Qual é o perfil do consumidor de e-commerce no Brasil?
- Por Rayam Saraiva
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- 18 abr., 2018
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Começando já com um fato: o Brasil tem o 3º maior comércio eletrônico do mundo. Em 2016, 48 milhões de brasileiros realizaram ao menos uma compra pela internet, o que corresponde a quase ¼ da população. É claro que, se formos comparar esses dados aos Estados Unidos, onde 96% da população faz...
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Começando já com um fato: o Brasil tem o 3º maior comércio eletrônico do mundo. Em 2016, 48 milhões de brasileiros realizaram ao menos uma compra pela internet, o que corresponde a quase ¼ da população.
É claro que, se formos comparar esses dados aos Estados Unidos, onde
96%
da população faz compras online, estamos bem atrás. Mas as notícias são boas: crescemos mais e mais a cada ano, mesmo com eventuais crises. Diante desse cenário, é fundamental entender o perfil do consumidor de
e-commerce
no país.
O sucesso do ambiente virtual para o comércio se deve a inúmeros fatores. Para 93% dos brasileiros, a comodidade é ponto determinante. E é bem fácil concordar com essas pessoas, afinal, principalmente após a popularização dos smartphones, é possível fazer compras em qualquer lugar e no horário que for mais conveniente.
Nada de correr para pegar a loja aberta, ter que se deslocar até o outro lado da cidade, carregar pacotes e se estressar: o e-commerce mudou essa rotina — para melhor, é claro!
Neste post, reunimos diversos dados demográficos, econômicos e comportamentais sobre o perfil do consumidor de e-commerce no Brasil. Continue lendo para entender!
Dados demográficos e econômicos
Para começar a entender o perfil do consumidor do e-commerce, é necessário conhecer de onde ele vem, qual o seu gênero, sua faixa etária e sua renda familiar. As informações que traremos a partir de agora foram retiradas do site do Sebrae, E-commerce Brasil e de um estudo realizado pela Ebit em 2017.
Região
O Sudeste é a região com o maior número de vendas no país. Em uma
pesquisa
realizada pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil, 80% dos entrevistados responderam que São Paulo é um dos principais destinos das vendas, seguido por Rio de Janeiro, com 63%, e Minas Gerais, com 53%.
Gênero
No ano de 2016, as mulheres tiveram uma participação maior que a dos homens. De acordo com um
estudo
da Ebit, 51,6% do público do e-commerce é feminino. No entanto, apesar de as mulheres representarem uma fatia maior, a disputa é bastante equilibrada.
Idade
A faixa etária com maior participação no volume de vendas do e-commerce no Brasil está entre 35 e 49 anos, representando 36% do público total. Em segundo lugar estão aqueles que têm de 25 a 34 anos, com 32%, e, por último, com apenas 1%, estão os que têm menos de 18 anos.
Renda
Apesar de a maior parte das vendas se concentrar nas famílias com renda abaixo de 3 mil reais, o resultado apontou que a média é de pouco mais de 5 mil. Considerando que a renda média do brasileiro é de
1.226 reais
, os consumidores de e-commerce estão bem acima do esperado.
Dados comportamentais
Conhecendo os principais dados demográficos e econômicos dos consumidores virtuais, podemos agora passar para seu perfil comportamental. Reunimos aqui ticket médio, produtos mais procurados e formas de pagamentos mais usadas para que consiga ter uma visão mais clara do todo. Acompanhe!
Ticket médio
O ticket médio dos consumidores vem crescendo anualmente. Em 2016, a média ficou em 417 reais por pessoa. Até o fim de 2017, a previsão é conseguir fechar com a marca de 452 reais.
Produtos mais procurados
Os produtos mais vendidos em lojas online estão na categoria moda e acessórios
, com 13,6%. Contudo, se formos avaliar o volume financeiro, a categoria eletrodomésticos
sai na frente, representando 23% do total gasto, seguida de perto por telefonia e celulares
, com 21%. Assim, por mais que os produtos de moda tenham mais saída, só somam 5,6% do total financeiro.
Formas de pagamento
De longe, o meio de pagamento mais usado no Brasil é o cartão de crédito, correspondendo a 64% do total. O boleto bancário vem logo em seguida, mas com um percentual bem abaixo: 22%. Quanto à forma, 42,2% os consumidores preferem comprar à vista, enquanto o restante parcela suas compras em, em média, 3,5 vezes.
Fatores mais importantes
Para ajustar sua loja virtual às expectativas dos consumidores, é preciso saber quais fatores eles consideram mais importantes nas plataformas virtuais. Além das fontes citadas anteriormente, recorremos a dados de um
estudo
da Martech para traçarmos um panorama do que acontece no mundo. Veja só!
Design
Nesse estudo global realizado pela Martech, constatou-se que 93% dos usuários consideram que o design do site é um fator importante no momento da decisão da compra. Isso significa que ter um layout agradável não é apenas questão de vaidade, uma vez que ele de fato
impacta nas vendas.
Usabilidade
O mesmo estudo ainda apontou que 76% dos entrevistados consideram que a usabilidade é a característica mais importante na hora de realizarem compras online. A plataforma deve, portanto, ser de fácil uso. Caso contrário, você provavelmente terá que lidar com muitas desistências por parte dos consumidores.
Carregamento
Mas também não basta criar um layout bonito e com boa usabilidade se ele demora demais para carregar. Para você ter uma ideia, no mundo inteiro, 65% das pessoas não esperam mais que 3 segundos pelo carregamento de um site. Portanto, se seu e-commerce apresenta lentidão, saiba: você certamente está perdendo muitos clientes.
Segurança
O consumidor precisa se sentir seguro ao efetuar uma compra online, especialmente quando é sua primeira vez em determinada loja virtual. Para os brasileiros, o selo de verificação é o principal elemento que transmite segurança, sendo que 70% desistem da compra quando esse elemento não existe — número maior se comparado à pesquisa global, que fica nos 61%.
Atendimento
Em geral, os consumidores online preferem ser atendidos pelo telefone. Entretanto, no Brasil, 97% dos e-commerces usam o e-mail como principal canal de atendimento. 82% usam também as redes sociais. Aqueles que fazem o uso do telefone representam 62% do total.
Outros meios de comunicação, como o chat, também têm mostrado grande aceitação. Nos EUA, 63% dos consumidores preferem voltar a comprar em um site que ofereça atendimento online por meio do chat.
Reviews
Avaliações e comentários são fundamentais para o usuário decidir fazer ou não sua compra. No mundo inteiro, 77% das pessoas veem as opiniões de terceiros antes de fazerem uma escolha. Logo, podemos afirmar que as marcas que não investem no atendimento e no
relacionamento com os usuários
vão manchando sua imagem aos poucos.
Responsividade
Os dispositivos móveis estão se tornando os aparelhos mais usados para acessar a internet. Para você ter uma ideia, 75% dos usuários abandonam um site quando ele não é
responsivo. Considerando que, no ano de 2016, o número de pessoas que comprou por meio de um smartphone dobrou em relação à 2015, ter um site adaptado para esses dispositivos é simplesmente indispensável.
Como podemos perceber, as vendas online têm crescido gradualmente e o cenário é bastante favorável. No entanto, é imprescindível que as empresas
monitorem com frequência
o comportamento do seu público, pois cada negócio tem suas peculiaridades e os próprios consumidores mudam com o tempo. Dessa forma, é possível criar estratégias que de fato deem resultados.
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