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Conheça as principais diferenças entre estratégia inbound e outbound

  • Por Strix
  • 24 ago., 2017
Você sabe quais as diferenças entre inbound e outbound marketing? Conheça as duas estratégias e aprenda a usá-las para buscar melhores resultados. O post Conheça as principais diferenças entre estratégia inbound e outbound apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
O mercado mudou e vem se transformando bastante. As soluções apresentadas pela internet fizeram com que os consumidores se tornassem mais exigentes, necessitando que o foco de todo o trabalho seja o cliente, não mais os produtos.
Alguns profissionais de marketing afirmam que a estratégia inbound é o futuro, que o outbound não tem mais espaço. Mas será que isso é correto? Será que não há momentos certos para cada ação?
No post de hoje vamos conceituar essas duas estratégias, mostrando também as diferenças entre elas. Vamos, ainda, mostrar se você pode utilizar as ações de forma integrada para buscar melhores resultados. Confira!

O que é uma estratégia outbound?

Antes da vasta utilização da internet as empresas buscavam novos consumidores com ações de marketing em canais de comunicação como a televisão, rádio, jornais e revistas. Os anúncios eram invasivos, pois interrompiam uma programação do consumidor. No meio de um programa televisivo de alta audiência, um anúncio tentava chamar a atenção.
Não que isso tenha acabado ou se tornado ineficiente. Esse tipo de publicidade ainda existe e é bastante praticada. Mas a exigência dos consumidores aumentou muito: se antes as opções de compra eram limitadas pela região, agora um consumidor consegue comprar produtos de uma empresa que está a milhares de quilômetros de distância, de forma bem rápida e simples.
A estratégia outbound é uma forma de comunicação direta. Os vendedores eram responsáveis por entrar em contato com o cliente, por uma ligação telefônica ou até mesmo presencialmente. Ele apresentava as soluções que o possível consumidor ainda não conhecia e, portanto, ainda não sabia que tinha aquela necessidade.
O sucesso das vendas no modelo outbound estava diretamente relacionado ao poder de persuasão dos vendedores. Além disso, o custo das estratégias é bem elevado. Ocupar um espaço na programação de redes televisivas de alta audiência tem um valor bem considerável a ser investido.
Ademais, uma grande parte das pessoas atingidas pode não ter o interesse nas soluções apresentadas, impactando negativamente no retorno do investimento.

E a estratégia inbound?

A estratégia inbound é bem diferente. A internet possibilita encontrar uma gama enorme de informações, como depoimentos de clientes, avaliação de produtos, comparativos entre marcas etc. Tudo isso ajuda o público a identificar um problema existente, procurar uma forma de solução, avaliar as melhores possibilidades, comparar ofertas e tomar a melhor decisão de compra.
Então, o foco do trabalho no inbound está no cliente e em suas necessidades, o que se pode ganhar com aquela solução. Nesse sentido, tornou-se fundamental que as empresas que querem disputar uma posição nobre no mercado investissem em compartilhamento de informações e elas ganharam diversas ferramentas para isso, com o  marketing digital.
A criação de um  blog  informativo, por exemplo, é uma ótima solução. Ele se torna um canal rico em conhecimento, que o público pode consultar e tirar todas as suas dúvidas, obtendo as informações necessárias para a escolha do produto e marca da compra.
Outra opção criada pelo marketing digital é a presença nas redes sociais. Essas plataformas possuem um atraente alcance, com baixo ou nenhum investimento financeiro necessário. Você pode usar as redes para divulgar os  conteúdos  criados e ainda estabelecer uma conexão com seus consumidores, mantendo contato frequente e mostrando as novidades da marca.
Outra vantagem da estratégia inbound é o custo. A criação de um blog, a presença nas redes sociais e a utilização de outros recursos digitais não precisam, necessariamente, de um investimento financeiro alto. O Facebook, por exemplo, que representa a maior rede social do mundo, é uma plataforma gratuita.
Se você deseja aumentar o alcance das ações, tem a possibilidade de investir em  anúncios. Mas bem diferente da publicidade no outbound, no inbound as ações podem ser direcionadas para o seu público-alvo, ou seja, para quem realmente pode vir a ser um cliente.

Então, quais são as diferenças?

Com os conceitos da estratégia inbound e outbound apresentados, algumas diferenças já ficam bem visíveis. Mas vamos criar um comparativo:

Outbound marketing

  • anúncios invasivos e interruptivos;
  • comunicação direta com o consumidor;
  • foco no produto;
  • dependência das habilidades de persuasão do vendedor;
  • custos maiores;
  • menor alcance;
  • menor retorno sobre investimento.

Inbound marketing

  • divulgação de conhecimento;
  • o consumidor procura a marca;
  • foco total no cliente e nas suas necessidades;
  • custos baixos;
  • enorme alcance das estratégias;
  • ótimo retorno sobre investimento;
  • melhor controle de  indicadores de desempenho.

Tem como usar o inbound e outbound juntos?

Com tudo que mostramos você deve estar pensando que o melhor a se fazer é abandonar o outbound e investir somente na estratégia inbound, não é mesmo? Mas calma: há vantagens na utilização de cada uma. Porém, é preciso saber o momento certo.
Vamos pensar na jornada de compra. Ela representa o caminho lógico que um cliente percorre no inbound. No início ele é um mero desconhecido, que ainda não sabe que tem um problema.
Com os conteúdos divulgados pela marca esse futuro cliente começa a identificar uma dor e inicia a busca por uma solução. Fornecendo o conhecimento adequado, o então desconhecido entra no site ou algum outro domínio da empresa, tornando-se um visitante.
O setor de marketing deve ter como uma das responsabilidades a criação de mecanismos que façam o visitante fornecer os dados de contato, tornando-se um potencial cliente, conhecido como  lead.
Com a correta nutrição dos leads, com o conhecimento adequado, ele é convertido em cliente. Se a sua  experiência de compra  for bem trabalhada, tendo as suas expectativas superadas, esse cliente pode se tornar um promotor da marca.
Então, recapitulando a jornada: um desconhecido conhece um problema, se torna um visitante no site da empresa, fornece dados para contato e se transforma em um lead, é convertido em cliente e pode chegar a ser um promotor da marca.
Para percorrer toda essa jornada o futuro cliente deve receber as informações corretas, de acordo com a necessidade do momento. Se ele já está na fase final, na decisão de compra, é interessante que a empresa entre em contato de forma mais direta para apresentar as soluções e ajudar na escolha.
Esse seria um processo de inbound e outbound atuando de forma integrada, em busca de resultados melhores.

Identificou o que é melhor para o seu negócio?

Então, como vimos em nosso artigo, a estratégia inbound vem ganhando a atenção dos profissionais e conquistando ótimos resultados. Com diversas vantagens esse modelo coloca o foco no cliente e promove uma melhor experiência de compra. Porém, o outbound não precisa ser totalmente descartado. Há de se avaliar cada situação e como a estratégia se comportará melhor.
Avalie as diferenças e oportunidades dos dois conceitos para encontrar os melhores caminhos e buscar ótimos resultados.
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Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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