Sofrendo com abandono de carrinho? 7 lições que você deve aprender
- Por Rayam Saraiva
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- 31 jul., 2018
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Quem tem um e-commerce sabe o quanto é frustrante se deparar com uma alta taxa de abandono de carrinho. Muitas vezes, o site tem bastante acesso, os usuários adicionam os produtos, mas não concluem a compra. É claro que é impossível zerar essa taxa, mas existem algumas práticas que reduzem o percentual...
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Quem tem um
e-commerce
sabe o quanto é frustrante se deparar com uma alta taxa de abandono de carrinho. Muitas vezes, o site tem bastante acesso, os usuários adicionam os produtos, mas não concluem a compra. É claro que é impossível zerar essa taxa, mas existem algumas práticas que reduzem o percentual de modo considerável.
Antes de listarmos algumas lições valiosas, é importante deixar claro que você deve monitorar o seu site constantemente para conhecer com mais detalhes as razões dessa objeção.
Se você foca em apenas um ou outro aspecto, fica difícil identificar e corrigir os erros. Então, antes de se descabelar tentando adivinhar o que está errado, analise todos os passos dos usuários em seu site. A resposta pode estar onde você menos espera!
Quer conhecer as melhores práticas para o seu e-commerce vender mais? Continue a leitura!
1. Adicione mais formas de pagamento
Talvez esse seja o motivo mais óbvio, mas não poderíamos deixar de incluí-lo na lista. Primeiramente, você deve disponibilizar as principais bandeiras de cartão de crédito, boleto bancário e a opção de parcelamento. Assim, as chances de abandono de carrinho já diminuem bastante.
No entanto, você pode sair do feijão com arroz e oferecer outras possibilidades, como a transferência on-line ou um intermediário de pagamento.
Não se esqueça, também, de transmitir confiança aos consumidores. É essencial que você exiba um selo de segurança em seu site, como o certificado digital SSL. Sabe quando você entra em uma página e o domínio começa com HTTPS e tem um cadeado ao lado? É disso que estamos falando! Dessa maneira, o usuário sabe que está em um ambiente seguro.
2. Faça testes de usabilidade
É bastante decepcionante entrar em um site buscando mais informações sobre a empresa e não encontrar a seção ou tentar concluir uma compra e demorar para achar o botão de finalizar. A vontade é fechar o navegador no mesmo instante — e é provável que você faça isso mesmo.
Então, sua loja virtual deve ser desenvolvida para entregar a melhor
experiência para os usuários. Caso contrário, eles vão correr para longe o mais rápido possível.
Uma boa forma de descobrir o que está errado é por meio do teste de usabilidade. Para isso, você deve convidar algumas pessoas a executarem determinadas ações e observá-las. Se você notar que elas estão com dificuldade, já sabe que algo deve ser feito. Existem, ainda, outras maneiras não-presenciais para identificar os pontos que precisam ser melhorados, como os
testes A/B.
3. Facilite o cadastro dos clientes
Outro aspecto que faz muitos consumidores abandonarem o carrinho é o cadastro extenso. Quando você pede muitas informações antes do fechamento, é possível que o usuário fique irritado e desista da compra.
O tempo de cada pessoa é precioso, e ninguém quer ficar longos minutos na frente da tela apenas para adquirir um produto. Sendo assim, é aconselhável que você peça apenas os dados necessários.
Diminuir a quantidade de etapas até a finalização da compra também ajuda bastante. Às vezes, são tantas páginas, que temos a impressão de que nunca vai acabar. Portanto, seja objetivo, mas sem deixar de inserir informações importantes aos possíveis clientes.
4. Tenha um site responsivo
Hoje, boa parte dos consumidores fazem suas compras por meio dos smartphones. Isso não é novidade para ninguém, afinal, umas das vantagens em comprar on-line é a comodidade. De onde estivermos, não importa o horário, podemos pedir aquele produto que sempre desejamos com alguns cliques.
Logo, se você não tem um site que se ajuste aos dispositivos móveis, deixa de conquistar clientes importantes. Basta se colocar no lugar do usuário: imagine entrar em um site de e-commerce e ter que dar zoom para ler as descrições ou clicar nos botões. É uma tortura, concorda? Sendo assim,
apostar na responsividade
não é um diferencial, mas uma obrigação se você quer se manter no mercado.
5. Seja transparente
Uma das piores sensações que podemos ter é de que fomos enganados. Mesmo que não seja a sua intenção, quando você omite algumas informações antes de concluir a venda, gera uma impressão de trapaça. Para evitar essa situação, é preciso se prevenir e esclarecer previamente alguns pontos, como:
- valor do frete;
- prazo de entrega;
- política de trocas e devoluções.
Além dessas informações que são de praxe, é necessário ter cuidado ao descrever cada produto para que nenhum detalhe fique de fora. Se você está vendendo uma jaqueta que parece de couro, mas é outro material, por exemplo, você deve indicar o tipo de tecido daquela peça. Desse modo, o consumidor não abandona o carrinho por falta de comunicação.
6. Contrate um bom serviço de hospedagem
É decepcionante entrar em um site que demora muito para carregar ou fique fora do ar frequentemente. Por isso, é fundamental contratar um serviço de hospedagem que disponha de um bom servidor e dê o suporte apropriado. Não vale a pena economizar seu dinheiro e escolher o mais barato que tem no mercado. Assim, você pode arruinar a reputação do
seu negócio.
Uma dica para que você não comece com gastos além do necessário é optar pela hospedagem em nuvem. A grande vantagem é que você pode começar com um plano básico, e à medida que o seu site for crescendo, é possível aumentar o espaço de armazenamento. Ou seja, é bastante flexível.
7. Invista em remarketing
Mesmo que você tenha feito um bom trabalho em sua loja virtual, muitas vezes o consumidor abandona o carrinho por motivos alheios à sua vontade. Pode ser que ele seja indeciso, lembrou que tem outros boletos para pagar, tinha uma viagem marcada, enfim, existem diversas possibilidades. Nesses casos, o ideal é fazer remarketing.
Essa
estratégia
consiste em veicular seus anúncios para esses usuários que viram os seus produtos, mas não concluíram a compra. Quando você exibe o anúncio do mesmo produto que a pessoa viu no seu site, a intenção é que ela não se esqueça e compre no momento apropriado. Geralmente, o remarketing é feito por meio do
Google AdWords
e Facebook Ads.
Notou como o problema com o abandono de carrinho pode ser amenizado quando você toma alguns cuidados? Nem sempre o obstáculo está nos seus produtos, mas em algumas decisões erradas, seja na escolha da plataforma ou na campanha de marketing mal executada. Para não cometer erros, ou pelo menos conseguir diminuí-los, pense sempre em entregar a melhor experiência aos clientes.