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4 segredos sobre publicidade nativa que você não imagina

  • Por Strix
  • 23 jun., 2016
Descubra o que ninguém te contou sobre como fazer uma campanha de publicidade nativa que cliente nenhum vai colocar defeito! O post 4 segredos sobre publicidade nativa que você não imagina apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.

A publicidade nativa é um formato de publicidade que ainda está dando os seus primeiros passos no Brasil. Isso não significa que ela é ineficaz, mas significa que temos poucos profissionais de Marketing Digital  que experimentaram  o formato e sentem-se seguros para produzir uma campanha de sucesso.
Se você também se sente inseguro para investir, fica tranquilo! Como sempre, estamos aqui para te dar um abraço e resolver quase todos os seus problemas – tipo mãe, sabe? Por isso vamos te contar 4 segredos que te tornarão o mestre da publicidade nativa.

Sobre o público

Conheça o seu público. Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo se lembra disso na hora de criar a campanha. Ora, como conversar com alguém se vocês nem falam a mesma língua?
Imagine a seguinte situação (é surreal, eu sei, mas no final vai fazer sentido): você só fala português e está sozinho e perdido numa estação de trem… na Rússia! Como você pediria informação?

Opção 01: começaria a gesticular loucamente.
Opção 02: procuraria alguém que falasse português.
Opção 03: tentaria encontrar alguma placa que te desse uma vaga ideia do que fazer.

Se você escolheu qualquer umas das opções, parabéns! Você é um comunicador.
Para interagir com o usuário, a lei é uma só: emita sinais que possam ser entendidos pelo receptor (é claaaaro que você lembra direitinho das aulas de teorias da comunicação no início da faculdade, não é verdade?). Basta  observar o comportamento do usuário e adequar a linguagem da marca. 
Os seres humanos se comunicam não apenas pela fala, mas também por gestos, imagens, sons e etc, o que significa duas coisas: 1) as alternativas para conseguir se conectar com o seu público são enormes e; 2) quanto mais observar e tentar se inserir no ambiente do seu público, mais assertiva será a campanha.
Lembre-se que por mais universal que um produto/marca/serviço seja, ele não é dirigido para todos públicos (mesmo que você acredite que todas as pessoas de todas as idades, de todos os sexos e que moram e qualquer lugar do planeta consumam Disneylândia, Coca-Cola ou Nutella, acredite em mim, essas marcas têm seu público muito bem definido).
Observe (e por favorzinho, seja realista!), porque essa é a solução dos seus problemas. Preste atenção nas características do público que, de fato, consome o produto – ao invés de anunciar para quem você gostaria que consumisse o produto. Fique atento ao que essas pessoas gostam, qual linguagem elas usam, quem são os seus influenciadores… Quanto mais se conhece o público, mais fácil conectá-lo à marca.

Sobre relacionamento

O relacionamento é a alma da publicidade nativa. A marca que decide investir nesse formato entende que o vínculo criado com o cliente é o maior investimento que pode ser feito. É preciso confiar na marca da mesma forma em que se confia em seu melhor amigo.
Ser transparente é essencial. Deixe claro para o usuário que, embora o conteúdo tenha sido feito especialmente pensando nele, ainda é um conteúdo pago para estar naquela mídia. Isso costuma ser feito sinalizando textos como “Conteúdo Patrocinado”, “BrandED” ou “Publicidade Nativa”, por exemplo.

Sobre leads

A publicidade nativa é o formato ideal para captação de leads. A dinâmica é bastante simples: a marca oferta uma informação/notícia valiosa para o usuário e ele, voluntariamente, sede seus dados ser o conteúdo for interessante.
E como eu posso captar leads? Criando o que chamamos de íscas, aquele material feito no capricho que faz o usuário perceber que a marca teve o cuidado em selecionar um conteúdo produzido especialmente para se encaixar naquele momento da vida dele. Quer exemplos?
  • Uma agência de intercâmbio pode criar um eBook com o passo a passo de como tirar o passaporte.
  • Uma drogaria pode disponibilizar um aplicativo para smartphones que desperte e avise o usuário quando está na hora de tomar o remédio.
  • Um banco pode disponibilizar para downloads pesquisas dos melhores setores para investir em cada região do Brasil.
As possibilidades são infinitas, basta ter criatividade e dedicação.

Sobre agregar valor à marca

Quando falamos de publicidade nativa, falamos essencialmente de agregar valor à marca. Esse formato de propaganda está totalmente ligado à criação ou fortalecimento do relacionamento marca-cliente.
Diferente dos formatos tradicionais, a publicidade nativa não tem foco em vendas e talvez por isso um resultado imediato no varejo pode não ser percebido. No entanto, à médio e longo prazo é claramente perceptível o disparo nas vendas e valorização da marca. De acordo com  um estudo realizado pela Sharethrough e IPG Media, os anúncios em publicidade nativa geram 18% mais de intenção de compra. O intuito desse tipo de formato é personificar a marca de tal ponto que ela vire uma espécie de amigo do consumidor.
A publicidade nativa está, aos poucos, conquistando o mercado nacional. Também não é para menos! Qual outro formato de publicidade digital permite tamanha proximidade com o usuário? Os resultados desse investimento podem ser colhidos por muito tempo, o que deixa essa aposta ainda mais vantajosa. Não é a toa que grandes publishers pelo mundo, como o New York Times e a Editora Abril já abriram espaço para esse formato. E aí, o que você está esperando para anunciar?!

Quer saber mais sobre publicidade nativa?

Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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