10 ferramentas gratuitas para marketing digital
Conheça as 10 melhores ferramentas gratuitas de marketing digital para alavancar o seu negócio na internet.
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Muitas empresas ainda acreditam no velho mito de que o investimento em marketing digital envolve altos custos e, por isso, apenas empresas de maior porte poderiam fazer essa adesão. Mas a boa notícia é que isso não é verdade, muito pelo contrário. Há uma infinidade de ferramentas gratuitas para
marketing digital
disponíveis no mercado e você pode investir nelas primeiro, sem precisar gastar muito.
Mas como começar? E quais plataformas usar? Para te ajudar nisso, separamos 10 ferramentas online gratuitas para marketing digital. Assim você poderá testar suas estratégias e também encontrar aquela oportunidade que estava precisando para otimizar os resultados do seu negócio.
Quer saber como essas ferramentas funcionam e suas principais funcionalidades? Confira tudo abaixo:
1. Google Analytics
Podemos dizer que o Google Analytics é uma das ferramentas mais usadas pelos especialistas em marketing digital. Ela possui vários recursos gratuitos que te ajudam a monitorar a performance do seu site como:
- Quantidade de visitantes
- Dados demográficos
- Origem do tráfego (redes sociais, e-mail marketing, Google)
- Páginas mais acessadas
- Comparação entre períodos
Além dessas, há diversas outras métricas específicas e relevantes para rastrear o tráfego do seu site.
O Google Analytics permite que você tome suas decisões de maneira mais assertiva e segura, pois ele fornece vários relatórios, gráficos e outros recursos que o ajudam a ter insights mais amplos sobre o andamento das suas estratégias de marketing.
2. Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta gratuita utilizada para pesquisa de palavras-chave. Ele fornece gráficos que mostram a evolução do número de buscas por determinadas expressões no decorrer do tempo, as palavras-chave em ascensão.
Com essa ferramenta você pode obter informações sobre buscas de palavras-chave em qualquer categoria de negócio, ficar sabendo em quais países determinada busca está sendo mais significativa e ainda conhecer qual foi o meio utilizado para realização das pesquisas — tais como o YouTube, Google shopping e Google imagens.
3. Google Alerts
O Google Alerts (Google Alerta) também é uma excelente ferramenta gratuita. Ele ajuda a descobrir, por exemplo, quais são as redes sociais que estão gerando mais tráfego para seu site. O site também envia notificações para seu e-mail toda vez que sua marca ou palavra-chave relacionada for mencionada na internet.
Essa ferramenta permite que você esteja sempre atualizado sobre o que está acontecendo em seu nicho, acompanhar a indexação do seu conteúdo e ainda monitorar o que seus concorrentes estão fazendo para atrair mais leads.
4. Social Mention
Com essa ferramenta, você pode analisar métricas importantes para saber como sua marca está sendo vista no mercado e o que as pessoas estão falando sobre ela — tudo em tempo real.
As principais métricas analisadas pelo Social Mention são:
- Strength/ Força
- Sentiment/ Sentimento
- Passion/ Paixão
- Reach/ Alcance
5. MailChimp
Embora tenha sua versão paga, o MailChimp também possui alguns recursos gratuitos que são bastante úteis: um deles é o disparo de e-mail marketing. Essa versão permite que você envie uma média de 12 mil e-mails por mês para até 2 mil contatos diferentes.
A plataforma foi construída de forma bastante intuitiva de forma a facilitar a usabilidade por parte do usuário. Vale a pena testar!
6. Mixpanel
Essa é uma ferramenta com funcionalidades muito parecidas com as do Google Analytics. Porém o Mixpanel é considerado bem mais avançado. Uma de suas funcionalidades consiste em
métricas precisas
que permitem um maior monitoramento dos consumidores. Elas medem as ações realizadas pelos visitantes do site e busca criar funis para aumentar a conversão de leads.
A diferença entre o Mixpanel e as outras plataformas parecidas é que ele busca monitorar os usuários levando em consideração suas ações dentro do site e não apenas as visualizações.
O monitoramento mais refinado realizado pelo Mixpanel permite maior margem de acerto na hora de definir as preferências e gostos do seu público-alvo, ajudando assim, na realização de campanhas mais bem sucedidas.
7. SpyFu
Se sua maior preocupação é saber quais palavras-chave seus concorrentes estão usando, então com o SpyFu você pode ficar tranquilo. Essa excelente ferramenta gratuita de marketing digital vai te ajudar a descobrir quais são os termos que estão gerando mais tráfego para eles.
Você pode sondar as palavras-chaves mais lucrativas para os seus concorrentes e criar seus conteúdos a partir delas. Dessa forma você poderá concorrer de igual para igual pela atenção do seu público-alvo.
8. Google Analytics URL Builder
Essa ferramenta gratuita é bem interessante. Com o Google Analytics URL Builder é possível criar links personalizados e únicos para suas campanhas de marketing digital. Através dele, você conseguirá conhecer e acompanhar todos os seus esforços com e-mail marketing e redes sociais, por exemplo.
Outra faceta interessante do Google Analytics URL Builder é que ele possui uma extensão para Chrome, que pode ser habilitada no seu navegador, ajudando nas suas estratégias.
9. Cyfe
Você precisa monitorar vários sites em plataformas diferentes? Então não pode deixar de conhecer o Cyfe. Ele é capaz de gerenciar e integrar todos os seus sites em um só local.
Essa ferramenta permite maior organização e foco no que está acontecendo em casa site, evitando assim, vários problemas que acabariam passando despercebidos caso não houvesse esse controle centralizado.
10. Gerador de Títulos
Para finalizarmos nosso post, não poderíamos deixar de fora esta ótima dica. Sabe quando você precisa produzir conteúdo e está sem ideias? O
Gerador de Títulos
, feito em conjunto pela Rock Content e Resultados Digitais, é o site ideal para quando você está sem inspiração para escrever para seu blog.
A ferramenta gratuita de
marketing digital
é bastante simples, mas muito eficiente. Você deve inserir pelo menos três termos de pesquisa de seu interesse que logo o programa gera 7 títulos diferentes para você avaliar. Fácil assim! Afinal nem tudo que é complicado significa que é bom, não é mesmo?
E aí? Pronto para colocar essas ferramentas gratuitas em prática para alavancar suas estratégias de marketing digital? Conta pra gente o que você achou nos comentários!