Marketing Digital

Redes sociais: #Tbt como ferramenta de campanha na luta contra o Alzheimer

By 18 de janeiro de 2019 No Comments

A doença de Alzheimer consiste na degeneração e morte das células cerebrais que destroem a memória e outras funções mentais importantes de forma progressiva. É uma doença sem cura que afeta, geralmente, pessoas acima de 60 anos de idade.

Ao conversar com amigos que possuem familiares em processo avançado da doença, o redator e publicitário Rodrigo Camargo, decidiu criar um projeto que transformasse a hashtag #tbt em uma ferramenta que funcionasse como forma de campanha na luta contra o Alzheimer.

A hashtag TBT é a abreviação de “Thowback Thursday”, que significa “quinta-feira do retorno”. Bastante popular atualmente nas redes sociais, é utilizada na marcação de fotos que se refere a uma lembrança ou passado.

Rodrigo explica que enquanto a doença de Alzheimer apaga memórias, o #tbt traz à tona momentos marcantes. “Muitas famílias se desesperam por não saber o que fazer com quem possui o Alzheimer. Então, essa pequena ideia tem a intenção de despertar a busca consciente por informações”, relata o publicitário.

Para a divulgação da ideia, Rodrigo redigiu o seguinte texto para ser publicado na legenda dos posts que utilizarem a hashtag:

“A partir de hoje transformarei o meu #tbt em uma ferramenta na luta contra o Alzheimer, pois não é justo alguém não se lembrar da sua vida. Por isso, convido você a postar uma foto de uma memória marcante e ao lado da hashtag #tbt, usar também #Alzheimer. Vamos aprender, nos informar e usar boas lembranças para ajudar mais de 35,6 milhões de pessoas que sofrem desse mal, suas famílias e as instituições que oferecem apoio. Quanto mais falarmos sobre, mais poderemos contribuir. Confira no site da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), tire suas dúvidas. http://abraz.org.br/web/ *Copie e cole esse texto ao postar sua foto.”

Repercussão

De acordo com Rodrigo, a campanha teve início em dezembro de 2018 e, até o início de 2019, mais de 130 pessoas se juntaram a ela. Além disso, algumas instituições de fora do país, como a Alzheimer’s Disease International de Londres, estão se propondo a ajudar.

“É meio que um formato de ‘corrente do bem’. Mas no futuro, planejo que a hashtag #tbt seja vista 100% como a hashtag oficial da luta contra o Alzheimer”, afirma.

 

Informações – PropMark.

Leave a Reply