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Entenda o que é um negócio digital e se atualize!

  • Por Strix
  • 04 jan., 2018
Se fôssemos juntar todos os ingredientes da chamada empresa ideal, boa parte dos empreendedores certamente descreveria elementos encontrados em negócios digitais. Horários flexíveis, estrutura enxuta, possibilidade de escalar as operações e de trabalhar em um ambiente inovador e colaborativo: temos aqui apenas alguns desses ingredientes apetitosos. Pensando um pouco melhor,... O post Entenda o que é um negócio digital e se atualize! apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Se fôssemos juntar todos os ingredientes da chamada empresa ideal , boa parte dos empreendedores certamente descreveria elementos encontrados em negócios digitais. Horários flexíveis, estrutura enxuta, possibilidade de escalar as operações e de trabalhar em um ambiente inovador e colaborativo: temos aqui apenas alguns desses ingredientes apetitosos.
Pensando um pouco melhor, porém, uma empresa que não vende produtos digitais também pode ter tudo isso. Então será mesmo que só é digital aquele negócio que vende produtos digitais?
Entender o que é um negócio digital é o primeiro passo para saber como é possível se adaptar a essa nova realidade tecnológica em que vivemos — e, claro, colher os frutos disso. A boa notícia é que vamos aprender juntos sobre esse conceito a partir de agora. Confira!

O que é um negócio digital?

Ao contrário do que muitos costumam pensar, um negócio digital não é apenas aquele que vende produtos digitais. Quer um exemplo prático? Pense em como funciona um e-commerce. Ninguém questiona que esse tipo de negócio seja, por sua própria natureza, digital. Mas existe uma operação física por trás, envolvendo toda a logística necessária para estocar, manusear e transportar os itens.
Seguindo o mesmo princípio, empresas de qualquer tamanho e segmento podem se tornar negócios digitais. Para isso, basta empregar métodos e soluções tecnológicas que facilitem processos internos e melhorem a experiência do cliente.

Quais são os elementos vitais?

Tudo bem que saber que ter um negócio digital não tem nada a ver com o tipo de produto ou serviço que você oferece já coloca uma boa perspectiva à frente. Mas ainda é preciso entender quais são os elementos vitais para todo negócio digital. Vamos resumir essa lista em 3 itens:
  1. pessoas: os profissionais precisam adotar ferramentas digitais em sua rotina para tornar a transição possível;
  2. soluções: as ferramentas escolhidas devem atender à demanda do negócio e ter estrutura para aumentar a produção no futuro, caso necessário;
  3. cultura: a cultura não é formada da noite para o dia, mas é fundamental para que a proposta funcione em toda a empresa e não apenas em setores isolados.

Por que adotar esse modelo?

Será que o esforço para adotar esse modelo de negócio vale mesmo a pena? À primeira vista, pode parecer complicado (e caro) demais. No entanto, vendo pelo ângulo certo, fica evidente que não existe nada melhor para o futuro de qualquer negócio. Para comprovar essa teoria, confira agora mesmo alguns benefícios dessa implementação!

Flexibilidade de investimentos

A flexibilidade para realizar diferentes investimentos e se ajustar rapidamente, sempre de acordo com o desempenho de cada um, dá oportunidade de ver o que funciona melhor para otimizar os esforços de marketing e vendas sem demora.

Mobilidade para a equipe

Montar uma equipe com base exclusivamente no talento dos profissionais (e não no lugar onde moram) é uma vantagem competitiva e tanto. Por essas e outras, o trabalho remoto veio para ficar. Assim fica fácil entender por que cada dia mais profissionais aderem a esse modelo de trabalho, colhendo ótimos benefícios tanto para si próprios como para as empresas.

Escalabilidade do negócio

O negócio que tem por base uma estrutura operacional que usa soluções digitais consegue escalar suas operações com mais facilidade e menos custos. Da mesma forma, se for preciso reduzir a estrutura do negócio devido a uma crise , por exemplo, a dificuldade é menor, bem como o tempo necessário para a mudança.

Automação de processos

Tarefas repetitivas podem ser facilmente automatizadas, liberando os profissionais que teriam que realizá-las para usar seu tempo, sua energia e criatividade em assuntos mais importantes. É simples: quanto menos tarefas secundárias o time tiver para executar, maior será o rendimento dos colaboradores em questões de alto impacto para a empresa.

Como tornar um negócio digital?

Hora de colocar a mão na massa e transformar de vez sua empresa em um negócio digital. Preparado? Então acompanhe algumas das medidas mais importantes que deve tomar para que isso aconteça sem entraves!

Investimento na cultura

A primeira ação necessária é investir na formação de uma cultura de inovação, que deve ser praticada em toda a empresa. Já podemos adiantar que esse é um esforço considerável e relativamente demorado, que engloba aspectos como:
  • agilidade na comunicação interna: integrar setores e compartilhar informações entre eles é regra para tornar o trabalho mais eficaz;
  • processos sem burocracia: os processos internos precisam ser simplificados para aumentar a produtividade e fomentar a inovação;
  • escolha estratégica de parceiros: os parceiros têm que estar preparados para atender às demandas de um negócio nesse modelo.

Foco na experiência

A experiência do cliente também é peça-chave para qualquer negócio digital. O bom é que, nessa área, as soluções disponíveis para ajudá-lo são bem vastas. Os principais fatores que você deve observar a esse respeito são:
  • experiência do usuário: a experiência do usuário ao ter contato com os canais digitais é um dos melhores indicadores de um negócio realmente digital;
  • funil de vendas: o funil de vendas deve ser acompanhado de perto para gerar e nutrir leads de forma personalizada;
  • sucesso do cliente: depois da venda, é necessário acompanhar o cliente para garantir que tenha sucesso com o produto.

Realocação de recursos

Parte dos recursos que serão destinados aos esforços digitais precisa ser tirada de custos tradicionais — que davam resultados menos satisfatórios, claro. Os principais destinos para esses recursos devem ser:
  • novas soluções tecnológicas: a aquisição de novos sistemas tecnológicos e a criação de plataformas integradas requer investimento, mas se prova vantajosa depois;
  • treinamento constante: o treinamento constante para os colaboradores também é um investimento necessário, especialmente para que continuem aptos conforme a tecnologia avança.

Remodelação do trabalho

A força de trabalho também deve passar por uma remodelação que envolve:
  • mentalidade: a contratação de profissionais com mentalidade voltada para o uso dos recursos digitais é vital para ter equipes fortes e especializadas;
  • união de forças: unir especialistas em sua área de atuação com experts na aplicação de técnicas digitais é o que vai fazer a transição dar certo desde o início;
  • reestruturação de equipes: equipes menores, com profissionais com mais autonomia para testar ideias e se ajustar rapidamente, são mais capacitadas a ter sucesso com o dinamismo que o digital exige.
E então, entendeu o que é um negócio digital? Viu como não se trata de vender cursos online ou outros materiais só consumidos virtualmente, mas sim fazer uso de recursos digitais para transformar o dia a dia do negócio? Agora que tal seguir as dicas mostradas aqui e tornar o seu negócio digital?
Lembrando que é bom começar o quanto antes, já que é preciso ter paciência para ser bem-sucedido no marketing digital. Quer saber mais? Aproveite para conferir a importância do tempo para ter resultados expressivos !
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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