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Briefing? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

  • Por Strix
  • 01 abr., 2016
Não adianta, mesmo que muita gente o ignore, um bom briefing é a chave inicial de uma campanha de sucesso, dentro ou fora da internet. O post Briefing? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Aviso aos navegantes: só entenderá esse post quem já precisou de um briefing bem feito e não foi atendido.
A palavra briefing vem do inglês brief , que significa breve. Ou seja, a ideia do briefing é resumir o objetivo do cliente para campanha de forma que a equipe da agência consiga compreender da maneira mais exata possível, ainda que apenas o atendimento esteja em contato com o cliente.
De acordo com a pesquisa Briefing an Agency , feita em 2011, 98% dos entrevistados concordam que o briefing ideal é o escrito e feito verbalmente. Porém, 50% dos briefings são apenas verbais e há também um grande número de briefings verbais que são acompanhados de um pequeno e-mail ou mensagem de texto que formalizam a solicitação.
O estudo também comprova o que a gente já desconfiava: mais de 95% das agências preferem o briefing verbal e escrito, enquanto o restante afirma que está satisfeita com somente o briefing escrito. Contudo, são recebidos pelas agências, proporcionalmente, quase 20% de briefings somente escritos, pouco mais de 35% escritos e verbais e, disparados estão os apenas verbais, que repetimos: somam quase 50%.
Esses números demonstram que, já em 2011, a tecnologia afetava a comunicação entre agência e cliente. A falta de tempo de ambos os lados fez com que a aparente praticidade tecnológica se tornasse a grande vilã desses relacionamentos. Quando o contato pessoal é comprometido, a sintonia entre ambos é inevitavelmente abalada.
Outro problema bastante comum é quando o cliente e a agência têm um relacionamento antigo, baseado em confiança, colhem bons resultados e decidem dispensar essas “formalidades”. Ora, mas é justamente desses encontros que nascem os melhores insights! Essa é a oportunidade que o cliente tem de expor as necessidades da empresa/marca e também da agência antever oportunidades e ameaças que não estavam previstas.
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“Você disse ‘Encontro’?”

Dicas para um briefing perfeito

Então, para o bem geral do cliente, dos meus colegas da agência e do seu pescoço – porque sim, corre o risco de você ter a cabeça pedida caso dê alguma coisa errada graças a um briefing mal feito – nunca se esqueça das dicas abaixo, elas são o resumão desse post e podem salvar sua vida.
  • Sempre mantenha um bom relacionamento com os clientes, mesmo que não haja campanha ou ameaça visível. Um bom profissional pode identificar algo que ele não perceberia.
  • Organizar as ideias antes de escrever o briefing. Nem tudo que o cliente diz é uma informação relevante para o briefing, assim como algumas percepções pessoais, sequer mencionada por ele, podem fazer toda a diferença.
  • Jamais comece um job sem ter o briefing escrito e aprovado pelo cliente. Isso garante que o trabalho seja assertivo e todos saem satisfeitos.
Tem alguma dúvida ou sugestão para o blog? Que tal saber mais sobre o processo comercial da internet? Entre em contato conosco clicando abaixo, que retornaremos o mais rápido possível.
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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