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Sofrendo com abandono de carrinho? 7 lições que você deve aprender

  • Por Rayam Saraiva
  • 31 jul., 2018
Quem tem um e-commerce sabe o quanto é frustrante se deparar com uma alta taxa de abandono de carrinho. Muitas vezes, o site tem bastante acesso, os usuários adicionam os produtos, mas não concluem a compra. É claro que é impossível zerar essa taxa, mas existem algumas práticas que reduzem o percentual... O post Sofrendo com abandono de carrinho? 7 lições que você deve aprender apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Quem tem um  e-commerce  sabe o quanto é frustrante se deparar com uma alta taxa de abandono de carrinho. Muitas vezes, o site tem bastante acesso, os usuários adicionam os produtos, mas não concluem a compra. É claro que é impossível zerar essa taxa, mas existem algumas práticas que reduzem o percentual de modo considerável.
Antes de listarmos algumas lições valiosas, é importante deixar claro que você deve monitorar o seu site constantemente para conhecer com mais detalhes as razões dessa objeção.
Se você foca em apenas um ou outro aspecto, fica difícil identificar e corrigir os erros. Então, antes de se descabelar tentando adivinhar o que está errado, analise todos os passos dos usuários em seu site. A resposta pode estar onde você menos espera!
Quer conhecer as melhores práticas para o seu e-commerce vender mais? Continue a leitura!

1. Adicione mais formas de pagamento

Talvez esse seja o motivo mais óbvio, mas não poderíamos deixar de incluí-lo na lista. Primeiramente, você deve disponibilizar as principais bandeiras de cartão de crédito, boleto bancário e a opção de parcelamento. Assim, as chances de abandono de carrinho já diminuem bastante.
No entanto, você pode sair do feijão com arroz e oferecer outras possibilidades, como a transferência on-line ou um intermediário de pagamento.
Não se esqueça, também, de transmitir confiança aos consumidores. É essencial que você exiba um selo de segurança em seu site, como o certificado digital SSL. Sabe quando você entra em uma página e o domínio começa com HTTPS e tem um cadeado ao lado? É disso que estamos falando! Dessa maneira, o usuário sabe que está em um ambiente seguro.

2. Faça testes de usabilidade

É bastante decepcionante entrar em um site buscando mais informações sobre a empresa e não encontrar a seção ou tentar concluir uma compra e demorar para achar o botão de finalizar. A vontade é fechar o navegador no mesmo instante — e é provável que você faça isso mesmo.
Então, sua loja virtual deve ser desenvolvida para entregar a melhor  experiência para os usuários. Caso contrário, eles vão correr para longe o mais rápido possível.
Uma boa forma de descobrir o que está errado é por meio do teste de usabilidade. Para isso, você deve convidar algumas pessoas a executarem determinadas ações e observá-las. Se você notar que elas estão com dificuldade, já sabe que algo deve ser feito. Existem, ainda, outras maneiras não-presenciais para identificar os pontos que precisam ser melhorados, como os  testes A/B.

3. Facilite o cadastro dos clientes

Outro aspecto que faz muitos consumidores abandonarem o carrinho é o cadastro extenso. Quando você pede muitas informações antes do fechamento, é possível que o usuário fique irritado e desista da compra.
O tempo de cada pessoa é precioso, e ninguém quer ficar longos minutos na frente da tela apenas para adquirir um produto. Sendo assim, é aconselhável que você peça apenas os dados necessários.
Diminuir a quantidade de etapas até a finalização da compra também ajuda bastante. Às vezes, são tantas páginas, que temos a impressão de que nunca vai acabar. Portanto, seja objetivo, mas sem deixar de inserir informações importantes aos possíveis clientes.

4. Tenha um site responsivo

Hoje, boa parte dos consumidores fazem suas compras por meio dos smartphones. Isso não é novidade para ninguém, afinal, umas das vantagens em comprar on-line é a comodidade. De onde estivermos, não importa o horário, podemos pedir aquele produto que sempre desejamos com alguns cliques.
Logo, se você não tem um site que se ajuste aos dispositivos móveis, deixa de conquistar clientes importantes. Basta se colocar no lugar do usuário: imagine entrar em um site de e-commerce e ter que dar zoom para ler as descrições ou clicar nos botões. É uma tortura, concorda? Sendo assim,  apostar na responsividade  não é um diferencial, mas uma obrigação se você quer se manter no mercado.

5. Seja transparente

Uma das piores sensações que podemos ter é de que fomos enganados. Mesmo que não seja a sua intenção, quando você omite algumas informações antes de concluir a venda, gera uma impressão de trapaça. Para evitar essa situação, é preciso se prevenir e esclarecer previamente alguns pontos, como:
  • valor do frete;
  • prazo de entrega;
  • política de trocas e devoluções.
Além dessas informações que são de praxe, é necessário ter cuidado ao descrever cada produto para que nenhum detalhe fique de fora. Se você está vendendo uma jaqueta que parece de couro, mas é outro material, por exemplo, você deve indicar o tipo de tecido daquela peça. Desse modo, o consumidor não abandona o carrinho por falta de comunicação.

6. Contrate um bom serviço de hospedagem

É decepcionante entrar em um site que demora muito para carregar ou fique fora do ar frequentemente. Por isso, é fundamental contratar um serviço de hospedagem que disponha de um bom servidor e dê o suporte apropriado. Não vale a pena economizar seu dinheiro e escolher o mais barato que tem no mercado. Assim, você pode arruinar a reputação do  seu negócio.
Uma dica para que você não comece com gastos além do necessário é optar pela hospedagem em nuvem. A grande vantagem é que você pode começar com um plano básico, e à medida que o seu site for crescendo, é possível aumentar o espaço de armazenamento. Ou seja, é bastante flexível.

7. Invista em remarketing

Mesmo que você tenha feito um bom trabalho em sua loja virtual, muitas vezes o consumidor abandona o carrinho por motivos alheios à sua vontade. Pode ser que ele seja indeciso, lembrou que tem outros boletos para pagar, tinha uma viagem marcada, enfim, existem diversas possibilidades. Nesses casos, o ideal é fazer remarketing.
Essa  estratégia  consiste em veicular seus anúncios para esses usuários que viram os seus produtos, mas não concluíram a compra. Quando você exibe o anúncio do mesmo produto que a pessoa viu no seu site, a intenção é que ela não se esqueça e compre no momento apropriado. Geralmente, o remarketing é feito por meio do  Google AdWords  e Facebook Ads.
Notou como o problema com o abandono de carrinho pode ser amenizado quando você toma alguns cuidados? Nem sempre o obstáculo está nos seus produtos, mas em algumas decisões erradas, seja na escolha da plataforma ou na campanha de marketing mal executada. Para não cometer erros, ou pelo menos conseguir diminuí-los, pense sempre em entregar a melhor experiência aos clientes.
Quer saber mais sobre o assunto?  Leia nosso artigo sobre UX (User Experience) !
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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