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O que é um mídia kit? Aprenda a identificar boas propostas!

  • Por Strix
  • 27 fev., 2018
Você por acaso sabe o que é um mídia kit, o que ele contém e qual é seu diferencial? Tem ideia do que deve fazer para identificar se os dados presentes lá são ou não relevantes? Se as respostas para essas perguntas não surgiram imediatamente na sua cabeça, chegou ao... O post O que é um mídia kit? Aprenda a identificar boas propostas! apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Você por acaso sabe o que é um mídia kit, o que ele contém e qual é seu diferencial? Tem ideia do que deve fazer para identificar se os dados presentes lá são ou não relevantes? Se as respostas para essas perguntas não surgiram imediatamente na sua cabeça, chegou ao post certo. Ao longo dos próximos tópicos, mostraremos como um mídia kit é composto e como você deve analisá-lo. Confira!

O que é um mídia kit?

O mídia kit nada mais é que um documento amplamente usado por veículos de comunicação, produtores de conteúdo e influenciadores digitais para captar verba para seus negócios, seja por meio de patrocínio ou pela contratação de serviços pontuais.
É por meio do mídia kit, por exemplo, que uma emissora de televisão detalha os valores de um espaço em seus comerciais, que um blog diz o quanto cobra para fazer um publieditorial, que uma atriz famosa estabelece o cachê necessário para falar sobre determinado produto em sua conta no Instagram, entre outros serviços do gênero.
Mas atenção: o mídia kit não é apenas um cardápio que exibe formatos de serviços de divulgação e seus respectivos preços, ok? Na verdade, a função mais importante desse documento é a de mostrar que vale a pena anunciar ali. Para saber como isso acontece, você vai ter que continuar acompanhando.

Qual é seu diferencial?

Como dissemos, um mídia kit não é apenas um cardápio de serviços. Ele também dá detalhes sobre o público que você pode alcançar ao contratá-lo, sabia? Todos sabemos que a Globo, o SBT e a Record, por exemplo, são grandes emissoras de TV brasileiras, certo? Mas como é que uma empresa consegue saber em que horários deve anunciar em cada uma desses canais para obter o melhor desempenho possível em sua propaganda?
Pois é no mídia kit que os anunciantes tomam conhecimento do volume e do tipo de público que cada programa atinge, informações que são vitais para o sucesso de qualquer propaganda. Para você entender melhor, vamos imaginar um cenário hipotético, fora da realidade dos gigantescos veículos de comunicação do Brasil, ok?
Pense: se você tivesse um curso de culinária, mas não tivesse a verba necessária para fazer um anúncio no programa da Ana Maria Braga, como é que escolheria uma plataforma para divulgar seu negócio? Será que aquele blog de culinária que a namorada do seu amigo acessa de vez em quando é uma boa opção? O objetivo do mídia kit é fornecer dados convincentes, provando que esse blog é sim uma boa opção. Mas que dados seriam esses?

Que dados ele contém?

Os dados presentes em um mídia kit podem mudar de acordo com o tipo de mídia de que estamos falando. É um canal do YouTube ou um perfil no Instagram, por exemplo? De toda forma, em geral estão presentes:
  • métricas do alcance do veículo, com número de acessos ou visualizações mensais;
  • perfil do público, com dados demográficos e, às vezes, socioeconômicos;
  • cases de sucesso, com ações ou anúncios anteriores que deram muito certo;
  • prêmios recebidos, para valorizar sua relevância;
  • dados de redes sociais , uma vez que nem blogs, canais do YouTube ou até mesmo jornais impressos devem ficar presos aos dados de seus veículos principais.
Além dessas informações, o mídia kit sempre traz uma breve história da empresa, bem como uma lista com os serviços disponíveis, a tabela de valores para cada opção e informações para contato comercial.
E agora que você já sabe a importância de um mídia kit e conhece seus principais elementos, deve estar se perguntando: mas como saber se os dados apresentados em um media kit são relevantes para meu negócio? Pois é isso que veremos a seguir!

Como analisar um kit?

São várias as possíveis formas de analisar os dados presentes em um mídia kit a fim de saber se a proposta que está na sua frente vale ou não a pena. Confira a partir de agora alguns dos principais pontos que devem ser analisados!

Credibilidade

É muito mais fácil confiar em um blog com 7 anos de atuação e uma lista considerável de parcerias que em um outro que acabou de começar. Não entenda errado: não estamos dizendo que os novatos não podem fazer um bom trabalho. No entanto, caso decida contratar serviços mais inexperientes, não custa nada fazer uma pesquisa antes.
Verifique a periodicidade de suas publicações em todos os canais para saber se estão trabalhando com consistência, por exemplo. Prêmios também trazem uma camada a mais de confiança — ao mesmo tempo, isso não quer dizer que veículos sem prêmios não sejam confiáveis.

Métricas

O que você deve fazer quando não tem ideia se um determinado número é ou não relevante dentro de uma rede social? A melhor saída é comparar diferentes perfis dentro da mesma plataforma, como diferentes blogs de culinária ou YouTubers que abordem temas semelhantes.
O que você não deve fazer é comparar os dados de um blog de maquiagem com os de um blog de surf, por exemplo. Aliás, especificamente no caso de blogs e canais do YouTube, é muito importante conhecer sua taxa de retenção, índice que mede o tempo médio que as pessoas passam consumindo conteúdos por ali.
Em redes sociais, é sempre bom calcular o engajamento do público, algo que pode ser visto com a ajuda de ferramentas de análise de métricas das próprias plataformas. Também é importante ficar atento a dados extras. Vamos citar como exemplo aqui um dado usado no mídia kit do Jornal O Popular , veículo de mídia impressa de Goiás.
Esse kit afirma que 77% dos leitores do jornal gastam em mídia 1 hora na leitura d’O Popular sem dividir a atenção com outras tarefas. Métricas como essa, geralmente obtidas por meio de pesquisas, reforçam a relevância dos serviços oferecidos no media kit por aumentarem a credibilidade e o senso de eficácia sobre o alcance daquele determinado veículo.

Clientes

Essa é uma prática bem básica, mas extremamente eficaz: a boa e velha referência ainda é uma forma muito confiável de saber o que esperar de um produto ou serviço, podendo por isso ser usada nesse caso. Só não se esqueça, claro, de ouvir os 2 lados da história para fazer seu julgamento.
Avaliar um mídia kit pode dar trabalho, mas é um esforço que deve ser feito para proteger a verba de marketing da sua empresa. Quer ver um exemplo de um bom mídia kit com dados extras que passam mais credibilidade para os possíveis clientes? Basta clicar aqui para ter acesso ao mídia kit do Jornal O Popular !
 
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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