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O que é um teste A/B? Conheça e domine o assunto!

  • Por Strix
  • 23 jan., 2018
Você sabe o que é um teste A/B? Trata-se basicamente de um método de comparação que ajuda a entender melhor o comportamento da persona e, consequentemente, potencializa os resultados do marketing digital. O teste em si consiste em selecionar 1 ou 2 elementos de uma página (ou peça) para fazer... O post O que é um teste A/B? Conheça e domine o assunto! apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Você sabe o que é um teste A/B? Trata-se basicamente de um método de comparação que ajuda a entender melhor o comportamento da persona e, consequentemente, potencializa os resultados do marketing digital .
O teste em si consiste em selecionar 1 ou 2 elementos de uma página (ou peça) para fazer pequenas alterações. Depois, essas 2 versões serão exibidas para algumas pessoas de forma aleatória, sendo possível comparar qual delas teve um melhor desempenho.
Não parece interessante? Para saber mais sobre o teste A/B e aprender a usá-lo na prática, continue acompanhando nosso post!

A importância de realizar testes A/B

Por mais que pareça uma atividade simples demais para causar grandes efeitos, pode acreditar: o teste A/B é um poderoso indicativo de comportamento e resposta do mercado. Essa é uma maneira de comprovar que determinadas estratégias dão certo com base em dados e não apenas em achismos.
Além disso, o teste A/B elimina a possibilidade de alguma influência externa interferir no resultado. Como estamos falando de pequenas alterações realizadas no mesmo momento, não há como um evento do mercado ou um link externo ter participação (positiva ou negativa) nas análises.
Por fim, vale ressaltar que esses testes funcionam como verdadeiros guias para que você entenda o que realmente tem impacto na resposta de suas personas. Muitas vezes, uma mera mudança na cor de um botão ou uma disposição diferente dos elementos da página já pode fazer toda a diferença para aumentar a conversão .

O que mudar ao fazer um teste A/B

Como dissemos logo no início deste post, o teste A/B demanda pequenas alterações entre 2 peças ou páginas. Isso significa que a avaliação não deve ser feita com versões completamente diferentes, mas sim mudando poucos elementos de cada vez para que seja possível entender o impacto de cada um deles na resposta dos usuários.
O que você precisa entender desde já é que não existe certo ou errado quando se fala em teste A/B. O processo consiste em isolar poucas variáveis para fazer a mensuração corretamente. Trocar a cor do CTA, por exemplo, deixando-o verde em uma página e vermelho em outra, é um exemplo de alteração que vai trazer insights valiosos.
Além disso, é possível mudar títulos, imagens, informações sobre um produto ou conteúdo e até mesmo a organização dos elementos na página. Tudo vai depender do seu objetivo e do comportamento que você deseja avaliar.
O segredo está em tentar derrubar todas as suas preconcepções ao realizar um teste desse tipo. Afinal, nunca se sabe qual elemento pode fazer diferença para tornar a página mais atrativa e, assim, aumentar a taxa de resposta.

O teste A/B colocado em prática

Agora que você já entendeu o que é um teste A/B e sabe da importância de avaliar a alteração de poucos elementos por vez, vamos começar a detalhar melhor o processo para fazer um experimento, ok?
Como em toda estratégia de marketing digital, é importante tirar um momento para planejar antes de executar seus testes. A seguir, listamos algumas etapas que o ajudarão nesse momento. Acompanhe!

Analise os dados das páginas

O teste A/B deve partir de um problema ou de algum ponto que precisa ser melhorado em sua estratégia de marketing. Por isso, o primeiro passo é analisar os dados do site da empresa para entender onde estão os gargalos do funil de conversão .
Você pode, por exemplo, identificar quais são as páginas com maior taxa de rejeição ou com a conversão mais baixa. Os testes devem ser realizados nessas páginas para você entender direitinho quais mudanças podem melhorar os resultados.

Crie algumas hipóteses

Feito isso, tente levantar algumas hipóteses dos motivos pelos quais esses problemas estão acontecendo. Pense também nas possíveis melhorias que poderiam ser realizadas para melhorar a situação.
Uma hipótese poderia ser, por exemplo, que o tamanho do botão do CTA não é o mais adequado. De repente, deixá-lo maior pode fazer com que ele tenha mais destaque na página e, assim, as pessoas comecem a clicar mais. Faça uma lista de ideias, priorizando-as de acordo com o impacto que você acredita que possam trazer para os resultados e o nível de dificuldade para implementação.
Nesse momento, também é fundamental ter em mente o principal objetivo da sua estratégia de marketing. Afinal de contas, a necessidade de aumentar as conversões pode levar a um tipo de teste A/B, enquanto a demanda pela melhoria da quantidade de assinaturas em uma newsletter leva a outro.

Pense nas variáveis e coloque o teste no ar

Agora é chegado o momento de pensar nas variáveis da página que devem ser testadas. É bom contar com uma ferramenta específica para essa finalidade, a fim de facilitar na hora de fazer as mudanças e colocá-las no ar. Como existem diversas opções no mercado, a escolha depende da complexidade e dos objetivos da sua análise.
Não se esqueça de determinar o tempo do experimento. No caso de landing pages, por exemplo, recomenda-se um período de 15 a 30 dias de testes. Já em páginas com alto volume de acessos, 7 dias já costumam bastar. Se seu teste chegar a 30 dias e você não observar nenhuma mudança significativa, é sinal de que a variável não tem nenhum impacto. Então parta para outra hipótese!

Aja de acordo com os resultados

Quando seu teste A/B chegar ao fim, você será capaz de comprovar ou derrubar as hipóteses levantadas. Se houve uma melhora significativa nos resultados desejados, então você estava certo e a mudança deve ser implementada no site o quanto antes.
É importante também avaliar se os aprendizados obtidos durante esse período não podem ser aplicados em outras páginas e ações de marketing. Afinal, se uma mudança deu certo em determinada situação, pode ser que também seja valiosa em outros momentos.

Um case para comprovar a teoria

A essa altura, você pode estar aí se perguntando: mas será que os testes A/B realmente fazem tanta diferença assim? Um teste realizado em 2012 com o objetivo de aumentar as conversões em uma landing page provou que sim!
A hipótese era que, ao simplificar o formulário da página, as conversões aumentariam. A empresa resolveu então retirar apenas o campo para preenchimento do telefone no form. Acredite: só com isso, as conversões aumentaram incríveis 167%!
Apesar de parecer uma atitude simples demais para ter tanta interferência nos resultados, é exatamente isso que os testes A/B proporcionam. Qualquer detalhe pode ter um impacto gigantesco na estratégia de marketing digital da sua empresa, inclusive tornando os investimentos de mídia muito mais eficazes .
E então, gostou de saber o que é um teste A/B e quer receber mais informações para melhorar os resultados da sua empresa? Não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do marketing digital!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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