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SEO Local: aprenda como usar essa estratégia para alavancar seu negócio!

  • Por Rayam Saraiva
  • 26 jun., 2018
Uma estratégia de marketing digital vitoriosa exige cuidado especial com o design de cada peça e espaço utilizado pela sua empresa. Afinal, ele é importante tanto para garantir uma imagem forte e única para sua organização, quanto para melhorar a experiência do usuário e, assim, melhorar índices importantes, como o número de cliques em um banner ou tempo de permanência em uma página. O desafio, aqui, é manter-se a par das novidades da área que surgem a todo momento. Para ajudar, listamos as 9 principais tendências do design para 2018. Confira! O post SEO Local: aprenda como usar essa estratégia para alavancar seu negócio! apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.

Já ouviu falar sobre SEO local? Tem ideia dos benefícios que isso pode trazer para o seu negócio ou de como essa estratégia deve ser aplicada? Se a resposta para qualquer uma dessas pergunta foi “não”, este texto é para você.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto e aprenda a usar essa estratégia que promete alavancar seu negócio!

SEO vs. SEO local

Se você chegou até aqui, já deve ter uma noção sobre o assunto, então sabe que o  SEO é uma estratégia  que vem sendo utilizada há anos no  marketing digital  para colocar sites nas melhores posições dos resultados de motores de buscas, como o Google.

Os negócios que conseguem êxito nisso são encontrados mais facilmente pelo público sem que seja necessário pagar pela exibição de anúncios contínuos, algo extremamente atrativo para qualquer gestor ou gerente de marketing. Ter êxito nessa estratégia, contudo, não é tão fácil assim. Querendo ou não, seu negócio está disputando posições no Google com concorrentes de todo o país.

Imagine que João, um jovem adulto de 23 anos, esteja procurando por uma bolsa térmica. Ele não se importa de fazer essa compra pela internet e decide procurar no Google pelo produto com a seguinte frase: “melhores bolsas térmicas”.

Num piscar de olhos João vai encontrar links com o produto em lojas espalhadas pelo Brasil inteiro, além de links com textos, e até mesmo vídeos, falando sobre bolsas térmicas. A concorrência é bem forte nesse cenário. As coisas mudam de figura quando o SEO local entra em jogo.

O que é o SEO local?

O SEO local é, basicamente, o já conhecido SEO com uma diferença: ele é focado em uma localidade específica, definida pelo usuário.

Digamos que João more em Goiânia e não tenha pesquisado por “melhores bolsas térmicas”, e sim por “bolsas térmicas Goiânia”. Os resultados exibidos para ele seriam completamente diferentes dos exibidos com a palavra-chave anterior. A concorrência, que antes era de âmbito nacional,  passa a ser local. Não preciso nem dizer que isso deixa as coisas bem mais fáceis, não é?

Agora, você deve estar se perguntando “mas o SEO local só entra em jogo quando o usuário adiciona uma localidade à busca?”. Essa também é uma questão que será respondida mais à frente.

As vantagens do SEO local

Abra o seu navegador em modo anônimo e faça a seguinte pesquisa no Google: “cafeterias”. Sim, basta digitar essa palavra. O Google — esperto como é — deduz que, nesse caso, os resultados mais importantes para você são as cafeterias da sua cidade, isto é, da localidade em que você está no momento que faz a busca.

Esse exemplo já mostra uma das vantagens do SEO local: negócios que investem nessa estratégia têm mais chances de aparecer quando alguém faz uma busca por palavra-chave + localidade.

Um outro benefício da estratégia é que, em certos casos, o mesmo negócio que investiu em SEO local pode aparecer preferencialmente nos resultados mesmo quando alguém não adiciona uma localidade à palavra-chave, como aconteceu no caso da cafeteria. Isso significa que negócios que não investem em SEO local ficarão para trás dos concorrentes que investem nisso dentro da sua cidade.

Voltando ao nosso exemplo: João encontraria com facilidade uma loja que vende bolsas térmicas em Goiânia e investe em SEO local, sendo que aquelas que deixam de lado essa estratégia acabam não sendo nem cogitadas pelo consumidor.

Há também uma outra vantagem em investir nessa tática, mas, por enquanto, vamos para a pergunta mais importante que você já deve estar fazendo mentalmente: o que é preciso fazer para trabalhar com o SEO local?

Aplicando o SEO local

Para desfrutar dos benefícios do SEO local, é necessário seguir alguns passos e  adotar ferramentas  que são próprias da estratégia. Aqui estão eles:

Google Meu Negócio

O Google possui uma página de cadastro chamada de  Google Meu Negócio. Nela, você pode cadastrar a sua empresa diretamente no motor de buscas, adicionando informações sobre o que o seu negócio faz, meios de contato, endereço, fotos, horário de funcionamento, entre outras coisas.

Ao preencher esses dados, você mostra ao Google que se importa em passar todas as informações relevantes sobre o seu negócio para o público, e o resultado disso é que a sua empresa terá mais chances de ser visualizada em buscas locais.

SEO local no site

A mesma lógica aplicada no Google Meu Negócio também vale para o seu site. É preciso disponibilizar ao público todas as informações de contato e detalhes sobre a sua empresa, mas não é só isso.

O título e a descrição do site devem conter alguma palavra-chave de peso do seu negócio + localidade, como “Cafeteria Bom de Café Goiânia”.

Não ignorar regiões metropolitanas e bairros

Quando falamos de localidade, não estamos falando apenas de cidades. Bairros também entram em jogo! Adotar um bairro como localidade pode fazer com que as pessoas que trabalham ou moram naquela área e adjacências passem a conhecer o seu negócio depois de uma busca no Google.

Há também a chance de que o seu negócio seja bastante próximo da região metropolitana da sua cidade, fazendo com que seja perfeitamente normal adicionar mais essa localidade às suas palavras-chaves. Os bairros e regiões metropolitanas, inclusive, podem ser adicionados à descrição ou mesmo ao título do seu site.

Dicas de palavras-chave

É meio complicado falar de SEO e não citar palavras-chave, não é mesmo? Ao usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o  planejador do Google , certifique-se de quais são os termos mais procurados nas buscas que envolvem localidade.

Em alguns casos, as pessoas usarão “cafeteria Goiânia”, enquanto em outras cidades a busca pode ser algo como “Cafeteria em São José dos Campos” (com a preposição “em”). Prestar atenção a essas diferenças nas buscas regionais é um dos diferenciais para conseguir ficar na frente de um concorrente que também trabalha o SEO local.

Redes sociais

Não é só no Google Meu Negócio e em seu site que as informações sobre o seu negócio precisam ser adicionadas. Faça o mesmo nas redes sociais!

E aí, curtiu as dicas deste texto? Então você precisa conferir o nosso infográfico para saber mais sobre o comportamento do goiano na internet! Basta  clicar aqui  para conferir.

Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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