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Você sabe o que é SEO? Aprenda aqui!

  • Por Rayam Saraiva
  • 22 mai., 2018
Com o avanço das vendas online, o conhecimento das estratégias de marketing digital se tornou essencial aos empreendedores. É preciso entender e investir nas técnicas que podem gerar bons resultados para os negócios. Se as oportunidades cresceram com os recursos trazidos pela internet, a concorrência também aumentou. Então, a fim de se... O post Você sabe o que é SEO? Aprenda aqui! apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Com o avanço das vendas online, o conhecimento das estratégias de  marketing digital  se tornou essencial aos empreendedores. É preciso entender e investir nas técnicas que podem gerar bons resultados para os negócios. Se as oportunidades cresceram com os recursos trazidos pela internet, a concorrência também aumentou. Então, a fim de se destacar e buscar resultados melhores, é importante entender o que é SEO e como aplicar as técnicas.
Se você deseja otimizar seus recursos e estratégias, leia nosso post. Nos próximos tópicos, vamos mostrar todos os detalhes sobre SEO e como ele pode te ajudar. Boa leitura!

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é uma sigla que representa um conjunto de técnicas e estratégias de otimização de sites, cujo objetivo é melhorar o posicionamento deles nas páginas de busca orgânica, ou seja, sem que seja necessário pagar para aparecer entre os primeiros resultados.
Na página de resposta do  Google , as primeiras posições são destinadas aos links patrocinados. Logo após, vêm as posições orgânicas. Então, essas primeiras opções também ganham destaque na preferência do público.
Com a internet, a busca por produtos e serviços foi facilitada. Antigamente, as empresas se limitavam a uma região, construindo sua lista de clientes pela proximidade. Graças aos recursos online, é possível comprar em sites de empresas de todo o mundo, com grande facilidade. Além disso, pode-se comparar ofertas, analisar depoimentos de clientes, buscar informações aprofundadas sobre marcas e itens. Tudo isso visando a embasar a decisão de compra.
Para encontrar os produtos, os primeiros canais são os sites de busca, como o Google. Sendo assim, as empresas que conseguem colocar seus domínios nas primeiras posições dos resultados da busca conquistam  diversos benefícios , como a captação de um grande número de visitantes, podendo gerar conversões e fazer boas vendas.
É possível aparecer nas primeiras colocações da busca realizando investimento financeiro, ou seja, patrocinando links. Basta acessar a plataforma do  Google Adwords  e pagar por algumas palavras-chave do seu mercado. Dependendo dos lances que você der por palavra, pode escalar posições e aparecer entre as primeiras opções. Cada clique recebido terá um custo, mas é uma ótima forma de encontrar resultados em um curto prazo.
Porém, quando o investimento é interrompido, seus anúncios são interrompidos. Então, pensando em resultados em longo prazo, é preciso investir em SEO. Esse investimento deve ser contínuo, e os resultados não aparecem de um dia para o outro. É necessário ter paciência, empenho e manter o planejamento. Pode demorar um pouco até que se conquiste o objetivo, mas, uma vez alcançado, a posição pode ser mantida por um longo período, valendo a pena todo o esforço.

Como usar as técnicas de otimização?

Agora que você já sabe o que é SEO, vamos mostrar algumas técnicas que ajudam no melhor ranqueamento das páginas.

1. Faça uma boa pesquisa de palavras-chave

Todo o trabalho de SEO começa por uma boa pesquisa de palavras-chave. Esses termos representam a forma com que os consumidores buscam uma informação ou solução para um problema. O Google ou outros canais de busca fazem uma varredura por esses termos nos dados que têm sobre os bilhões de sites da internet, analisando o conteúdo que mais se enquadra ao que o usuário procura.
Cada nicho de mercado tem palavras-chave diferentes. Então, você deve encontrar aquelas que são relacionadas ao seu negócio. Uma boa dica é utilizar o  Keyword Planner , uma ferramenta do Google que te ajuda a identificar os termos mais buscados, de forma bem simples.
As palavras-chave podem ser divididas em dois grupos: head tail e long tail. As head tail são os termos gerais. Por exemplo, “geladeira”. Se você digita somente essa palavra no buscador, várias opções serão exibidas, de diferentes marcas, modelos, cores, tamanhos etc. Não há qualquer especificação. O head tail apresenta grande procura, mas a concorrência também é bastante alta e, geralmente, os consumidores que utilizam termos assim ainda buscam as primeiras informações sobre o produto, estando longe da decisão de compra.
Já os termos long tail são mais específicos. Por exemplo, “geladeira inox frost free 429 litros”. Esse é um termo que, se utilizado, vai trazer respostas específicas do produto, com marcas e modelos que atendam a essas características. A quantidade de buscas por essa palavra-chave será menor, assim como a concorrência. Porém, a conversão será maior, já que, nesses casos, é comum que o potencial cliente já tenha um certo conhecimento sobre o produto e saiba o que deseja.
Então, a dica é variar o tipo de palavra-chave, utilizando ambos para cobrir uma quantidade maior de buscas e estar mais visível aos clientes.

2. Avalie todo o seu site

O trabalho de SEO deve ser feito em cada página do seu site, blog, página inicial, página de produtos etc. Dependendo da plataforma que você utiliza para hospedar o seu site, algumas ferramentas fazem essa avaliação, mostrando onde você pode melhorar seu desempenho.
É importante que se observe cada detalhe, como o conteúdo da página, a utilização correta de links externos e internos e se as informações contidas estão atualizadas. Avalie também o tráfego, identificando os locais que o público mais visita e levantando os possíveis motivos.

