Afinal, por que as empresas devem investir em blogs corporativos?
Um blog corporativo é fundamental para melhorar o marketing e as vendas de uma empresa. Entenda por quê!
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Representando um dos pilares de uma boa estratégia de
marketing digital
, criar e manter um blog corporativo é uma das práticas mais vantajosas que uma empresa pode executar. Afinal, esse canal contribui tanto para fornecer informações relevantes para o público quanto para divulgar os produtos ou serviços do negócio.
Ainda não entende direito por que tal recurso é uma tendência e quais são as principais vantagens que ele oferece para as organizações? Então chegou ao post certo. Acompanhe os próximos tópicos e fique por dentro!
Por que os blogs corporativos estão na crista da onda?
Os blogs começaram a se popularizar nos anos 2000, funcionando como uma espécie de diário virtual de seus editores. Por meio deles, é possível compartilhar situações do dia a dia, opinar sobre temas do momento, comentar sobre assuntos interessantes e assim por diante. É isso mesmo: praticamente não há limites!
O formato simples, em que os posts mais recentes aparecem primeiro, e a facilidade de publicar os próprios textos ajudaram a dar voz a pessoas que talvez não tivessem conseguido notoriedade sem a internet. Como basicamente qualquer um que dispusesse de uma conexão com a internet podia criar seu canal digital, surgiram blogs que tratavam dos mais variados assuntos, todos dividindo espaço.
Com o tempo, esses sites ganharam novas funcionalidades que lhes deram um ar mais profissional, permitindo que as empresas também adotassem esse canal para disponibilizar informações úteis a seu público-alvo e se aproximar cada vez mais de sua audiência. Atualmente, muitas companhias já perceberam os benefícios de ter um blog corporativo, tanto que investem aí parcelas consideráveis de seus recursos.
Mas o que sua empresa ganha ao aderir a essa tendência? Como exatamente ela pode se beneficiar? Pois é o que veremos a seguir!
Quais são as principais vantagens de um blog corporativo?
Há quem enxergue os blogs como espaços de informalidade que acabam por prejudicar a imagem das organizações. Entretanto, são diversos os setores que se beneficiam (e muito) desse canal digital. E como a lista de benefícios é bem extensa, selecionamos aqui os principais para você se convencer de uma vez por todas. Confira!
Investimento de baixo custo
Se sua empresa já tem um site, pode aproveitar a infraestrutura de hospedagem para criar seu próprio blog. Na prática, existem muitas plataformas que permitem colocar seu blog corporativo no ar, mantendo-o a um custo acessível ou até mesmo de graça — como é o caso do
WordPress
ou do
Medium.
Além disso, manter esse tipo de canal digital é uma oportunidade excelente para a companhia divulgar seu nome e falar abertamente com seu público, mostrando como o negócio pode apresentar soluções para seus potenciais clientes. E tudo isso é feito a um custo bem menor que o relativo às mídias tradicionais, como propagandas na TV, revistas e outdoors, bem como aos anúncios pagos na internet.
Interação com o público
Já parou para pensar que um blog permite que os leitores deixem seus feedbacks sobre o conteúdo publicado sem qualquer tipo de burocracia? Ao falar assim diretamente com sua audiência, respondendo perguntas e tirando dúvidas, a empresa gera mais credibilidade e tem mais facilidade para conquistar novos adeptos, que perceberão sua preocupação com os clientes.
Uma possibilidade interessante é disponibilizar um campo para o usuário inserir seu endereço de e-mail, recebendo em troca algum material de valor — como um e-book ou uma videoaula. Dessa forma, a empresa pode desenvolver um relacionamento ainda mais próximo com seu público, enviando newsletters, ofertas e quaisquer outras informações que considerar relevantes.
Conhecimento sobre a audiência
O uso de ferramentas, métodos e
métricas
de web analytics no blog da empresa permite saber quais são os posts mais populares, qual é a principal fonte de tráfego, qual a localização da maior parte dos visitantes, entre outras inúmeras informações.
A empresa ganha, pois adquire um conhecimento mais detalhado sobre seus clientes e prospects, o que contribui para a criação de um conteúdo mais bem direcionado. O desenvolvimento de seus produtos e serviços também é beneficiado, passando a se adaptar melhor às necessidades dos consumidores.
Ampliação do alcance
A criação de conteúdo de qualidade também ajuda a aumentar o alcance da empresa nos mecanismos de busca, ampliando o tráfego orgânico do blog corporativo. Ao publicar recorrentemente posts originais e relevantes, cresce a probabilidade de que buscadores como o Google e o Bing melhorem o ranqueamento do seu respectivo canal digital. E é claro que, com um bom posicionamento, as chances de atrair mais leitores também aumentam.
E saiba desde já: tais práticas são parte fundamental de uma boa estratégia de Search Engine Optimization (
SEO
), uma das formas mais eficientes para atrair a maior visibilidade possível para sua empresa.
Confiança na marca
Isso faz com que as pessoas sintam confiança não só em relação à pertinência dos posts, mas também na marca em si. Dessa forma, quando os usuários estiverem prontos para tomar uma decisão de compra relacionada a seu mercado, estarão automaticamente mais propensos a adquirir os produtos ou serviços que seu negócio oferece!
Geração de autoridade
Além de conferir credibilidade, o bom uso de um blog corporativo permite que as empresas se tornem referência em suas respectivas áreas de atuação. Dedicando-se a divulgar um conteúdo valioso, capaz de sanar as dúvidas do público e realmente ajudá-lo, é de se esperar que o mesmo público as enxergue como instituições que entendem do que fazem e que desempenham muito bem suas atividades.
No fim das contas, a verdade é uma só: uma organização que não tem um blog está perdendo uma grande oportunidade de ampliar o reconhecimento da sua marca, gerar autoridade, educar o mercado,
atrair mais leads
e, consequentemente,
vender mais. Tudo isso com um excelente retorno sobre o investimento feito em marketing!
Agora que você já entende a importância de um blog corporativo e conhece ao menos algumas das vantagens que esse canal oferece, comente aqui e nos conte: já tem experiência com essa ferramenta? Qual dos benefícios proporcionados por ela chamou mais sua atenção? Compartilhe suas impressões e enriqueça nosso conteúdo!