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Anunciei online, e agora? O que cobrar do seu contato comercial quando a campanha digital chega ao fim

  • Por Strix
  • 16 ago., 2016
O jogo nem sempre acaba quando o juiz apita, certo? No caso das campanhas digitais, é quando elas terminam que vem a melhor parte: colher os resultados! O post Anunciei online, e agora? O que cobrar do seu contato comercial quando a campanha digital chega ao fim apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
As pessoas “normais” sempre acham que o trabalho termina quando a campanha acaba, mas essa regra não se aplica aos publicitários e profissionais de marketing –longe de mim querer insinuar que nós não somos pessoas “normais”, viu?! Foi só jeito de falar – ao final de uma campanha digital.
A verdade é que o final da veiculação é só a metade do caminho. É com os relatórios e números em mãos que se inicia a parte de avaliação dos KPIs – aqueles que você e sua equipe definiram lá atrás, de acordo com os objetivos da campanha. Esses números vão avaliar o resultado e desempenho da ação e direcionar futuras estratégias.

O que solicitar ao final da sua campanha digital?

Há alguns relatórios que podem ser solicitados ao veículo no qual a campanha foi veiculada (esses relatórios podem ser solicitados ao contato comercial). Com eles em mãos é possível analisar os resultados da ação – a peça despertou a atenção do usuário? Muita gente clicou? Devo continuar investido neste formato? – além de, claro, avaliar se o investimento na campanha foi ou não vantajoso.
Veja alguns exemplos:

Taxa de conversão de leads

Esse relatório é específico para formatos rich media, peças que tenham CTA ou banners que captem alguma informação do usuário.
O que é? É o número de leads que gerados pela campanha.
O que isso indica? O número de pessoas que interagiram com a peça representa a quantidade de pessoas que foram impactadas positivamente pela merca – afinal, se não fosse atrativa o suficiente, o leitor poderia simplesmente ignorá-la.
Conselho de amigo: o sucesso de peças que exigem interação do usuário está diretamente ligado a quão atrativa o material da ação é. Usar uma linguagem adequada, imagens atrativas e de boa qualidade e, claro, oferecer algo em troca da conversão estimulará o usuário a interagir.
Taxa de clicks
O que é? É uma média entre a quantidade de cliques da peça e o número de impressões.
O que isso indica? A taxa de cliques apresenta o número de usuários que tiveram o interesse despertado pela peça a ponto de clicar e ser redirecionado à oferta, ou seja, é um importante indicador da relevância da peça.
Conselho de amigo: aproveite essa taxa para avaliar se a peça oferece atrativos suficientes ou se necessita melhorias. Confia ainda se os valores têm grandes oscilações em certos períodos e em veículos diferentes.

Relatório de segmentação de público

O que é? São os dados da campanha segmentados por região, sexo, idade, localização entre outras possibilidades.
O que isso indica? A partir deste relatório é possível estudar e avaliar a reação do público e ser ainda mais assertivo nas estratégias para próximas campanhas.
Conselho de amigo: aproveite esses dados para ajustar a persona da marca. Ela vai ajudar a entender o perfil dos consumidores e, por consequência, facilitar nos futuros processos de elaboração de campanhas.

Número de impressões

O que é? É a quantidade de visualizações que uma peça teve.
O que isso indica? O número de visualizações, por si só, pode não significar muita coisa. Mas é a partir dele que são feitos os cálculos de investimento na campanha. Por exemplo: para calcular o CPM (custo da peça a cada mil visualizações) da peça basta dividir o valor investido na campanha pelo número de impressões e multiplicar por mil.
 

Relatório de engajamento

Esse relatório pode ser solicitado se a campanha for veiculada também em redes sociais do veículo contratado.
O que é? Comentários, curtidas e compartilhamento e fãs no Facebook e em outras redes sociais como Twitter e Instagram, visualizações de página e downloads de material que não tenha CTA.
O que isso indica? Embora o nome métricas de vaidade dê a impressão de que são números dispensáveis, esses dados são relevantes para a marca avaliar o engajamento do seu público e adequar o seu comportamento e linguagem a ele.
Conselho de amigo: não se apague tanto a esses números – que podem ser bem altos – para basear o sucesso da sua campanha. As métricas de vaidade não estão relacionadas ao sucesso, mas em relacionamento com o público. O problema é que bom relacionamento não significa vendas.
Uma das maiores vantagens em apostar em campanhas digitais é a possibilidade da mensuração exata de resultados. Há uma infinidade de relatórios que podem ser solicitados ao contato comercial – que variam de acordo com os veículos, no entanto, mais importante do que receber uma avalanche de números é saber interpretá-los.
Faça as perguntas certas e use esses números a seu favor! Afinal de contas, você não vai ignorar esses dados que valem ouro, não é mesmo?
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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