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Métricas: ninguém tem paciência com elas

  • Por Strix
  • 18 jul., 2016
Pode parecer complicado, mas entender sobre métricas é essencial para quem trabalha com Marketing Digital. Tá confuso? Pode contar com a nossa astúcia! O post Métricas: ninguém tem paciência com elas apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Hoje vou dar um conselho tão bom, mas tão bom que eu deveria vender (só que eu sou muito legal e vou dar de bandeja mesmo)! É sobre… métricas. Calma! Antes de sair correndo, me deixa tentar te convencer o porquê elas são tãoooo maravilhosas.
Aposto que quando você tava na faculdade tinha uma matéria chamada Mídias (ou algo do tipo) que te ensinava um milhão de cálculos para avaliar o desempenho das peças veiculadas nas mídias tradicionais. Na primeira fórmula que o professor escreveu no quadro você pensou “Me tira daqui!” porque assim como eu e a grande maioria das pessoas que optaram por um curso de humanas, você tem pavor de números. Aí você virou gente grande e começou a trabalhar. Na agência tinha tanta demanda que dificilmente você tinha tempo pra pegar todos aqueles números e fazer cálculos “desnecessários”. Passaram-se 1, 2, 3 anos e eles nunca fizeram diferença – você nem se lembra dessas fórmulas e até agora não conseguiu entender porque eu insisto em falar de métricas. Acertei? Então esse texto é pra você.
Analisar métricas é a única maneira de saber se os resultados das suas campanhas são bons ou ruins; se você deve ou não continuar com a abordagem anterior. Esta é a forma de mensurar o sucesso da campanha e ignorar esses números é o mesmo que ignorar os esforços de toda equipe.
De acordo com estudo realizado pela VisonEdge Marketing e ITSMA em abril de 2014 , 85% dos executivos afirmaram que é essencial mensurar os resultados das ações em marketing. Uma pesquisa feita pelo Ifbyphone realizada em maio de 2014 afirma que 60% dos executivos de marketing entrevistados apresentam relatórios para CEOs e equipes de liderança pelo menos uma vez por mês.

Métricas de vaidade x métricas de desempenho

Métricas são apenas números. O diferencial desses números está no quê elas quantificam. No Marketing Digital nós conseguimos mensurar muitas coisas, mas o que é, de fato, relevante para uma campanha?
Temos algumas métricas bastante familiares, dessas que um analista de marketing costuma ter na ponta da língua. Mas como saber se elas importam mesmo ou se são apenas números expressivos, mas não geram vendas? Se tudo é quantificação, por que algumas são bem mais importantes que outras? Entenda:

Métricas de vaidade

Métricas de vaidade, também conhecidas como métricas quantitativas, são aquelas que não pesam no resultado final de uma campanha de marketing, que provavelmente é vender. Número de likes e shares em posts de fanpages no Facebook, por exemplo, não geram vendas – especialmente agora que não podemos mais contar com o alcance orgânico desta rede social.
Geralmente essas métricas são usadas para guiar a campanha e entender se a ação está dando certo ou não, já que uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de fazer alterações enquanto a peça ainda está no ar.
Outros exemplos de métricas de vaidade:
  • fãs no Facebook
  • tweets favoritados
  • compartilhamento e retweet
  • comentários
  • pageviews
  • downloads (apps)
  • views de videos
  • assinantes de canais do Youtube
  • likes no Instagram
Para saber mais, você pode dar uma olha no Brainstorm9 que tem um post superlegal sobre isso.

Métrica de desempenho

Conhecidas também como métricas qualitativas, as métricas de desempenho são as que refletem o desempenho da campanha para vendas. Elas são a maneira de mensurar os resultados da equipe de marketing – e como esses objetivos são variáveis, as métricas analisadas também variam.
  • ROI (Retorno Sobre Investimento, em português)
  • Conversão
  • Custo por lead
  • CPM (custo por mil)
  • Taxa de rejeição
  • Taxa de conversão

Quais métricas eu devo acompanhar?

As métricas que devem ser acompanhadas variam de acordo com o objetivo da campanha. Se o objetivo da campanha for engajamento nas redes sociais, por exemplo, as curtidas na fanpage podem ser uma ótima referência para avaliar desempenho. No entanto, se o objetivo for vendas – que é o que mantém qualquer negócio de pé – o ROI (Return On Investment ou retorno sobre investimento, em português) é uma excelente opção de métrica para ficar de olho.

Então as métricas de vaidade devem ser ignoradas?

Não! As métricas de vaidade devem servir como dado secundário. Embora esses números não possam ser usados para fazer uma análise dos objetivos finais, elas podem servir como um termômetro e direcionar a campanha – por exemplo, a um número significativo de likes ou compartilhamentos nas redes sociais indicam que o conteúdo está coerente com as necessidades do público.
Quais são as métricas que você mais usa? Deixa aqui nos comentários!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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