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Formatos de publicidade digital: o guia rápido que você pediu aos céus

  • Por Strix
  • 08 ago., 2016
Suas preces foram atendidas! Todos os detalhes você precisa saber sobre formatos de publicidade digital reunidos neste post maravilhoso. O post Formatos de publicidade digital: o guia rápido que você pediu aos céus apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Agora que você já leu esse texto aqui e já está por dentro dos formatos de publicidade digital, sentimos que você já está pronto para dar o próximo passo: saber tudo sobre as especificações técnicas dos banners web mais utilizados. Por isso criamos esse guia para consultas rápidas que é só sucesso para aquelas horas que a cabeça dá um nó e você precisa de uma ajudinha.
Vambora?!

Formatos de publicidade digital mais usados

Pushdown/Super Leaderboard

O pushdown é um formato dinâmico que fica fixado no topo do site e expande via mouse over, ou seja, quando o usuário passa o cursor do mouse sobre a peça. Já o super leaderboard apresenta as mesmas medidas, porém não é expansível. São muito utilizados para atrair atenção do usuário, especialmente quando se abusa dos elementos visuais que essa peça permite inserir.
 
Dimensões: Antes da interação do usuário as dimensões são 970 x 90 pixels (alguns veículos oferecem no formato 970 x 66 pixels). Após o mouse over do usuário, a peça se expande para 940 x 600 pixels.
Tamanho da peça: 200 KB – 300 KB
Extensão: as mais comuns são .gif, .jpg e .swf

Arroba

O arroba, também conhecido como retângulo médio ou medium rectangle, é um dos formatos mais tradicionais da publicidade digital. Por ser aceito pela grande maioria dos portais e ainda se encaixar perfeitamente na tela dos smartphones (quando os sites responsivos se redimensionam para uma coluna) é o queridinho dos publicitários que querem impactar o usuário virtualmente.
Geralmente está localizado nas colunas (direita e esquerda) do site, mas também é bastante usado em meio de textos e final das páginas.
 

Dimensões: 300 x 250 pixels

Tamanho da peça: 200kb

Extensão:  as mais comuns são  .gif e .swf

Meia Página

O banner meia página, chamado também de torre ou half page, é visualmente impactante. Ocupa toda a tela de rolagem do usuário e, por isso, é utilizada quando o anunciante deseja atrair a atenção do usuário utilizando elementos visuais.

Dimensões: 300 x 600 pixels

Tamanho da peça: 200 KB
Extensão: as mais comuns são .gif e .swf

Outros formatos

DHTML Vertical

O formato DHTML Vertical, conhecido também como envelopamento é definitivamente impactante. É o primeiro contato do usuário ao acessar o site. A peça é over the page , recebendo destaque no centro na tela. O formato aceita material multimídia e está disponível em todos os dispositivos.
Dimensões: 300 x 600 pixels (em média)
Tamanho da peça: 200 KB
Extensão: as mais comuns são .gif e .swf

Rich Media

O rich media é um formato de publicidade digital que permite a inserção de uma infinidade de elementos, como áudio, vídeo, hot spots, carrossel de imagens e etc., que oferecem um algum desconto, bônus, experiência (um passeio virtual em um empreendimento imobiliário, por exemplo) ao usuário que o estimula a interagir com a peça. Ou seja, quanto mais criativa, mais interesse desperta no público. Aqui, o céu é o limite!
formatos-rich-media-uaiz

Clique aqui para ver outros exemplos de peças Rich Media

Dimensões: se ajusta ao tamanho de cada tela
Tamanho da peça: inicialmente é necessário 200 KB para a peça carregar
Extensão: a mais comum é .html5

Pre-roll

Pre-roll é um vídeo comercial que roda antes do conteúdo principal do vídeo. Embora tenha de 30 segundos a 2 minutos de duração, uma boa peça capta a atenção do usuário durante os seus primeiros 5 segundos, já que muitos veículos oferecem o botão “skip video” após esse tempo.
Aspecto: varia conforme o veículo
Tamanho da peça: inicialmente é necessário 200 KB para a peça carregar
Extensão: as mais comuns são .mp4, .mov e URL de hospedagem em site
Outro modelo de publicidade online que está começando a se destacar entre os principais portais brasileiros é a Publicidade Nativa. Para saber mais sobre esse modelo, clique aqui. Aproveite também para dar uma olhada nos guias completíssimos da IAB sobre Display & Mobile e Rich Media.
Gostou? Então compartilha com aquele amigo que fica perdidinho quando o papo é formato digital.
Por Mel Castro 7 de abril de 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 de março de 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 de março de 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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