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O que é responsividade e por que é importante para meu site?

  • Por Strix
  • 05 dez., 2017
Entenda a importância de ter um site responsivo e como isso influencia diretamente no Marketing Digital da sua empresa. O post O que é responsividade e por que é importante para meu site? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Os dispositivos móveis já estão consolidados como o meio preferido para acessar a internet. Para se ter uma ideia, só no Brasil, 69% dos usuários da rede utilizam um smartphone com essa finalidade. Isso exige que os profissionais de marketing se preocupem cada vez mais com temas como o comportamento de navegação dessas pessoas e o que é responsividade.
Continue a leitura se você quer entender melhor o que é um design responsivo e qual é a importância dele para a experiência do usuário (UX) e para o sucesso de um site. Vamos lá?

O que é responsividade?

Um site responsivo é aquele cuja disposição dos elementos e o conteúdo se adaptam de acordo com o tamanho da tela do usuário. Isso significa que, independentemente do dispositivo que utilizar, o layout daquele website será carregado sem erros, mantendo a facilidade de se encontrar o que deseja, sempre com uma navegação simples e intuitiva.

Qual é a relação entre responsividade e UX?

Quando o acesso à internet se dava principalmente por computadores desktop ou notebooks — considerados equipamentos de tela grande — o maior cuidado dos webdesigners e desenvolvedores era sobre o funcionamento do site nos navegadores mais usados do mercado.
Porém, atualmente, entraram para essa lista tablets, smart TVs, smartphones e tantos outros aparelhos com tamanhos de tela distintos, que ficou inviável testar um site para todos eles. Assim, as técnicas de design responsivo se tornaram essenciais para as empresas que entendem a importância de oferecer uma boa experiência para o usuário.
Por exemplo, quando pensamos em entregar uma boa experiência mobile, devemos levar em conta pontos como:
  • exibir apenas os elementos realmente essenciais;
  • o usuário deve rolar a tela o mínimo possível até chegar onde precisa;
  • a fonte deve ser visível o suficiente para que não seja necessário redimensionar a página para enxergar o conteúdo.
Mas será que a única vantagem de ter um site responsivo é em termos de UX ? Descubra a seguir!

Quais são as vantagens de um site responsivo?

Confira abaixo 5 dos principais benefícios de um design responsivo.

1. Aumento das vendas

Segundo um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 21% dos internautas brasileiros já usam os smartphones para realizarem compras online.
Mesmo que os desktops e notebooks ainda tenham uma maior porcentagem nesse quesito, com 67%, o número de consumidores que utilizam as plataformas móveis para comprar já é considerável — e esse público só tende a crescer.
Portanto, contar com um site responsivo é uma forma de dar a liberdade para a sua audiência escolher se prefere fazer comprar por meio de um gadget ou um computador. Sendo assim, você aumenta as possibilidades de fechar mais pedidos, ajudando a aumentar as suas vendas.

2. Influência no SEO

O Google já deixou claro que o fato de um site ser compatível com dispositivos móveis é um fator que favorece o seu posicionamento nos resultados das pesquisas mobile, e outros buscadores seguiram essa tendência.
Ou seja, se as suas páginas web não estiverem preparadas para esses gadgets, seu site provavelmente terá um ranking ruim quando os usuários com acesso móvel à internet fizerem uma busca por termos relacionados à sua marca.
Logo, investir em responsividade também é uma maneira de contribuir para o SEO do site e, consequentemente, para o aumento do número de acessos orgânicos.

3. Diminuição da taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a métrica que reflete a porcentagem de usuários do seu site que entram nele e saem logo em seguida, sem realizarem nenhuma interação. Uma taxa de rejeição alta pode significar que as suas páginas não fornecem informações úteis para os visitantes ou oferecem uma experiência ruim para eles.
Por outro lado, se o seu site for responsivo, oferecer um design agradável e disponibilizar conteúdo de qualidade, a chance de os usuários continuarem nele por mais tempo, interagindo e se informando, é muito maior.
Logo, vale a pena colocar essas medidas em prática, de modo que, quanto mais o público permanecer no seu site, mais eles vão conhecer a sua marca e mais oportunidades de negócio surgirão a partir desse tipo de contato.

4. Aceleração do tempo de carregamento das páginas

É preciso ter em mente que muitos usuários de dispositivos móveis têm um plano de dados limitado e nem sempre contam com uma boa conexão.
Por isso é tão importante disponibilizar um site responsivo, que, ao ser acessado de  um aparelho mobile só vai disponibilizar os elementos essenciais de uma página, permitindo maior agilidade no carregamento do que no desktop, por exemplo.
Além de diminuir o desperdício de tráfego de internet do consumidor, isso evita a frustração dos usuários em ter que esperar muito até que o site termine de carregar — algo que pode prejudicar os acessos e também a imagem da sua empresa.

5. Compatibilidade com novos dispositivos

A capacidade de se ajustar ao tamanho da tela do usuário também é uma enorme vantagem de um design responsivo, porque prepara o site até mesmo para dispositivos que ainda nem sequer foram lançados.
Por mais variadas que sejam as dimensões dos futuros dispositivos, um site bem desenvolvido estará pronto para funcionar em todos eles — a não ser que sejam equipamentos muito disruptivos.
Portanto, por mais que um site responsivo necessite de um investimento maior que o desenvolvimento de páginas web convencionais, é algo que vale muito a pena. Com todas essas vantagens que vimos até aqui, a verdade é que você terá um excelente custo-benefício.
Seu site será muito mais funcional e agradável para os seus visitantes, o que certamente vai atrair novos clientes, fortalecer a marca da sua empresa e alavancar o seu negócio.
Gostou do nosso post? Conseguiu entender melhor o que é responsividade e o quanto isso é importante para o sucesso do seu site? Então, não deixe de acompanhar as nossas novidades sobre o mundo do marketing digital. Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as atualizações!
Por Mel Castro 7 de abril de 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 de março de 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 de março de 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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