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Segmentação de clientes: integrando marketing online e offline

  • Por Rayam Saraiva
  • 02 mai., 2018
A internet modificou a forma como acontecem as interações, desde as mais próximas, entre familiares e amigos, até aquelas direcionadas a colegas de trabalho. Nesse contexto, as empresas também acabaram mudando a forma de se relacionar com seus clientes. A oferta de produtos e serviços igualmente passou pela influência de... O post Segmentação de clientes: integrando marketing online e offline apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.

A internet modificou a forma como acontecem as interações, desde as mais próximas, entre familiares e amigos, até aquelas direcionadas a colegas de trabalho. Nesse contexto, as empresas também acabaram mudando a forma de se relacionar com seus clientes.

A oferta de produtos e serviços igualmente passou pela influência de um mundo que podemos considerar hiperconectado. Assim, as estratégias de marketing ganham mais sofisticação e reivindicam adequações constantes, além de integração com modelos tradicionais, capazes de atender às aspirações de um público específico, cada vez mais exigente.

Neste post, você vai conhecer uma dessas estratégias, a segmentação de clientes, que permite integrar ações de marketing online e offline, garantindo acertar em cheio o alvo do seu negócio.

Então, se você está buscando dar um  up  em seus resultados no marketing, continue a leitura!

Digitalizar o marketing?

Consideramos o marketing offline — aquele que diz respeito a estratégias de mercado que não envolvem tecnologias digitais — uma forma de marketing tradicional, que existe desde muito antes da popularização da internet.

marketing digital , ao contrário, é caracterizado por práticas de promoção e divulgação de produtos e serviços em meios digitais, ou seja, em um ambiente online, que conta com atualizações mais constantes. Nesse tipo de ação, o que permanece do marketing é, principalmente, a busca por apresentar valores de maneira a satisfazer as necessidades dos clientes.

Assim, ao lançar mão do marketing online, continuamos considerando as diferenças individuais, atualizando as ofertas a partir dos desejos apresentados pelos clientes e aprimorando produtos.

No entanto, pode restar dúvidas sobre os  artifícios disponíveis  para potencializar suas ações online, certo? Por isso, no próximo tópico, vamos explicar com mais detalhes essa poderosa ferramenta: a segmentação de clientes.

Segmentação de clientes: otimizando o marketing digital

Com a diversidade de recursos de marketing existentes atualmente, é imprescindível pensar na definição de perfis dos usuários que serão sensibilizados a cada campanha, a fim de sofisticar seu acesso aos clientes.

Pois bem, suponhamos que você tenha um público-alvo cuja característica geral é o interesse em marketing. A partir de uma segmentação precisa, você poderá filtrar, em grupos de interesses mais específicos e comuns, a parcela de clientes ou potenciais clientes que busca impactar.

Assim, é formado um grupo com interesse mais voltado para o marketing digital, outro que tem como objetivo inteirar-se sobre marketing de conteúdo, e assim por diante. Também é possível criar segmentações que dizem respeito a outros diversos critérios, como:  território , faixa etária, escolaridade, padrões de comportamento, etc.

Localizando o seu público-alvo de maneira mais precisa, você contribui com um processo de fidelização dos clientes, pois, ao ter suas demandas atendidas de forma customizada, eles acabam criando uma identificação com o produto que sua empresa está oferecendo.

Ora, agora que já foram identificadas as principais características de seus clientes e que você conseguiu localizar, em grupos específicos (nichos), aqueles que se aproximam em interesses comuns, é preciso pensar o tipo de marketing que pode ser o mais adequado enquanto estratégia.

Imagine que você é um perito do marketing offline, tem excelentes contatos com empresas de publicidade impressa, revistas e jornais, promove bons eventos em pontos de venda e tem contatos importantes na mídia televisiva.

Entretanto, na empresa em que trabalha, você recebe a tarefa de apresentar seu produto a um público jovem, que provavelmente domina  gadgets,  redes sociais e meios virtuais. É certo que você precisará investir em novas tecnologias para atingir seus objetivos.

Diante desse cenário, você pode ficar indeciso quanto à escolha do formato a ser adotado, particularmente entre online ou offline, pois sua empresa dispõe de ambos os modelos. Bem, então vamos apresentar algumas vantagens de cada um.

Vantagens do marketing offline

Dizer que uma estratégia é offline não significa dizer que ela seja “desconectada”. Isto porque, quando você investe em um atendimento presencial, por exemplo, para apresentar algum produto, você pode se ligar ao cliente de uma maneira mais direta e individual.

Experimentando o produto, o consumidor pode ter uma experiência sensorial muito positiva e acabar decidindo-se pela efetivação da compra na mesma hora.

As estratégias offline ainda oferecem vantagens como comunicação de massa, maior abrangência de diferentes classes socioeconômicas e fortalecimento do relacionamento com o público.

Vantagens do marketing online

A utilização de tecnologias no marketing é uma importante estratégia para diversificar o público que sua empresa deseja alcançar, principalmente com o estabelecimento de filtros criteriosos. A comunicação, quando personalizada, pode ser uma opção bastante lucrativa para a empresa.

Além disso, o marketing online possibilita opções de baixo custo, porque muitas ferramentas são disponibilizadas gratuitamente na internet. Podemos dizer, ainda, que a possibilidade de controle dos acessos ao produto que sua empresa está oferecendo, leva a uma mensuração de resultados mais precisa.

E agora? Preciso escolher uma única estratégia?

Após ter conhecido algumas especificidades do marketing online e do marketing offline, você precisa planejar sua escolha para atingir o público-alvo. Mas acalme-se! Podemos afirmar que a experiência mostra que grandes resultados mesclam as duas estratégias.

Encontramos um bom exemplo de integração online e offline em uma campanha promovida pela empresa “O Boticário”, para lançamento de uma loção corporal, em 2017. A campanha previa uma movimentação da rede de contatos da empresa por meio de redes sociais – e-mail, site, Facebook – convidando clientes a buscarem o produto nas lojas físicas.

Essa estratégia integrou de maneira muito interessante marketing digital e marketing tradicional, captando um  fluxo online-offline  de acessos bastante potente para a empresa.

O que precisamos considerar neste exemplo é que tal estratégia pode ser bem-planejada porque certamente a empresa tinha seu público muito bem segmentado antes de lançar uma campanha dessa magnitude.

Constatamos ainda que a internet, em campanhas como essa, acaba servindo como uma espécie de “trampolim” para ações offline, quando as apresentações sofisticadas chamam atenção de clientes e multiplicam a abrangência de mercado.

Vimos, portanto, que a segmentação de clientes aliada ao marketing digital é bastante potente, pela difusão rápida e em tempo real de informação, o que funciona como precioso dispositivo de empoderamento dos clientes.

Assim, a partir de uma gestão responsável de fluxos e construção e manutenção de redes virtuais e físicas, a expansão do público impulsiona os negócios e toda a equipe envolvida.

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Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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