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O que ninguém te conta sobre marcas e empatia

  • Por Strix
  • 08 mar., 2017
O relacionamento entre marcas e consumidores vem sendo cada vez mais baseado em empatia. Veja quem já estão se dando bem apostando nessa estratégia. O post O que ninguém te conta sobre marcas e empatia apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Cada vez mais a relação entre marcas e consumidores vai sendo construída sob a perspectiva de relações pessoais. Isso significa que as marcas estão se personificando para os seus clientes, criando vínculos afetivos, desenvolvendo empatia e fortalecendo o relacionamento entre os dois.
Algumas marcas já entenderam que despertar esse sentimento nos consumidores é o caminho para transformar clientes em amigos e se destacar em um mercado tão competitivo.

Como as marcas podem causar empatia?

De uma maneira geral, empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. É entender as expectativas e pontos de vista de uma pessoa. Ao contrário da simpatia, que é externa e superficial, a empatia é conexão e, consequentemente, diferencial competivo para as marcas.
De acordo com Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú-Unibanco,  empatia facilita o engajamento entre pessoas e marcas, e, quando esse relacionamento é construído as pessoas se tornam mais tolerantes.
Algumas grandes marcas já utilizam essa estratégia como para se aproximar do público-alvo. Quer ver alguns exemplos?

Airbnb

A Airbnb foi uma das empresas que se posicionou diante da decisão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de suspender a entrada de refugiados e mulçumanos nos EUA. Durante o intervalo do Super Bowl deste ano, a empresa exibiu o comercial We Accept  (Nós Aceitamos, em português) que reafirma o discurso da empresa em relação ao apoio aos imigriantes e refugiados.

Itaú

Há algum tempo o Itaú já vem investindo em campanhas que despertam a empatia. De acordo com Fernando Amaral, diretor de marketing do banco, a presença digital permite que as marcas se aproximem cada vez mais do público. Amaral também destaca que o ambiente digital permite que as campanhas sejam seguimentadas de tal  forma que, desde que haja um bom planejamento estratégico, as chances de engajamento são enormes.

O Boticário

Em 2016 a perfumaria deu um show de empatia. Em junho, o comercial do  Dia dos Namorados  fugiu do clichê e apresentou casais homoafetivos trocando presentes para comemorar a data. Para o Natal , outra surpresa: o VT conta uma família de pais separados assistindo a apresentação de teatro de fantoche da filha, que diz que os pais são melhores amigos.
De acordo com os dados da pesquisa mais recente do  IBGE , de 2015, o número de divócios do Brasil cresceu 130% entre 2004 e 2014. Quanto casamento entre pessoas de sexo diferentes, foram registrados 5.614 casamentos. Lembrando que, claro, uma marca só deve abraçar as causas as quais acredita, mas se grande parte da população estiver inserida nesses nichos, melhor!
Você lembra de alguma marca que usa e abusa da empatia para ganhar o coração do seu público? Conta pra gente nos comentários!
Por Mel Castro 7 de abril de 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 de março de 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 de março de 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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