Blog Post

Redes sociais: #Tbt como ferramenta de campanha na luta contra o Alzheimer

  • Por Mel Castro
  • 18 jan., 2019
A doença de Alzheimer consiste na degeneração e morte das células cerebrais que destroem a memória e outras funções mentais importantes de forma progressiva. É uma doença sem cura que afeta, geralmente, pessoas acima de 60 anos de idade. Ao conversar com amigos que possuem familiares em processo avançado da... O post Redes sociais: #Tbt como ferramenta de campanha na luta contra o Alzheimer apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
A doença de Alzheimer consiste na degeneração e morte das células cerebrais que destroem a memória e outras funções mentais importantes de forma progressiva. É uma doença sem cura que afeta, geralmente, pessoas acima de 60 anos de idade.
Ao conversar com amigos que possuem familiares em processo avançado da doença, o redator e publicitário Rodrigo Camargo, decidiu criar um projeto que transformasse a hashtag #tbt em uma ferramenta que funcionasse como forma de campanha na luta contra o Alzheimer.
A hashtag TBT é a abreviação de “Thowback Thursday”, que significa “quinta-feira do retorno”. Bastante popular atualmente nas redes sociais, é utilizada na marcação de fotos que se refere a uma lembrança ou passado.
Rodrigo explica que enquanto a doença de Alzheimer apaga memórias, o #tbt traz à tona momentos marcantes. “Muitas famílias se desesperam por não saber o que fazer com quem possui o Alzheimer. Então, essa pequena ideia tem a intenção de despertar a busca consciente por informações”, relata o publicitário.
Para a divulgação da ideia, Rodrigo redigiu o seguinte texto para ser publicado na legenda dos posts que utilizarem a hashtag:
“A partir de hoje transformarei o meu #tbt em uma ferramenta na luta contra o Alzheimer, pois não é justo alguém não se lembrar da sua vida. Por isso, convido você a postar uma foto de uma memória marcante e ao lado da hashtag #tbt, usar também #Alzheimer. Vamos aprender, nos informar e usar boas lembranças para ajudar mais de 35,6 milhões de pessoas que sofrem desse mal, suas famílias e as instituições que oferecem apoio. Quanto mais falarmos sobre, mais poderemos contribuir. Confira no site da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), tire suas dúvidas. http://abraz.org.br/web/ *Copie e cole esse texto ao postar sua foto.”
Repercussão
De acordo com Rodrigo, a campanha teve início em dezembro de 2018 e, até o início de 2019, mais de 130 pessoas se juntaram a ela. Além disso, algumas instituições de fora do país, como a Alzheimer’s Disease International de Londres, estão se propondo a ajudar.
“É meio que um formato de ‘corrente do bem’. Mas no futuro, planejo que a hashtag #tbt seja vista 100% como a hashtag oficial da luta contra o Alzheimer”, afirma.
 
Informações – PropMark.
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
Mais Posts
Share by: