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Geração Y: como entender o comportamento dessa geração?

  • Por Rayam Saraiva
  • 24 abr., 2018
A Geração Y já compõe uma grande parcela do mercado de trabalho. Só no Brasil, 51 milhões de pessoas fazem parte desse grupo criativo, multitarefa, conectado e, por muitas vezes, bastante difícil de agradar. Se você não pertence à Geração Y, provavelmente, terá que trabalhar com alguém com essas características em algum... O post Geração Y: como entender o comportamento dessa geração? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
A Geração Y já compõe uma grande parcela do mercado de trabalho. Só no Brasil,  51 milhões de pessoas  fazem parte desse grupo criativo, multitarefa, conectado e, por muitas vezes, bastante difícil de agradar. Se você não pertence à Geração Y, provavelmente, terá que trabalhar com alguém com essas características em algum momento. Ou, ainda, terá em meio aos seus clientes os famosos Millennials.
Por isso, conhecer o comportamento dessas pessoas e entender os seus anseios e diferenças em relação às outras gerações fará toda a diferença para desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz e que  gere engajamento. Está pronto para mergulhar no universo digital e cheio de propósito da Geração Y? Então, não deixe de ler esse artigo!

Quem é a Geração Y

A Geração Y sucedeu a Geração X. São os jovens que nasceram entre os anos 80 e 2000 e que estão muito ligados à liberdade e inovação. Também conhecidos como Millennials, essas pessoas chegaram ao mundo em um momento de pleno desenvolvimento tecnológico e econômico, além de viverem a ascensão da internet.
Por isso, cresceram com múltiplas informações durante o tempo todo, fazendo com que se tornassem ansiosos e, muitas vezes, difíceis de se chamar a atenção.

Conheça as características dessa geração

A Geração Y nasceu e cresceu em uma época fortemente marcada pelo avanço da tecnologia. Foram crianças que tiveram acesso a facilidades com as quais seus pais jamais sonharam. Por isso, essa é a primeira geração que realmente podemos chamar de globalizada.
Os jovens Millennials estão acostumados a conseguir o que querem, mas não estão dispostos a se submeter a outras pessoas, mesmo no início da carreira. Essas características fazem deles pessoas ambiciosas e que estão constantemente atrás de melhores oportunidades.
Além disso, o acesso à tecnologia fez com que a Geração Y pudesse se comunicar com facilidade e agilidade com quem desejasse. Com isso, é possível trocar experiências, pesquisar opiniões, aconselhar e se manter constantemente conectado. Ou seja, nada de querer enganar esses jovens com falsas promessas!
A Geração Y é difícil de agradar. Tanto é que uma das maiores dificuldades das empresas atualmente está em manter esses jovens engajados e interessados no trabalho. Outra característica que vale a pena ressaltar é o sentimento de coletividade. A Geração Y quer fazer parte de algo maior e, por isso, tende a priorizar as necessidades do seu grupo para construir um sentimento de pertencimento.
Por fim, vale dizer que os Millennials buscam informações rápidas, gostam de relacionamentos virtuais e de compartilhar todos os momentos de suas vidas na internet.

As diferenças entre a Geração Y e a X e Z

Para compreender ainda mais como pensam os Millennials, é importante conhecer também as gerações que vieram antes e depois deles.

Geração X

A Geração X antecede a Y e inclui quem nasceu entre os anos 60 e 80. Essas pessoas passaram pela fase hippie e de quebra de alguns paradigmas consolidados até então. Além disso, presenciaram momentos muito importantes na política, como a Guerra Fria.
São pessoas que viveram uma estrutura familiar bastante diferente em relação à sua antecessora. Foram filhos de pais e mães separados, que trabalhavam fora e já não aceitavam mais padrões sociais e morais ultrapassados. Pode-se dizer que a Geração X foi um grupo de quebra de regras e de busca pela liberdade, flexibilidade e criatividade.

Geração Z

A Geração Z vem depois dos Millennials e compreende os nascidos entre o final de 1990 e 2010. São conhecidos como “nativos digitais”, uma vez que suas vidas estão diretamente ligadas ao universo digital.
Ainda mais conectados que a Geração Y, conhecem muito bem todas as possibilidades que isso traz. Afinal, não experimentaram um mundo sem computadores e internet. E, como informação é o que há de sobra, estão sempre um passo à frente das gerações anteriores. Inclusive, são pessoas desapegadas de fronteiras geográficas, com grande necessidade de interação e bastante ansiosas.

Como se conectar com a Geração Y

Entender as características e o comportamento da Geração Y é fundamental para estabelecer conexões com esses jovens. Já que falamos de um mundo dominado por eles, esse tipo de atitude se faz de extrema importância para pensar em estratégias de comunicação eficazes.
Com os Millennials, oferecer produtos de qualidade alta e realizar ofertas não é nem perto de ser suficiente. Especialmente, porque vivemos em um mundo repleto de opções e de informação.
E não se deixe enganar ao achar que essa geração não consome. Só nos Estados Unidos, a estimativa é que a Geração Y seja  responsável por 30% de todas as vendas de varejo  do país! Como fazer, então, para chamar a atenção desse grupo? Veja a seguir:

1. Seja social

A Geração Y é movida por um sentimento de mudar o mundo e fazer a diferença por onde passa. Portanto, eles começaram a voltar as atenções para as iniciativas sociais e ambientais das empresas.
Por isso, é preciso começar a pensar a comunicação da empresa muito além da divulgação dos produtos e serviços. Estar engajado com problemas, sejam eles locais, sejam globais, é uma atitude decisiva para aumentar a conexão com os Millennials e as causas apoiadas por eles.

2. Mantenha-se acessível

Não é mais novidade para ninguém que estamos cada vez mais conectados em nossos smartphones. Quando falamos da Geração Y, estar acessível faz toda a diferença.
É preciso pensar os canais de comunicação, o site, as campanhas de e-mail e toda a estratégia de marketing para que ela seja  amigável ao mobile. Deixar de priorizar esse canal significa perder visibilidade e ficar para trás.

3. Aproveite os micro-momentos

A Geração Y gosta de estar conectada e é bombardeada por informações a todo momento. Com os smartphones e a facilidade de acesso à internet, não existe mais hora ou lugar para ver o que está acontecendo no mundo. Desse modo, o consumo de conteúdo está se tornando cada vez mais rápido e instantâneo.
Isso significa que as empresas precisam  aproveitar esses micro-momentos  para impactar os Millennials. Faça isso por meio de vídeos ou tutoriais no YouTube,  blogs , posts que façam referência a  memes  ou  notícias atuais , dicas exclusivas, ou qualquer outro conteúdo que faça a sua marca sobressair.
Tenha em mente que os Millennials são ávidos por propósito, informação e agilidade. Por isso, é preciso adaptar as estratégias e o tom de comunicação da empresa para criar  conexões mais profundas  com esses jovens.
Que tal aproveitar essas características tão importantes da Geração Y e colocar em pauta uma discussão importante sobre o que realmente faz a diferença na comunicação entre marcas e clientes? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais favoritas e peça a opinião da sua rede de amigos!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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