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Briefing digital: você ainda não pensou nisso

  • Por Strix
  • 18 mai., 2016
Você sabia que briefings destinados a campanhas digitais devem receber uma atenção especial? Não?! Então dá uma lida nesse post. O post Briefing digital: você ainda não pensou nisso apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Vamos imaginar a seguinte situação: você está na rua, seu carro quebrou e acabou a bateria do seu celular – eu sei, é muito azar para uma pessoa só! Mas entra na história comigo. Você precisa, urgentemente, avisar alguém da sua família sobre o problema. De repente vê o seu vizinho, que é bastante desatento, passando e não tem dúvidas: pede para ele dar o recado para alguém na sua casa. Você espera 1, 2 horas e nada do socorro chegar. Enfim, consegue um celular emprestado e fala com a sua mãe, que tinha certeza de que você estava no mecânico.
Bom, é isso que acontece quando você pede socorro para alguém que não entende as suas reais necessidades – neste caso, o vizinho que não estava muito interessado no seu problema e mesmo assim disse que ajudaria. Transpondo essa história para o dia-a-dia de uma agência de publicidade, quando o briefing é feito por um profissional não qualificado ou desatento, tem boas chances de se tornar uma campanha irrelevante.

Briefing de campanhas digitais

Em primeiro lugar vamos esclarecer uma coisa: existe diferença entre o briefing tradicional – aquele que a grande maioria das agências estão acostumadas a produzir – e briefings digitais? SIM. Briefings para campanhas digitais têm algumas especificidades que a grande maioria dos publicitários deixa passar.
Quem trabalha com Marketing Digital sabe que esse é um campo que da publicidade que sofre constantes transformações. Todos os dias somos bombardeados por milhões de novidades relacionadas à métricas, aplicativos, formatos, ferramentas e etc que deixa a gente doidinho, não é mesmo? Por isso eu digo que trabalhar com Marketing Digital é gratificante em termos de resultado, mas também é desafiador.

A boa notícia é que esse problema tem solução!

O briefing para campanhas deve levar em consideração, principalmente, o comportamento da marca dentro das  mídias digitais . Para tentar extrair o máximo de informações sobre o cliente, faça perguntas como:
  • Como o seu cliente se comporta no meio digital?
  • Qual é o relacionamento que ele tem com o público?
  • Com quem conversa?  Para quem ele fala?
  • Qual o tom ele usa em suas postagens? É divertido, formal?
  • Tem site ou blog? Eles estão otimizados para buscadores?
  • O site/blog do cliente tem boa usabilidade?
  • Está inserido nas redes sociais?
  • O público nas redes sociais é engajado? As interações costumam ser positivas?
  • É influente no digital ou está entrando nesse universo agora?
  • Qual é o público-alvo? Trabalha com nichos?
  • Qual o contexto da campanha? Uma ação especial ou lembrança de marca?
  • Tem alguma informação relevante indispensável a respeito do produto/marca?
  • Quais são os KPIs da campanha (o que ele deseja avaliar)?
  • A empresa faz uso de e-mail marketing? Com qual frequência?
  • Qual a taxa de abertura dos e-mails marketing?
  • Existe algum profissional responsável pelo marketing da empresa?
  • Quais ferramentas de marketing digital a equipe domina?
  • Tem um planejamento de conteúdo?
Esse movimento da comunicação nos últimos anos – a internet tornou-se a principal ferramenta de contato entre as pessoas – deu para o cliente o papel de estrela das campanhas de comunicação, enquanto a marca ocupa o lugar de mero coadjuvante.
(Um pouco de teoria: alguém aí se lembra da Teoria Hipodérmica ou Teoria da Bala Mágica? Ela faz parte da primeira fase dos estudos sociais e afirma que a mensagem atinge os indivíduos ou a “massa” como uma bala, sem encontrar resistência ou avaliar as diferenças de comportamento entre as pessoas. É exatamente o oposto do que acontece agora!).

E onde entra o atendimento nessa história?

O profissional de atendimento não é apenas a pessoa que vai listar os desejos do cliente para a próxima campanha. Ele é quem vai  diagnosticar   e relatar o problema e solução para ele.
Assim como um médico, que relata uma doença para o colega de profissão usando terminologias próprias, na publicidade o mesmo acontece. Um briefing digital deve ser preenchido com o mesmo cuidado e atendendo os princípios básicos de uma campanha offline, com clareza na hora de especificar os objetivos, conhecimento do cliente, do mercado no qual o cliente atua. No entanto, o uso de terminologias e conhecimento específico em marketing digital são imprescindíveis para um briefing digital de sucesso.
Se você tem mais dicas sobre briefings, que tal compartilhar com a gente nos comentários?!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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