas dessas empresas.
Outro exemplo é a Sprout Social, que já se uniu a diversas empresas de sua área de atuação, como Buzzsumo e Bitly, para criar materiais de qualidade em conjunto.
Algumas das empresas que são referência no Brasil quando o assunto é co-marketing são Rock Content, Resultados Digitais, Meetime e Sambatech, cada uma realizando todos os tipos de conteúdo que citamos acima.
O fato de todas elas serem grandes defensoras do co-marketing e continuarem realizando parcerias do tipo mostra que a estratégia dá bons frutos.

As dicas para encontrar bons parceiros de co-marketing

Se já estão passando pela sua mente várias ideias interessantes, é hora de buscar um parceiro adequado para se juntar à empreitada. Ao buscar o parceiro ideal, você deve fazer o seguinte:
  1. Procure parceiros com uma proposta de marketing similar à sua : isso vai facilitar muito a parceria desde o início;
  2. Escolha empresas que conhece e admira : se juntar a empresas que já acompanha diminui riscos e preserva a imagem da sua marca;
  3. Evite concorrentes diretos : uma ação de co-marketing só atrapalharia as duas empresas;
  4. Pesquise marcas que já fazem co-marketing : elas estarão mais propensas (e preparadas) a aceitar sua proposta e fazer um bom trabalho.
O co-marketing é uma das estratégias mais interessantes que qualquer empresa pode usar para obter resultados com agilidade e baixo custo. Basta se planejar bem para encontrar parceiros de qualidade e trabalhar com dedicação nos projetos para alcançar um novo público disposto a conhecer melhor a sua marca.
Gostou dessas dicas práticas para implantar o co-marketing na sua empresa? Nos siga agora no  FacebookTwitter  ou  Instagram  para não perder mais nenhum conteúdo como este!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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