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Como fazer marketing digital para pequenas empresas?

  • Por Strix
  • 11 jan., 2018
Já vamos começar nosso post de hoje apontando uma das maiores vantagens do marketing digital para pequenas empresas: o baixo investimento necessário para dar andamento às ações. Na prática, ainda que as campanhas de marketing tradicional sejam bem-vindas, elas costumam exigir despesas mais altas, com as quais as organizações de... O post Como fazer marketing digital para pequenas empresas? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Já vamos começar nosso post de hoje apontando uma das maiores vantagens do marketing digital para pequenas empresas: o baixo investimento necessário para dar andamento às ações. Na prática, ainda que as campanhas de marketing tradicional sejam bem-vindas, elas costumam exigir despesas mais altas, com as quais as organizações de pequeno porte muitas vezes não conseguem arcar.
Pensando nesse cenário, resolvemos trazer aqui algumas dicas para você dar logo seus primeiros passos no marketing online. Preparado? Então vamos lá!

Comece pelo planejamento

Antes de sequer pensar em começar uma campanha de marketing digital, você precisa planejar suas ações para alcançar os resultados esperados. Sem contar que essa é uma prática importantíssima para documentar o contexto atual da empresa, levando em conta a situação do mercado e da concorrência, bem como o perfil dos consumidores e os diferenciais do negócio, por exemplo. Esse panorama servirá como base de comparação no futuro.
A ideia é que um bom plano ajude a evitar imprevistos, além de permitir que você avalie melhor o desempenho de suas campanhas, independentemente do objetivo por trás. Pode acreditar: essa estratégia tende a gerar resultados muito mais favoráveis que atividades colocadas em prática sem qualquer preparação, com cronograma e metas devidamente definidos.

Estabeleça um orçamento

Outro passo essencial para fazer marketing digital para pequenas empresas é estabelecer um orçamento para o investimento em marketing online. Afinal, um negócio desse porte não costuma ter muitos recursos disponíveis, não é mesmo? Especialmente nesse caso, portanto, um orçamento adequado às possibilidades da organização delimita tanto a complexidade das campanhas como sua duração.
Esse tipo de controle melhora ainda mais sua capacidade de planejamento, permitindo que você comece as iniciativas com mais segurança de que conseguirá sustentá-las até o final. Além disso, caso surja algum problema durante sua ação, tornando-se necessário mudar o direcionamento, o orçamento ajudará a dizer o quão longe você pode ir com as alterações.

Crie uma persona

O conceito de buyer persona é um dos mais importantes do marketing digital, fundamental em qualquer estratégia do gênero. Relembrando: a persona nada mais é que uma representação semifictícia do seu cliente ideal, com características fundamentadas em dados de mercado e no perfil da sua audiência.
Para você entender melhor, saiba: entre outras diversas possíveis características, uma persona tem nome, idade, trabalho, nível de escolaridade, objetivos, problemas e hábitos, além, é claro, de formas de se beneficiar dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa.
Com a persona montada, você consegue direcionar melhor suas ações de comunicação, já que elas serão orientadas de maneira humanizada e não de um jeito abrangente e impessoal demais — o que acontece quando pensamos no público-alvo. Dessa forma, fica mais fácil promover engajamento com uma audiência que apresenta chances reais de demonstrar interesse em fazer negócio com sua empresa.

Invista em conteúdo

Atualmente, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, consistindo basicamente na produção e na divulgação de materiais relevantes para seus clientes — e também clientes em potencial. Sua finalidade pode ser resumida da seguinte forma:
  • demonstrar experiência e autoridade nos assuntos do ramo de atuação da empresa;
  • entregar informações de valor para a audiência, sempre levando em consideração a persona;
  • gerar confiança para que os usuários se sintam à vontade em firmar negócios com você.
As ferramentas mais usadas para fazer marketing de conteúdo são os blogs, espaços em que é possível publicar textos com frequência para atrair leads e melhorar a credibilidade da marca. Aliado a isso, é possível incrementar sua estratégia disponibilizando materiais pertinentes, como e-books, vídeos, podcasts, infográficos e muito mais.

Esteja presente nas redes sociais

Qual é a melhor maneira de divulgar seus conteúdos ao mesmo tempo em que recebe feedbacks e se relaciona com os admiradores da sua marca? É isso mesmo: com as redes sociais ! Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn representam ótimas oportunidades para aproximar a empresa do público, mantendo-o atualizado sobre novidades tanto da própria companhia quanto do mercado em que ela atua.
Com exceção do Twitter, todas as redes citadas ali em cima oferecem ferramentas especiais para perfis comerciais, com informações valiosas para conhecer mais sobre sua audiência. Depois de criar uma página empresarial no Facebook, por exemplo, e conquistar uma quantidade razoável de seguidores, você terá acesso a informações riquíssimas — como porcentagem de homens e mulheres, faixa etária dos interessados e sua localidade.
Sem falar que esse tipo de mídia também pode servir como canal de atendimento ao cliente . É uma alternativa mais moderna, fácil e ágil de cuidar da satisfação do consumidor — isso se comparada aos serviços convencionais de assistência, como telefone, em que geralmente é preciso esperar na linha para ser atendido, e e-mail, em que se costuma levar pelo menos um dia para receber qualquer tipo de resposta.

Otimize seu site e blog

Outra estratégia com a qual você pode iniciar a trajetória da sua pequena empresa no marketing digital é a otimização do site e do blog para os mecanismos de busca. Estamos falando do famoso SEO (Search Engine Optimization). Basicamente, são técnicas que envolvem a qualidade do conteúdo, a organização do site, a estrutura e a formatação das páginas, a experiência do usuário e como outros sites e blogs fazem links para o seu.
Buscadores como Bing, Yahoo e principalmente o Google são excelentes fontes de tráfego. Por isso, investir em medidas para melhorar o posicionamento das suas páginas nas pesquisas feitas por eles pode trazer diversos benefícios para seu negócio — como um aumento no reconhecimento da marca e uma maior captação de leads .
A essa altura, você já conhece ao menos os primeiros passos que pode dar com campanhas de marketing online sem trazer altos custos para sua pequena empresa, mas assegurando um potencial e tanto para conseguir resultados positivos dentro de um prazo aceitável. E acredite: apesar de serem etapas iniciais, são cruciais para sustentar estratégias mais robustas. Esse é, portanto, um esforço no presente que certamente exercerá influência sobre o sucesso de suas ações futuras.
Por fim, se quer saber mais sobre marketing digital para pequenas empresas ou tem dúvidas de como conseguir melhores resultados com suas ações online, entre em contato conosco ! Teremos o maior prazer em descomplicar tudo para você.
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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