Blog Post

Mulheres que revolucionaram a tecnologia

  • Por Carolina Oliveira
  • 08 mar., 2018
Inovando, criando, programando ou inspirando, várias mulheres fizeram parte da história da indústria da tecnologia.  Elas sempre estiveram presentes no ramo, porém são pouco lembradas. Hoje, 8 de março, separamos alguns nomes que contribuíram para a tecnologia que temos atualmente. Confira abaixo: Hedy Lamarr Por causa dessa mulher hoje podemos... O post Mulheres que revolucionaram a tecnologia apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Inovando, criando, programando ou inspirando, várias mulheres fizeram parte da história da indústria da tecnologia .  Elas sempre estiveram presentes no ramo, porém são pouco lembradas.
Hoje, 8 de março , separamos alguns nomes que contribuíram para a tecnologia que temos atualmente. Confira abaixo:
Hedy Lamarr
Por causa dessa mulher hoje podemos acessar a rede Wi-Fi ! Durante a Segunda Guerra Mundial, ela criou um sistema de comunicação para as Forças Armadas dos EUA, e isso serviu de suporte para criação rede de telefonia celular e Wi-Fi.
Lamarr, além de grande inventora também era atriz.
Ada Lovelace
Antes mesmo da existência de máquinas, em 1843, Augusta Ada King, a Condessa de Lovelace, traduziu textos do matemático italiano Luigi Menabrea e desenvolveu um trabalho que originou o primeiro algoritmo da história .
Todo o seu projeto estava ligado à metodologia de cálculos complexos. Seus estudos contribuíram para avanços nos sistemas de informação.
As mulheres do ENIAC
Seis mulheres foram selecionadas, durante a segunda guerra mundial, para integrar um projeto experimental sobre a programação do primeiro computador totalmente eletrônico e digital, o ENIAC , que deveria ser usado durante a Guerra.
Foram elas: Kathleen McNulty, Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Frances Synder Holber, Marlyn Wescoff Meltzer, Frances Bilas Spence e Ruth Lichterman Teitelbaum
Foi um sucesso de divulgação, apesar do computador ter ficado pronto somente após a Segunda Guerra Mundial. O ENIAC iniciou o caminho no avanço da criação de computadores.
Na década de 1990, houve uma homenagem aos 50 anos da criação do ENIAC, porém as mulheres que fizeram parte dessa história não foram convidadas. Inclusive nas fotos do experimento, era dito que elas eram apenas modelos para deixar a foto mais agradável.
Radia Perlman
Se hoje você visita vários sites diariamente, inclusive de outros países, a grande responsável é Radia Perlman. Ela criou uma tecnologia de linguagem da internet que permite um computador comunicar-se com outro, o chamado protocolo Spanning Tree (STP).
Carol Shaw
Foi a primeira mulher a trabalhar em uma empresa de vídeo game, a Atari, como desenvolvedora de jogos eletrônicos. Ela criou o River Raid, considerado um dos jogos mais populares da empresa.
Marissa Mayer
Google Maps, Books, Images e Gmail todos tiveram o toque dela. Foi a primeira engenheira da empresa e contribuiu bastante para o crescimento do Google .
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
Mais Posts
Share by: