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10 ferramentas gratuitas para marketing digital

  • Por Strix
  • 12 set., 2017
Conheça as 10 melhores ferramentas gratuitas de marketing digital para alavancar o seu negócio na internet. O post 10 ferramentas gratuitas para marketing digital apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Muitas empresas ainda acreditam no velho mito de que o investimento em marketing digital envolve altos custos e, por isso, apenas empresas de maior porte poderiam fazer essa adesão. Mas a boa notícia é que isso não é verdade, muito pelo contrário. Há uma infinidade de ferramentas gratuitas para  marketing digital disponíveis no mercado e você pode investir nelas primeiro, sem precisar gastar muito.
Mas como começar? E quais plataformas usar? Para te ajudar nisso, separamos 10 ferramentas online gratuitas para marketing digital. Assim você poderá testar suas estratégias e também encontrar aquela oportunidade que estava precisando para otimizar os resultados do seu negócio.
Quer saber como essas ferramentas funcionam e suas principais funcionalidades? Confira tudo abaixo:

1. Google Analytics

Podemos dizer que o Google Analytics é uma das ferramentas mais usadas pelos especialistas em marketing digital. Ela possui vários recursos gratuitos que te ajudam a monitorar a performance do seu site como:
  • Quantidade de visitantes
  • Dados demográficos
  • Origem do tráfego (redes sociais, e-mail marketing, Google)
  • Páginas mais acessadas
  • Comparação entre períodos
Além dessas, há diversas outras métricas específicas e relevantes para rastrear o tráfego do seu site.
O Google Analytics permite que você tome suas decisões de maneira mais assertiva e segura, pois ele fornece vários relatórios, gráficos e outros recursos que o ajudam a ter insights mais amplos sobre o andamento das suas estratégias de marketing.

2. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita utilizada para pesquisa de palavras-chave. Ele fornece gráficos que mostram a evolução do número de buscas por determinadas expressões no decorrer do tempo, as palavras-chave em ascensão.
Com essa ferramenta você pode obter informações sobre buscas de palavras-chave em qualquer categoria de negócio, ficar sabendo em quais países determinada busca está sendo mais significativa e ainda conhecer qual foi o meio utilizado para realização das pesquisas — tais como o YouTube, Google shopping e Google imagens.

3. Google Alerts

O Google Alerts (Google Alerta) também é uma excelente ferramenta gratuita. Ele ajuda a descobrir, por exemplo, quais são as redes sociais que estão gerando mais tráfego para seu site. O site também envia notificações para seu e-mail toda vez que sua marca ou palavra-chave relacionada for mencionada na internet.
Essa ferramenta permite que você esteja sempre atualizado sobre o que está acontecendo em seu nicho, acompanhar a indexação do seu conteúdo e ainda monitorar o que seus concorrentes estão fazendo para atrair mais leads.

4. Social Mention

Monitorar sua presença nas mídias sociais  sem uma ferramenta específica pode ser um desafio. Mas a Social Mention é um exemplo de site gratuito que fornece vários recursos para automatizar esse processo.
Com essa ferramenta, você pode analisar métricas importantes para saber como sua marca está sendo vista no mercado e o que as pessoas estão falando sobre ela —  tudo em tempo real.
As principais métricas analisadas pelo Social Mention são:
  • Strength/ Força
  • Sentiment/ Sentimento
  • Passion/ Paixão
  • Reach/ Alcance

5. MailChimp

Embora tenha sua versão paga, o MailChimp também possui alguns recursos gratuitos que são bastante úteis: um deles é o disparo de e-mail marketing. Essa versão permite que você envie uma média de 12 mil e-mails por mês para até 2 mil contatos diferentes.
A plataforma foi construída de forma bastante intuitiva de forma a facilitar a usabilidade por parte do usuário. Vale a pena testar!

6. Mixpanel

Essa é uma ferramenta com funcionalidades muito parecidas com as do Google Analytics. Porém o Mixpanel é considerado bem mais avançado. Uma de suas funcionalidades consiste em métricas precisas  que permitem um maior monitoramento dos consumidores. Elas medem as ações realizadas pelos visitantes do site e busca criar funis para aumentar a conversão de leads.
A diferença entre o Mixpanel e as outras plataformas parecidas é que ele busca monitorar os usuários levando em consideração suas ações dentro do site e não apenas as visualizações.
O monitoramento mais refinado realizado pelo Mixpanel permite maior margem de acerto na hora de definir as preferências e gostos do seu público-alvo, ajudando assim, na realização de campanhas mais bem sucedidas.

7.  SpyFu

Se sua maior preocupação é saber quais palavras-chave seus concorrentes estão usando, então com o SpyFu você pode ficar tranquilo. Essa excelente ferramenta gratuita de marketing digital vai te ajudar a descobrir quais são os termos que estão gerando mais tráfego para eles.
Você pode sondar as palavras-chaves mais lucrativas para os seus concorrentes e criar seus conteúdos a partir delas. Dessa forma você poderá concorrer de igual para igual pela atenção do seu público-alvo.

8. Google Analytics URL Builder

Essa ferramenta gratuita é bem interessante. Com o Google Analytics URL Builder é possível criar links personalizados e únicos para suas campanhas de marketing digital. Através dele, você conseguirá conhecer e acompanhar todos os seus esforços com e-mail marketing e redes sociais, por exemplo.
Outra faceta interessante do Google Analytics URL Builder é que ele possui uma extensão para Chrome, que pode ser habilitada no seu navegador, ajudando nas suas estratégias.

9. Cyfe

Você precisa monitorar vários sites em plataformas diferentes? Então não pode deixar de conhecer o Cyfe. Ele é capaz de gerenciar e integrar todos os seus sites em um só local.
Essa ferramenta permite maior organização e foco no que está acontecendo em casa site, evitando assim, vários problemas que acabariam passando despercebidos caso não houvesse esse controle centralizado.

10. Gerador de Títulos

Para finalizarmos nosso post, não poderíamos deixar de fora esta ótima dica. Sabe quando você precisa produzir conteúdo e está sem ideias? O Gerador de Títulos , feito em conjunto pela Rock Content e Resultados Digitais, é o site ideal para quando você está sem inspiração para escrever para seu blog.
A ferramenta gratuita de  marketing digital é bastante simples, mas muito eficiente. Você deve inserir pelo menos três termos de pesquisa de seu interesse que logo o programa gera 7 títulos diferentes para você avaliar. Fácil assim! Afinal nem tudo que é complicado significa que é bom, não é mesmo?
E aí? Pronto para colocar essas ferramentas gratuitas em prática para alavancar suas estratégias de marketing digital? Conta pra gente o que você achou nos comentários!
Por Mel Castro 7 de abril de 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 de março de 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 de março de 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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