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Marketing de alimentos: 5 segredos das campanhas de sucesso

  • Por Rayam Saraiva
  • 26 jun., 2018
Depois de meses planejando e realizando estudos de mercado, você tem certeza da qualidade do produto. Mas os cuidados não devem se restringir ao período de desenvolvimento. Também é preciso pensar no marketing de alimentos. Todos os esforços serão em vão se houver falhas na divulgação. Mais do que garantir... O post Marketing de alimentos: 5 segredos das campanhas de sucesso apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Depois de meses planejando e realizando estudos de mercado, você tem certeza da qualidade do produto. Mas os cuidados não devem se restringir ao período de desenvolvimento. Também é preciso pensar no marketing de alimentos.
Todos os esforços serão em vão se houver falhas na divulgação. Mais do que garantir que os consumidores tomem conhecimento da novidade, você precisa despertar no seu público o desejo de consumi-lo.
Essa é uma premissa válida para todos os setores, mas a verdade é que quando pensamos em marketing de alimentos as responsabilidades e desafios se multiplicam. Afinal de contas, são produtos que terão efeitos diretos sobre a saúde do cliente. Neste post, vamos desvendar os segredos das campanhas mais bem-sucedidas.

1. Explorar as tendências, como a saudabilidade

Uma das primeiras providências para garantir que sua estratégia de marketing de alimentos seja bem-sucedida é demonstrar para o consumidor que o seu interesse vai muito além das vendas. Essa é uma preocupação extremamente válida, tendo em vista que os consumidores elevaram seu nível de exigência sobre aquilo que ingerem, preocupando-se com a procedência e a qualidade dos ingredientes.
Sob essa perspectiva, convém ressaltar a crescente incorporação do conceito de saudabilidade aos processos de fabricação. Em termos práticos, isso significa que as indústrias têm investido na produção de alimentos nutricionalmente balanceados, sem que isso acarrete em perda do sabor.
Nesse sentido, uma das propostas principais dessa categoria de produtos é reduzir as concentrações de ingredientes que, quando consumidos em excesso, podem provocar danos à saúde, como glúten ou lactose.
Um exemplo dessa tendência é o reposicionamento feito pela marca de temperos Knorr que, no final de 2017, incrementou seu portfólio de produtos com versões de tempero em pó com teor de sódio reduzido, refeições rápidas sem a presença de glutamato monossódico, entre tantas outras novidades.

2. Promover uma degustação

Não importa se é uma roupa, um perfume ou uma joia: a maioria das pessoas gosta de experimentar os produtos antes de adquiri-los. E, via de regra, quando ficam satisfeitas com o resultado, são grandes as chances de acabarem passando no caixa.
Se essa é uma estratégia tão certeira em outros setores, por que não utilizá-la com mais frequência no marketing de alimentos? Nesse caso, nós estamos falando especificamente do processo de degustação, prática adotada por grandes marcas em seus respectivos pontos de venda.
Apesar de seus benefícios — baixo investimento e possibilidade de retorno quase instantâneo — o potencial de uma ação dessa natureza ainda é negligenciado pela maioria das empresas. Nada impede que essa estratégia seja utilizada também por  estabelecimentos de pequeno  e médio portes, como uma padaria, interessada em aumentar o volume da venda de um novo tipo de salgado.
Para potencializar o alcance dessa iniciativa, o ideal é que os cinco sentidos sejam impactados: muito além do paladar, essa deve ser uma experiência completa, que trabalhe também a visão, o tato, o olfato e a audição. Também é importante que o profissional contratado para realizar a abordagem seja adequadamente treinado, além de ter conhecimento sobre o produto e seus diferenciais.
Por último, nós traçamos uma conexão com o nosso próximo item: qualquer estratégia em marketing de alimentos deve ser pensada como um conjunto de ações integradas. Pensando assim, é recomendável que os produtos oferecidos em degustação também estejam com preços promocionais nas gôndolas ou no balcão.

3. Fazer promoções

Dando continuidade à nossa lista que revela os segredos das mais bem-sucedidas campanhas de marketing de alimentos, vamos falar de promoções. Na verdade, a eficácia dessa nossa sugestão já não é mistério para quase ninguém. Afinal de contas, quem resiste a uma boa promoção?
No caso dos produtos alimentícios, as chamadas promoções-relâmpago, aquelas nas quais os preços de alguns produtos são reduzidos durante um período limitado, costumam ser de grande eficácia.
Também é válido apostar em ações do tipo “Compre X, Leve Y”. Em uma perspectiva mais ampla, é interessante observar que a disposição dos produtos na prateleira de um supermercado também influencia o hábito de compra do cliente, motivando-o a colocar muito mais itens no carrinho do que era planejado inicialmente.
De acordo com essa lógica, os produtos mais caros tendem a ganhar maior visibilidade nas vitrines, do mesmo modo que guloseimas estão estrategicamente espalhadas pelos quatro cantos dos estabelecimentos.

4. Ficar atento ao feedback e estimular o engajamento do público

Também leva vantagem a organização que conseguir dialogar com o seu público.  Quando são convidados a se manifestar , nas redes sociais ou nos canais de comunicação oficiais, os consumidores costumam fornecer informações valiosas, que nem sempre recebem a devida atenção.
Nesse sentido, eles emitem juízo de valor sobre determinado produto, apontando aquilo que gostam ou não gostam e, fundamentalmente, os aspectos que podem ser melhorados. Atender a essas reivindicações pode se converter em um diferencial competitivo, fazendo com que a empresa ocupe uma posição de vanguarda.
Da mesma maneira, desenvolva ações que estimulem o  engajamento dos usuários : ofereça brindes / promoções a quem participar de pesquisas, votações (para definir, por exemplo, o novo sabor ou o nome de uma nova linha de produtos) ou ainda compartilhar determinados conteúdos em suas redes sociais. Entre eles, é claro, estão os populares  memes.

5. Inspirar-se em cases de sucesso

Por último, também é válido inspirar-se nas ações de concorrentes diretos ou indiretos, mas sempre buscando imprimir um caráter personalizado às campanhas de sua empresa. Pode-se até abordar um mesmo tema ou estratégia, mas sempre com um olhar personalizado.
Como um exemplo prático, nós citamos a ação da marca Piracanjuba, que, entusiasmada com a receptividade de uma de suas ações, convidou os pequenos telespectadores, de 3 a 5 anos, a reproduzir o gesto apresentado em seus institucionais: pronunciar a palavra Pi – ra – can – ju – ba utilizando os cinco dedos das mãos.
O vencedor da promoção, além de receber vários prêmios em casa, também ganha a oportunidade de participar de um comercial da marca. Por último, vale criar um  jingle  que seja de fácil compreensão, preferencialmente parodiando uma música que esteja dominando as paradas de sucesso.
Esperamos que este post tenha servido de inspiração para criar sua próxima campanha de marketing de alimentos. Compartilhe este texto nas suas redes sociais para que esses segredos sejam desvendados por um maior número de pessoas.
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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