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O formato Rich Media deve ser a grande aposta da sua marca?

  • Por Rayam Saraiva
  • 07 ago., 2018
Apostar em interatividade para gerar engajamento é uma boa estratégia de marketing digital, mas você sabia que ela não precisa estar restrita às redes sociais? É possível criar anúncios publicitários interativos graças ao formato Rich Media! As peças criadas nesse formato podem se expandir, flutuar, exibir vídeos, fotos e até jogos — tudo... O post O formato Rich Media deve ser a grande aposta da sua marca? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.

Apostar em interatividade para gerar engajamento é uma boa estratégia de  marketing digital , mas você sabia que ela não precisa estar restrita às redes sociais? É possível criar  anúncios publicitários  interativos graças ao formato Rich Media!

As peças criadas nesse formato podem se expandir, flutuar, exibir vídeos, fotos e até jogos — tudo para atrair o olhar do usuário, convidá-lo a interagir com a propaganda e gerar o engajamento.

O Rich Media chegou ao mercado goiano no início de 2016 enchendo os publicitários de expectativa. Não era pra menos, pois a peça promete o que nenhum outro formato pode entregar: o combo interatividade + criatividade + engajamento do usuário.

No Grupo Jaime Câmara, a cada nove  clientes que decidiram apostar nessa mídia , três repetiram a dose mais de uma vez durante o último ano. Mas, apesar dos bons resultados, alguns profissionais ainda hesitam na hora de apostar nesse formato, que é sucesso absoluto na captação de leads.

Então, a pergunta que não quer calar é: será que o Rich Media vai continuar sendo a grande aposta do mercado publicitário goiano em 2018? Para tirar essa dúvida, destacamos as características dessa mídia que podem ser o fator decisivo na hora de investir nessa tecnologia.

O formato Rich Media é personalizado

As peças Rich Media têm design personalizado, sendo produzidas, em sua grande maioria, em uma parceria entre agência e veículo. Ou seja, diferente dos banners, que são formatos padronizados e velhos conhecidos de quem investe há anos em digital, o Rich Media tem o céu como limite criativo.

A exclusividade de uma peça premium exige um investimento financeiro maior da marca e precisa contar com um bom planejamento de marketing para alcançar o sucesso. Alguns detalhes fazem toda a diferença para atrair a atenção do usuário, tais como:

  • criar peças interativas e interessantes para o usuário;
  • escolher sites de credibilidade para veicular sua peça;
  • oferecer bons atrativos no CTA (Call To Action);
  • alinhar as estratégias de marketing de toda a campanha.

Para impactar o público, é necessário investimento, e investir em Rich Media é afirmar que a sua marca se recusa a ser “mais do mesmo”.

Você pode monitorar os anúncios com precisão

Uma das vantagens do formato Rich Media nem aparece para os seus visitantes, já que é de interesse de quem anuncia: a possibilidade de rastrear o comportamento do usuário em relação ao anúncio e atrelá-lo a métricas.

Assim, você consegue saber quantas pessoas clicaram em um anúncio, quantas vezes ele foi expandido ou mesmo quantas visitas ao seu site ou blog corporativo partiram do clique em uma peça Rich Format.

Trabalhar com esses dados é importante para que a empresa consiga avaliar em tempo real o impacto de determinada campanha e, assim, ter uma base de informações confiável para continuar aprimorando suas ações em marketing digital.

O Rich Media não precisa (nem deve!) ser invasivo

A publicidade pode ser bem irritante, e um dos maiores exemplos vem da internet: os famigerados pop-ups. Anúncios desse tipo “pulavam” na tela do computador de forma invasiva, gerando irritação e, em computadores mais modestos, até travamentos.

Embora as peças Rich Media possam ser expansíveis ou flutuantes, cada anúncio pode ser programado para ter um carregamento discreto: ou seja, o anúncio só é completamente carregado depois de todos os itens da página de um site já terem sido mostrados.

Dessa forma, o usuário entra em uma página e só consegue ver uma imagem fixa. Na medida em que o seu navegador recebe mais dados, ele passa a exibir a peça completa, com vídeos, música, textos fotos ou galeria de imagens.

Esse tipo de recurso é especialmente importante quando pensamos em propaganda em  dispositivos móveis  que, por vezes, dependem de redes 3G ou 4G lentas. Com o carregamento discreto, o anúncio consome menos dados do pacote do usuário e não gera riscos de travamentos ou falhas na leitura, melhorando a  experiência do usuário.

Além de ser uma ajuda prática, o carregamento discreto torna o anúncio muito pouco invasivo, já que o usuário precisa interagir com o banner. Também vale ressaltar que alguns sites exigem o carregamento discreto em anúncios, justamente para não causar atritos com seus visitantes.

Tenha vários formatos em um só

A verdade é que existem vários tipos de anúncios Rich Media, diversificando o leque de opções para suas ações de marketing. Os principais formatos são os seguintes:

  • Expansível: o banner cresce na tela quando o usuário movimenta o cursor do mouse sobre ele.
  • Flutuante: a anúncio é exibido no primeiro plano do seu site, como uma espécie de banner flutuante mesmo;
  • Peel-Down: o anúncio modifica a estrutura do site, descendo o texto de uma notícia, por exemplo, para exibir a peça publicitária no topo da página;
  • Video Player-Ad Interface Definition: o nome pode ser meio complicado, mas o conceito é simples. Trata-se de um vídeo que muda de tamanho de acordo com as interações do usuário.

O formato escolhido deve levar em conta uma série de fatores que vão desde o custo ao perfil do público-alvo, passando pelo desenho do site onde será realizado o anúncio.

HTML5 é tudo o que você precisava

Originalmente as peças Rich Media eram feitas em Flash. Porém, com o Flash fora de jogada, todo o know-how e as técnicas de produção que os criativos tinham foram por água abaixo e esses profissionais tiveram que se reinventar para produzir novamente materiais de qualidade.

Em Goiás, desde que o formato Rich Media chegou ao mercado, é  produzido em HTML5. Essa tecnologia é dinâmica e, para muitos profissionais, muito mais divertida de se trabalhar que a anterior. O HTML5 oferece a possibilidade de criar produtos visualmente atraentes e, consequentemente, explorar a capacidade criativa dos designers. Também permite inserir nas peças arquivos, vídeos, áudio, imagens, hot spots entre outros, além de ser adaptável às telas mobile, tablets e desktop.

O Rich Media é o que há de mais atual em formatos digitais, sendo comercializado pelos maiores sites do mundo. Suas infinitas possibilidades caiu no gosto dos goianos, que estão cada vez mais seguros para ousar na criação das peças. Definitivamente 2018 é o ano desse formato na terra do pequi.

Quer utilizar o Rich Media para colocar os seus anúncios no século XXI? Então você precisa  conversar com um dos consultores do Uaiz  — iniciativa voltada para o marketing digital do Grupo Jaime Câmara, uma das maiores organizações de comunicação de todo o Centro-Oeste!

Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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