Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.
O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.
A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.
A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.
Informações: B9
O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos".
No post, no Instagram, a marca escreveu que "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "
Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.
Veja a publicação da Asics:
Algumas marcas alteraram seus logotipos após a pandemia do novo Coronavírus ser espalhada pelo mundo. Arcos do McDonald’s, por exemplo, foram separados ao meio e as mãos do Mercado Livre, soltas e substituídas pelo cumprimento com os cotovelos.
Neste sentido, o diretor criativo da Eslovênia, Jure Tovrljan, também reformulou os logotipos do LinkedIn, Mastercard, Nike e outras marcas como forma de torná-los mais relevantes para a era do novo coronavírus.
Os círculos Mastercard e os anéis da Olimpíada, por exemplo, mantêm agora distâncias seguras entre si. A logo da Nike, ganhou a frase “Agora não faça isso”. A sereia do Starbucks usa uma máscara protetora, a silhueta de Jerry West no logotipo da NBA agora está à frente de um laptop e o LinkedIn agora é “LinkedOut”. A Corona Extra também inovou seu logotipo, que agora vem com a frase “Precisa de um novo nome”.
De acordo com o anúncio de Tovrljan, que trabalha na AV Studio e começou a criar os novos logotipos há cerca de uma semana, essa é “apenas uma ideia de como os logotipos deveriam ser nesses tempos difíceis”. E frisa: “aguentem aí, pessoal. Fiquem em casa”.
Espírito Positivo
O diretor de criação disse que iniciou o projeto observando as marcas mais icônicas. Ele afirmou ainda que, no início, houve comentários negativos, mas que o trabalho foi realizado com espírito positivo. “Eu só queria espalhar a mensagem de uma maneira diferente e informar as pessoas para manter distância social e ficar em casa, se possível”, pontuou.
Apesar de ainda não ter ouvido diretamente nenhum dos proprietários de logotipos, Tovrljan acredita que as marcas que usou “não se ressentem por alterar seus logotipos de uma maneira falsa que pode colocar um sorriso criativo em nossos rostos preocupados”.
Com informações do Meio&Mensagem