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HTML5: Por que a mudança é tão esperada e significativa? (Parte I)

  • Por Strix
  • 15 fev., 2016
Hoje no Arquivo Confidencial, um pouco da história de vida do HTML5, que mal conhecemos e já consideramos pacas... O post HTML5: Por que a mudança é tão esperada e significativa? (Parte I) apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
A cada novo dia o HTML5 vem ganhando um espaço ainda maior na vida de desenvolvedores, das agências e, consequentemente, dos usuários finais, mesmo que estes não percebam as mudanças de forma direta. A implementação tem sido gradativa, e começou 2008, com as primeiras especificações anunciadas pelo World Wide Web Consortium ( W3C ), órgão que regulamenta esse setor.

HTML5: Iniciando…

O fato é que o HTML5 surgiu depois de algumas tentativas desconsertadas de introduzir o XHTML 2.0 . Em 2009, um ano depois das tais primeiras especificações do HTML5, o W3C decidiu finalizar os trabalhos no XHTM, descontinuando o padrão e concentrando as forças na nova alternativa. Mas tirando estes dados cronológicos chatos e muito teóricos, o que, de fato, é o HTML5?
Prazer, o HTML5 é uma linguagem que pode ser explicada através de dois conceitos básicos. O primeiro deles define o HTML5 como uma nova versão de linguagem HTML (obviamente), que chega com novos recursos, elementos, conjuntos e atributos.
Já o segundo conceito define o HTML5 como um grande conjunto (grande mesmo) de tecnologias que permite a criação de aplicações cada vez mais poderosas para websites dos mais variados tipos. Mas vamos logo ao que interessa!

O que tem de novo no HTML5?

Universalidade

O que você precisa saber é que o HTML5 já é considerado o mais novo padrão para a estruturação e apresentação na internet. Com ele, temos plataformas mais independentes e a diminuição drástica do uso de plugins externos , só para citarmos os principais pontos.
E este último ponto é essencial, já que garante, em um primeiro momento, mais segurança para o usuário final. Isso aqui foi um resumo bem grosseiro de tudo, então vamos esmiuçar melhor os principais pontos desta nova versão do HTML, se comparado com  a versão anterior.
Para quem pensa e cria peças ou qualquer outra funcionalidade digital, vale dizer que o HTML5 universaliza tudo: ao criar o HTML5, o desenvolvedor tem controle de tudo, e cria no final um material acessível de qualquer navegador.
Todos os navegadores hoje suportam o HTML5, mas alguns têm suportes a mais funcionalidades. Quanto mais simples for a programação, mais navegadores a suportarão.

Por exemplo:
Navegador 1 possui suporte às funcionalidades A, B e C.
Navegador 2 possui suporte às funcionalidades A, B, C, D, E, F e G.
Navegador 3 possui suporte às funcionalidades A, B, C, D e E.
Navegador 4 possui suporte às funcionalidades A e G.

Se você criar um HTML5 com as funcionalidades A, B, C, D e E, ele irá rodar parcialmente nos navegadores (rodará totalmente nos navegadores 2 e 3; e parcialmente nos navegadores 1 e 4). Para rodar em todos os navegadores, o melhor, seguindo o exemplo, é criar um HTML5 apenas com a funcionalidade A.

Então, criativos, não se esqueçam de levar isso em conta antes de criarem peças mirabolantes ou cheias de ideias. Por mais que os programadores consigam fazer milagres, é sempre bom deixar uma peça redondinha, rodando perfeita em qualquer lugar da internet.
 

Responsivo

Outra grande e importante possibilidade é a responsividade. Com a criação em HTML5, uma peça se “encaixa” nos mais diversos formatos, tanto em smartphones, tablets ou desktops. Para quem anuncia, não precisamos nem dizer: investir no digital tem se mostrado extremamente rentável.
Agora todos têm um trabalho a menos graças à responsividade. Cria-se a peça e vê a mágica acontecendo! foi se o tempo em que tínhamos que adaptar artes e mais artes para os distintos formatos de banners por aí.

Resumindo:

Você viu aqui duas importantes características do HTML5. A ideia foi te mostrar aqueles pontos fortes que otimizam o trabalho e, consequentemente, todas as fases de uma campanha digital. Abrir um banner em qualquer navegador, em qualquer dispositivo poderia ser uma dor de cabeça antes. Agora, não é mais!
A implementação total do HTML5 pode demorar um pouquinho, mas é melhor continuar nadando nesta maré do que quebrar a onda e morrer na praia. Chrome, Firefox, Safari e o zumbi IE já se atualizaram (você já?).
Fique de olho por aqui que logo mais traremos mais dicas e informações aprofundadas sobre tudo aquilo que você precisa saber de uma vez por todas.
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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