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Um guia rápido de Publicidade Nativa para te tirar do sufoco

  • Por Strix
  • 10 jun., 2016
Você já imaginou que algum dia iria consumir, curtir e compartilhar peças publicitárias sem nem se dar conta? Então leia esse texto. O post Um guia rápido de Publicidade Nativa para te tirar do sufoco apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Como você anda consumido mensagens publicitárias, sobretudo na internet? Se me responder que não consome ou não é influenciado pela publicidade, você está errado – e vou te provar porque.
Provavelmente você já leu, curtiu e compartilhou pelo menos um texto de  publicidade nativa e sem ter a menor ideia de que se tratava de um conteúdo publicitário. E não, ninguém estava tentando te enganar! Mas é justamente esse o segredo deste tipo de anúncio: eles encantam com um conteúdo inteligente e bem escrito, feito especialmente o público-alvo.
A adoção deste formato, ainda recente no Brasil, vem se tornando cada vez mais comum entre as marcas – e que bom que isso acontece! A publicidade nativa é aquele tipo de coisas que os americanos costumam chamar de win-win situation , ou seja, uma situação benéfica para ambos os lados: a marca consegue se relacionar com o público, enquanto o consumidor tem acesso a conteúdos de qualidade.

Publieditorial x Publicidade Nativa

publieditorial é um conteúdo publicado em canais de comunicação com uma linguagem mais comercial para vender ou ensinar a usar um produto/serviço, divulgar um lançamento e etc. Além dos canais de comunicação já conhecidos, também é bastante utilizado por influenciadores da internet como blogueiros, vlogueiros, instagramers (influenciadores do Instagram ) e snapchatters (influenciadores do Snapchat ).
A publicidade nativa   é um conteúdo de interessante ou informativo que tem como objetivo reforçar os valores da marca – a venda de produtos é uma consequência –, produzido pensando especialmente no público-alvo do produto/marca. O nome da marca ou produto não são mencionados porque o foco deste formato é o relacionamento com o cliente. É como se a marca dissesse “vou te dar essa informação preciosa, não importa se você não consume o meu produto”.
Em ambos os casos é importante lembrar que todo conteúdo deve ser sinalizado . A transparência com o público sempre vem em primeiro lugar.  

Os jovens e a publicidade nativa

Para o público jovem a publicidade nativa é, definitivamente, uma opção para alcançá-los. Por estarem sempre antenados e terem crescido no berço das internet, para eles a publicidade nativa é só uma forma de anunciar. Esse público vê com bons olhos este tipo de apelo – ao invés de achar que a marca tenta enganar o consumidor. Já o público adulto pode apresentar certa resistência a esse tipo de formato se o conteúdo não for devidamente sinalizado como conteúdo patrocinado mesmo que tenha indícios que aquile conteúdo tenha sido produzido com fins publicitários.

Motivos para amar a publicidade nativa

Se você ainda está em dúvida se investir na publicidade nativa é mesmo uma boa pedida, acho que esses argumentos podem te dar uma  mãozinha:

Se adequa à linguagem do site

O conteúdo patrocinado respeita a linguagem dos sites que estão sendo exibidos, desta forma as chances de atingir o público desejando usando uma abordagem correta é enorme.

Não é intrusivo

O usuário que estiver navegando pelo site só lerá o conteúdo patrocinado se estiver disposto a fazê-lo, em outras palavras, a marca terá total atenção do usuário naquele momento.

Agrega credibilidade

Investir em publicidade nativa significa admitir que marca e veículo têm os mesmos valores, que ambos enxergam pela mesma ótica. Por isso é sempre uma boa ideia escolher um veículo com credibilidade, e o qual o seu público se identifique.

Marcas diferentonas apostam em publicidade nativa

Diariamente as marcas estão buscando maneiras interessantes de se destacarem no mercado; as que estão sempre se reinventando e apostando em estratégias inovadoras para conversar com o seu público certamente vão receber maior atenção. Quer uma maneira melhor de fazer isso do que apostando em novos formatos de publicidade?

Fique de olho

Pode soar repetitivo, mas é muito sério: seja honesto com o público . Sempre que um conteúdo patrocinado for feito, sinalize. Afinal de contas, seria bastante desconexo investir numa campanha de relacionamento com o público ocultando informações tão importantes, não é mesmo?

Como acontece o milagre da coisa

No Grupo Jaime Câmara o conteúdo da publicidade nativa é produzido pelo Estúdio JCD. Tudo começa quando a marca fecha um pacote de publicações em um dos sites da empresa (conheça aqui todos os nossos produtos digitais). Feito isso, a equipe de marketing e produção de conteúdo estuda quais os assuntos seriam de interesse para o público-alvo.
Os conteúdos são inseridos no site dentro da editoria  Infomercial – junção das palavras informativo + comercial – e sinalizados que fazem parte de um conteúdo patrocinado. Junto ao texto é colocado um CTA e uma imagem que deve, preferencialmente, fazer referência ao produto e ao tema do texto.

Não acabou! Peraí  que tem resumão

Se você ficou perdido com tanta informação, não se desespere. Separamos os principais assuntos desse post para, sempre que precisar, você fazer aquela consulta rápida:
  • Diferente do publieditorial, o conteúdo de publicidade nativa não menciona a marca ou produto.
  • É uma ótima opção para conversar com o público jovem.
  • Quando a campanha é bem planejada, a linguagem do conteúdo é adequada ao perfil do usuário.
  • A marca cria um relacionamento com o público, que resulta em lembrança de marca.
  • A publicidade não é empurrada para o usuário, ele tem acesso a ela por opção.
  • Enquanto o usuário estiver em contato com o conteúdo patrocinado, a sua atenção está totalmente voltada para a marca, mesmo que ele não perceba.
  • Marcas que investe em conteúdo patrocinado são atentas ao mercado publicitário.
  • Os veículos escolhidos para o conteúdo patrocinado devem ter credibilidade e valores que condizem com a marca, afinal de contas, ambos estarão atrelados temporariamente.
  • O material gráfico é tão importante para a publicidade nativa quanto os textos da campanha.
  • O foco da publicidade nativa é o relacionamento com o cliente, a venda de produto é uma consequência.
Quer saber mais sobre esse tema? Então dá uma olhada nesses posts aqui:
  • Native Ads: você sabe o que é publicidade nativa?
  • A publicidade nativa quer te dizer algumas coisas
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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