Co-marketing: o que é e como usar a favor dos seus negócios?
- Por Rayam Saraiva
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- 03 jul., 2018
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A busca das marcas pela atenção de um número maior de pessoas nunca para. Então, é preciso ser criativo ao buscar formas eficientes de conquistar o público — tudo isso sem aumentar os custos de marketing. Apesar de ser um desafio e tanto, ainda existem estratégias excelentes que, para a surpresa de...
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A busca das marcas pela atenção de um número maior de pessoas nunca para. Então, é preciso ser criativo ao buscar formas eficientes de conquistar o público — tudo isso sem aumentar os custos de marketing. Apesar de ser um desafio e tanto, ainda existem
estratégias
excelentes que, para a surpresa de muitos, funcionam de forma bastante simples e trazem grandes resultados.
O co-marketing é um exemplo disso. Já pensou na possibilidade de atrair um público maior, com um orçamento menor e ainda trabalhar menos para ter
resultados
expressivos? Conheça agora essa estratégia e entenda o que ela pode fazer pela sua empresa!
A definição de co-marketing
Co-marketing é a união de duas empresas na criação de peças de marketing relevantes para um público compartilhado. No final, os resultados conquistados são compartilhados pelas empresas.
Na maioria das vezes, essas parcerias resultam na produção de
conteúdos
(em diversos formatos) que atendem ao interesse dos clientes e simpatizantes de ambas as empresas. Em outros casos, é possível também criar ferramentas úteis para eles.
Há quem confunda co-marketing e co-branding, mas existe uma diferença básica entre os dois. Enquanto o co-marketing envolve a produção de algum material em conjunto com o objetivo de atrair o mesmo tipo de público, o co-branding pode ser feito para atrair pessoas diferentes.
Um exemplo foi a parceria entre Donne Belle (marca de batom) e Dr. Pepper (marca de refrigerante), que fizeram um batom com o sabor do refrigerante. A ideia foi atrair públicos muito diferentes, mas chamar atenção para as forças de cada empresa.
Os benefícios de aplicar o co-marketing na sua empresa
Há muitos benefícios em investir na estratégia de co-marketing, especialmente se encontrar vários parceiros de qualidade para criar conteúdos e ferramentas relevantes. Veja quais são!
1. Alcance de público maior
Além da sua audiência de costume, o co-marketing coloca a sua marca à frente de um público diferente, que segue a empresa parceira. Assim, o seu conteúdo é posto diante de um grupo muito maior de pessoas com potencial de se tornar fãs e, principalmente, clientes.
2. Resultados atraentes
Não apenas pela quantidade maior de pessoas impactadas, mas também pela união de duas equipes de marketing em um conteúdo de extrema qualidade e relevância, o co-marketing é uma ótima maneira de conseguir resultados.
Por exemplo, se o objetivo for
gerar leads
, o potencial de as metas estabelecidas serem batidas é muito maior por conta da combinação de esforços.
3. Investimento reduzido
Se há duas empresas envolvidas na criação do material ou ferramenta, isso quer dizer que os custos de produção, bem como o tempo gasto com o trabalho, também serão divididos.
Sendo assim, o investimento — tanto de tempo quanto de dinheiro — que você precisa fazer ao realizar uma estratégia de co-marketing é menor do que faria se estivesse executando a mesma ação sem a ajuda de um parceiro.
4. Credibilidade no mercado
O fato de produzir materiais relevantes para a sua audiência ajuda muito a conquistar credibilidade no mercado, como uma empresa que se preocupa em gerar valor de forma constante.
Mas, além disso, o fato de se unir a outra marca para realizar alguma ação em benefício do seu público indica um compromisso ainda maior, e abre as portas para novas parcerias.
Os formatos de co-marketing que podem ser aplicados
Listamos abaixo 4 peças de co-marketing que vale a pena realizar na sua empresa. Veja!
1. Criação de materiais ricos
A criação de materiais ricos, como e-books, webinars e outros formatos de conteúdo que aprofundam o conhecimento da persona sobre algum assunto de seu interesse é uma das principais formas de fazer co-marketing.
2. Produção de vídeos
A produção de vídeos em conjunto também é uma boa oportunidade de fazer co-marketing. Algumas opções são criar uma série de vídeos, uma transmissão ao vivo ou mesmo um evento 100% online em conjunto.
Como os vídeos estão entre os formatos de conteúdo favoritos do público, a iniciativa tem tudo para dar ótimos resultados por um bom tempo.
3. Ferramentas úteis
As pessoas constantemente procuram
ferramentas úteis
na internet, para realizar as mais variadas tarefas. Que tal pensar em algo que seja de ajuda prática e buscar um parceiro para executar a ideia?
Algumas ferramentas simples, mas que sempre fazem sucesso, são calendários, planilhas, templates prontos de documentos importantes, além de muitos recursos que você pode oferecer ao seu público — de preferência, gratuitamente.
Os exemplos de co-marketing que vale a pena imitar
O tema do portal, a transformação digital, é um dos assuntos mais importantes do momento para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Portanto, de grande interesse para as personas dessas empresas.
Outro exemplo é a Sprout Social, que já se uniu a diversas empresas de sua área de atuação, como Buzzsumo e Bitly, para criar materiais de qualidade em conjunto.
Algumas das empresas que são referência no Brasil quando o assunto é co-marketing são Rock Content, Resultados Digitais, Meetime e Sambatech, cada uma realizando todos os tipos de conteúdo que citamos acima.
O fato de todas elas serem grandes defensoras do co-marketing e continuarem realizando parcerias do tipo mostra que a estratégia dá bons frutos.
As dicas para encontrar bons parceiros de co-marketing
Se já estão passando pela sua mente várias ideias interessantes, é hora de buscar um parceiro adequado para se juntar à empreitada. Ao buscar o parceiro ideal, você deve fazer o seguinte:
- Procure parceiros com uma proposta de marketing similar à sua : isso vai facilitar muito a parceria desde o início;
- Escolha empresas que conhece e admira : se juntar a empresas que já acompanha diminui riscos e preserva a imagem da sua marca;
- Evite concorrentes diretos : uma ação de co-marketing só atrapalharia as duas empresas;
- Pesquise marcas que já fazem co-marketing : elas estarão mais propensas (e preparadas) a aceitar sua proposta e fazer um bom trabalho.
O co-marketing é uma das estratégias mais interessantes que qualquer empresa pode usar para obter resultados com agilidade e baixo custo. Basta se planejar bem para encontrar parceiros de qualidade e trabalhar com dedicação nos projetos para alcançar um novo público disposto a conhecer melhor a sua marca.
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