3. Produza conteúdo relevante

marketing de conteúdo  é uma das principais ferramentas para trabalhar o SEO. O perfil dos consumidores mudou bastante nos últimos tempos. Há uma grande necessidade de conhecimento. As vendas forçadas já não têm espaço. Por isso, as marcas estão se preocupando em criar blogs, estar presente nas redes sociais e oferecer um bom atendimento, de forma prática e dinâmica.
Esse gênero de marketing consiste em criar uma fonte de informação, onde o potencial cliente terá acesso a todo o conhecimento necessário para embasar a sua decisão de compra. Tendo isso em mente, as equipes podem definir palavras-chave, usar links internos ou externos e utilizar diferentes tipos de mídia, como textos, vídeos e imagens. Todas essas ações favorecem o trabalho de SEO.
Outro ponto analisado pelos buscadores é o tráfego do site. Novamente, o marketing de conteúdo aparece para ajudar. A geração de conteúdo consegue  atrair novos clientes , manter os que já conhecem a marca e fidelizá-los, garantindo boa visitação.

4. Alinhe as estratégias de marketing digital

O marketing digital apresenta diversas vertentes. Produção de conteúdo, presença nas redes sociais, chat online para melhorar o atendimento e utilização de  influenciadores digitais  para atrair o público são apenas alguns exemplos.
É interessante alinhar todas essas estratégias de forma a otimizar os recursos e melhorar o posicionamento na busca orgânica. Ao produzir um conteúdo, por exemplo, divulgue nas redes sociais, porque o alcance das plataformas vai contribuir para um bom tráfego. Durante o atendimento no chat online, envie os links dos conteúdos para tirar as dúvidas do público, sempre direcionando para seu site.

Quais são os mitos sobre SEO?

Vale destacar que existem muitos mitos ao redor do que funciona e daquilo que não tem influência nos resultados de SEO. Vejamos os principais deles.

A meta description não importa

A meta description é um pequeno pedaço de informação que aparece abaixo do título da página de um resultado de busca. Ela mostra uma descrição para que o usuário saiba o que encontrar naquela página antes de clicar para visitá-la.
Mesmo que o Google já tenha anunciado que  a meta description não influencia diretamente o posicionamento das páginas , não significa que ela seja inútil. Criar uma descrição atrativa e sucinta (lembre-se que os mecanismos de busca cortam o final de descrições muito extensas) é essencial para as pessoas se interessarem pelo seu site e se convencerem a clicar no link.

Contratar uma agência ajuda a melhorar o posicionamento mais rápido

Apesar de a contratação de uma agência especializada ser uma prática altamente recomendada, isso não quer dizer que os resultados virão em um piscar de olhos. Por mais que os profissionais de SEO tenham experiência e saibam quais ações podem ser mais favoráveis para o seu site, é preciso levar em conta que as estratégias nesse sentido costumam ter um retorno de médio a longo prazo.
Sendo assim, se a sua agência promete resultados imediatos com SEO ou até mesmo garante a primeira posição nos resultados de busca, desconfie. Ninguém é capaz de dominar ou manipular os rankings do Google ou de outro mecanismo de busca, logo, esse tipo de garantia é totalmente falso.

Indicadores de redes sociais não estão relacionados ao posicionamento

Para estabelecer um canal de comunicação mais próximo com clientes e admiradores, é usual que as marcas tenham perfis em  redes sociais , como Facebook, Twitter e LinkedIn. Mas será que empresas com muitos seguidores são consideradas mais importantes e, por isso, recebem um ranqueamento melhor? Ou ainda: será que uma quantidade considerável de compartilhamentos de uma de suas páginas impacta o posicionamento?
Essas são questões que ainda geram polêmica entre os profissionais de SEO, mas o fato é que  os sinais sociais podem influenciar o valor de um link no Google , afinal, eles representam um indício do quão útil e relevante o seu site é para os usuários.

Qual chapéu você deve usar?

Quando aplicamos as táticas de SEO, é importante seguir as diretrizes dos buscadores e jamais tentar burlar o sistema, já que isso pode resultar em penalizações, que vão desde uma queda no posicionamento até a suspensão do seu site dos resultados de busca.
Se você for pelo caminho correto, estará do lado do “white hat” SEO, ou “chapéu branco”. Por outro lado, se tomar decisões que vão contra as regras, fará parte do grupo dos “black hat” SEO, ou “chapéu preto”.
Não há dúvida quanto ao fato de que as medidas “black hat” são condenáveis. Porém, um conhecimento profundo de SEO envolve saber essas técnicas para garantir que você execute as ações dentro das normas e não prejudique um bom posicionamento que você já tenha conquistado.

E então, vamos aplicar o SEO?

Como vimos em nosso artigo, para ter sucesso nas vendas online, é imprescindível entender o que é SEO e aplicar suas técnicas. Esse trabalho permite colocar suas páginas em posição de destaque, atraindo um grande público e possibilitando ótimos negócios, com crescimento nas vendas.
Portanto, estude e avalie as principais palavras-chave do seu mercado, faça uma avaliação criteriosa de cada página do seu domínio,  produza conteúdo relevante e memorável  e alinhe todas as estratégias do marketing digital.
E, se precisar de ajuda para usar as táticas corretas, evitar erros de implementação e colocar em prática medidas realmente de acordo com os seus objetivos, avalie a contratação de uma agência especializada. Seguindo essas dicas e sabendo o que é SEO, você conseguirá melhores resultados, garantindo o sucesso do seu negócio.
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Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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