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Geomarketing: entenda o que é e como usar a seu favor

  • Por Strix
  • 07 fev., 2018
Você por acaso já ouviu falar de geomarketing? Por mais que o conceito não seja nada novo, vem trazendo possibilidades bem interessantes para as empresas que investem em marketing digital. Quer saber como empreendimentos dos mais diversos segmentos estão sendo afetados? Confira já nosso post! O que é geomarketing? Anos... O post Geomarketing: entenda o que é e como usar a seu favor apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Você por acaso já ouviu falar de geomarketing? Por mais que o conceito não seja nada novo, vem trazendo possibilidades bem interessantes para as empresas que investem em marketing digital. Quer saber como empreendimentos dos mais diversos segmentos estão sendo afetados? Confira já nosso post!

O que é geomarketing?

Anos atrás, quando as mudanças que a internet traria para o mundo dos negócios nem passavam por nossas cabeças, o geomarketing englobava apenas pesquisas de mercado locais — geralmente usadas para definir o melhor ponto para abrir uma loja ou realizar uma ação promocional.
Com a evolução da tecnologia, no entanto, novos recursos compatíveis com esse conceito foram fazendo parte do nosso cotidiano. Um ótimo exemplo disso é o uso do GPS no smartphone. Atualmente, o geomarketing engloba tudo o que envolve o uso de dados de localização do público, como os coletados pelo GPS do celular, questionários ou pesquisas.

Como isso funciona?

É preciso entender que existem diferentes formas de trabalhar com geomarketing. Quando você está criando um anúncio no Facebook, por exemplo, pode usar vários filtros para segmentar seu público. Aí entra, entre outras alternativas, a segmentação por localização, uma forma de geomarketing.
Por falar em Facebook, você já pensou sobre como a plataforma sabe onde você está para exibir um anúncio direcionado para sua exata localização? Pois assim como o Google e bilhões de outros sites, a rede social de Mark Zuckerberg sabe sua localização aproximada por conta do IP, um protocolo de identificação da internet.
Obviamente, essa não é a única forma de descobrir a localização de um usuário. Aplicativos que fazem uso do GPS e marcações que usamos no Instagram, no Facebook ou no Twitter para indicar que estamos em um determinado local, por exemplo, também fazem parte desse mapeamento.
Tais dados de localização são reunidos por sites e redes sociais com basicamente 2 objetivos:
  1. traçar perfis individuais para os consumidores;

  2. traçar perfis de consumidores dentro de determinada região.

Pelo IP, GPS e marcações em redes sociais, o Google sabe exatamente quais são as rotas que você costuma fazer e os tipos de estabelecimento que tem o hábito de frequentar. E é claro que tudo isso serve para escolher com mais propriedade quais tipos de anúncios ou indicações são mais eficazes para cada caso.
Celular, notebook, tablet: não importa por onde você está conectado, basta estar online para entrar no raio de alcance do geomarketing. E a boa notícia para sua empresa é que esses dados não estão restritos às grandes corporações. Existem softwares de preços acessíveis especializados na coleta desse tipo de informação, sabia? Tudo o que você precisa saber é como usar essa preciosidade a favor do negócio.
Está aí se perguntando como uma empresa pode fazer uso do geomarketing para atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar o número de vendas? É só ficar de olho que explicamos!

De que forma as empresas se beneficiam?

Antes de qualquer coisa, saiba que existem maneiras bem diferentes de trabalhar com o geomarketing. Ele pode ser aproveitado para enviar promoções personalizadas, os dados por ele coletados podem servir como parâmetro para a tomada de decisões e muito mais. Entenda melhor algumas dessas possibilidades a partir de agora!

Buscas locais

Quem é que nunca pesquisou por restaurantes específicos, como de comida chinesa, mexicana ou até uma pizzaria? Os resultados exibidos no Google também levam em consideração a localização do usuário, principalmente quando ele faz essa busca pelo smartphone com o GPS ativado.
É exatamente por isso que sempre é bom cadastrar sua loja ou empresa no Google Meu Negócio, serviço que reúne, entre outros dados, a localização de estabelecimentos e seus horários de funcionamento. Essa dica é ainda mais eficaz quando a empresa faz um bom trabalho de SEO local , que consiste na produção de conteúdo focado em buscas regionais.

Apps com geolocalização

Você já deve ter ido a algum shopping que tem um app próprio para smartphone com alguns serviços, como conexão wi-fi gratuita, lista de lojas e até mesmo a opção de pagamento do ticket de estacionamento usando o cartão de crédito e a câmera do celular. Esses mesmos aplicativos costumam contar com uma função de geolocalização para enviar aos usuários promoções de determinadas lojas ou alguma programação especial.
Outros negócios locais também podem fazer uso dessa ideia. Um aplicativo como o iFood, por exemplo, poderia fazer uma campanha exclusiva para os moradores de certos bairros de Goiânia a fim de avisar que a Pizzaria do Mario está com uma promoção de frete grátis para as entregas naquelas regiões. Não parece uma boa?

Cruzamento de dados

Negócios que possuem listas de cadastro de consumidores podem usar esses dados em softwares de geomarketing para fazer triagens e descobrir em quais regiões da cidade aquela loja tem mais clientes. A partir disso, é possível criar campanhas de anúncio específicas para certa região ou mesmo descobrir em qual de suas lojas seria melhor fazer um evento.
Nesse contexto, até o e-mail marketing pode entrar na jogada. Imagine como seria mais proveitoso se os usuários pudessem receber mensagens com promoções personalizadas de acordo com a região em que vivem.
Como você pôde ver, o geomarketing não é só uma boa forma de descobrir mais sobre seus clientes, ajudando construir um perfil em cima disso, como também é uma ótima maneira de atrair mais facilmente pessoas que já estão próximas do seu negócio. E a boa notícia é que essa tendência tem tudo para ser ainda mais eficaz, já que o número de pessoas com smartphones com acesso à internet cresce a cada ano!
Por fim, precisamos lembrar que não é obrigatório que seu negócio tenha um aplicativo próprio ou uma lista de e-mail com dados detalhados dos seus clientes para se beneficiar do geomarketing. Na verdade, tudo o que você precisa é da ferramenta certa e do conhecimento sobre como usar essa informação para criar anúncios de nicho. Está preparado para aumentar o número de visitantes offline e online da sua loja?
Agora que tal aproveitar para conferir como atrair mais clientes investindo pouco ?
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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