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O que você não sabe sobre Briefing Digital (+ 1 presente)

  • Por Strix
  • 04 ago., 2016
Será que você está está fazendo os briefings dos seus clientes do jeito certo? Descubra agora e baixe o nosso presente no final do post! O post O que você não sabe sobre Briefing Digital (+ 1 presente) apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
­­­­Na época da faculdade certamente você aprendeu a fazer um briefing. E provavelmente ouviu incontáveis vezes a importância de um briefing bem redigido. Mas aí você entrou no mercado de trabalho e viu que a correria no dia-a-dia da agência dificilmente permite que você escreva briefings bem elaborados, do jeitinho que você aprendeu enquanto estudava. O que deveria ser uma folha virou um parágrafo, que virou uma linha e depois virou uma mensagem de 5 palavras – ou menos – no WhatsApp.
O grande problema dessa nova prática no mercado publicitário é que o briefing é a melhor maneira de conversar com o seu cliente. É quando você extrai todas as informações para diagnosticar o problema ou estratégia da forma mais assertiva possível. Pense nas consultas de médicos, aquelas de demoram 1 hora. São as melhores, não são? Eles perguntam todos os detalhes da sua vida, até sobre a saúde dos seus bisavôs e você sai da consulta com os remédios certos para um tratamento eficaz. Na publicidade a dinâmica é a mesma! Quando mais você pergunta – e anota as respostas para encaminhar para os outros departamentos da agência, é claro! – mais perto da solução do problema vocês chegarão.
Aqui nesse post você vai ver quais são os tópicos que todo o briefing deve ter – especialmente os digitais – mas antes disso vamos te dar algumas dicas de como se preparar antes de conversar com o seu cliente.

Marque uma reunião

Eu sei que na correria cotidiana nem todo mundo tem tempo dar um pulinho na agência ou no cliente pra fazer um briefing. Se o cliente é antigo de casa então, já era! “Faz aquela campanha de sempre, do jeito que você já sabe”. Sim, você já sabe, mas poderia saber ainda mais e produzir ações cada vez melhores se vocês pudessem tirar uns minutinhos para conversar cara a cara – nem que seja ~cara a cara~ pelo Skype.

Faça uma breve pesquisa de mercado

Obviamente você não precisa chegar para reunião com uma linha do tempo da história da empresa, mas é bom estar atento aos detalhes. Se o seu cliente tem uma empresa de autopeças, por exemplo, você tem ideia de como está o mercado atual e quais são os grandes problemas que ele geralmente enfrenta? Você sabe se ele tem presença no mercado digital? É uma empresa nova ou está há mais tempo no mercado?
Você não precisa ser um sabe-tudo na reunião de briefing, o intuito é justamente perguntar, mas não custa nada mostrar algum domínio do assunto. Tenho certeza que vai facilitar sua vida na hora de colocar as ideias no papel, além de economizar tempo na hora da conversa – e cliente vai adorar o interesse.

Tenha em mente boas sugestões para o cliente

Mostre que você, como bom comunicador, está o tempo todo atento às oportunidades. (Às vezes é naquele jantar romântico com o amor da sua vida que a ideia salvadora da maior conta da agência aparece – por favor, papel e caneta ou celular carregado sempre!). Suas ideias devem fazer sentido para o cliente e defendidas com argumentos e números.

Quem preenche o briefing?

Por favorzinho, a César o que é de César! Quem preenche o briefing para a agência é o atendimento da conta, um profissional capacitado para filtrar as informações do cliente e julgar o que cabe ou não ser repassado aos demais integrantes da agência. Transferir para o cliente a responsabilidade de preencher um documento desta importância pode até parecer uma boa ideia no início, afinal de contas, é uma economia danada de tempo, mas provavelmente vocês perderão a oportunidade de criar campanhas incríveis por falta de informação.
Dicas dadas! Agora é só passar pra próxima página e descobrir o que você precisa saber para montar o briefing digital ideal.
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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