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Afinal, por que as empresas devem investir em blogs corporativos?

  • Por Strix
  • 16 nov., 2017
Um blog corporativo é fundamental para melhorar o marketing e as vendas de uma empresa. Entenda por quê! O post Afinal, por que as empresas devem investir em blogs corporativos? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Representando um dos pilares de uma boa estratégia de marketing digital , criar e manter um blog corporativo é uma das práticas mais vantajosas que uma empresa pode executar. Afinal, esse canal contribui tanto para fornecer informações relevantes para o público quanto para divulgar os produtos ou serviços do negócio.
Ainda não entende direito por que tal recurso é uma tendência e quais são as principais vantagens que ele oferece para as organizações? Então chegou ao post certo. Acompanhe os próximos tópicos e fique por dentro!

Por que os blogs corporativos estão na crista da onda?

Os blogs começaram a se popularizar nos anos 2000, funcionando como uma espécie de diário virtual de seus editores. Por meio deles, é possível compartilhar situações do dia a dia, opinar sobre temas do momento, comentar sobre assuntos interessantes e assim por diante. É isso mesmo: praticamente não há limites!
O formato simples, em que os posts mais recentes aparecem primeiro, e a facilidade de publicar os próprios textos ajudaram a dar voz a pessoas que talvez não tivessem conseguido notoriedade sem a internet. Como basicamente qualquer um que dispusesse de uma conexão com a internet podia criar seu canal digital, surgiram blogs que tratavam dos mais variados assuntos, todos dividindo espaço.
Com o tempo, esses sites ganharam novas funcionalidades que lhes deram um ar mais profissional, permitindo que as empresas também adotassem esse canal para disponibilizar informações úteis a seu público-alvo e se aproximar cada vez mais de sua audiência. Atualmente, muitas companhias já perceberam os benefícios de ter um blog corporativo, tanto que investem aí parcelas consideráveis de seus recursos.
Mas o que sua empresa ganha ao aderir a essa tendência? Como exatamente ela pode se beneficiar? Pois é o que veremos a seguir!

Quais são as principais vantagens de um blog corporativo?

Há quem enxergue os blogs como espaços de informalidade que acabam por prejudicar a imagem das organizações. Entretanto, são diversos os setores que se beneficiam (e muito) desse canal digital. E como a lista de benefícios é bem extensa, selecionamos aqui os principais para você se convencer de uma vez por todas. Confira!

Investimento de baixo custo

Se sua empresa já tem um site, pode aproveitar a infraestrutura de hospedagem para criar seu próprio blog. Na prática, existem muitas plataformas que permitem colocar seu blog corporativo no ar, mantendo-o a um custo acessível ou até mesmo de graça — como é o caso do WordPress ou do Medium.
Além disso, manter esse tipo de canal digital é uma oportunidade excelente para a companhia divulgar seu nome e falar abertamente com seu público, mostrando como o negócio pode apresentar soluções para seus potenciais clientes. E tudo isso é feito a um custo bem menor que o relativo às mídias tradicionais, como propagandas na TV, revistas e outdoors, bem como aos anúncios pagos na internet.

Interação com o público

Já parou para pensar que um blog permite que os leitores deixem seus feedbacks sobre o conteúdo publicado sem qualquer tipo de burocracia? Ao falar assim diretamente com sua audiência, respondendo perguntas e tirando dúvidas, a empresa gera mais credibilidade e tem mais facilidade para conquistar novos adeptos, que perceberão sua preocupação com os clientes.
Uma possibilidade interessante é disponibilizar um campo para o usuário inserir seu endereço de e-mail, recebendo em troca algum material de valor — como um e-book ou uma videoaula. Dessa forma, a empresa pode desenvolver um relacionamento ainda mais próximo com seu público, enviando newsletters, ofertas e quaisquer outras informações que considerar relevantes.

Conhecimento sobre a audiência

O uso de ferramentas, métodos e métricas de web analytics no blog da empresa permite saber quais são os posts mais populares, qual é a principal fonte de tráfego, qual a localização da maior parte dos visitantes, entre outras inúmeras informações.
A empresa ganha, pois adquire um conhecimento mais detalhado sobre seus clientes e prospects, o que contribui para a criação de um conteúdo mais bem direcionado. O desenvolvimento de seus produtos e serviços também é beneficiado, passando a se adaptar melhor às necessidades dos consumidores.

Ampliação do alcance

A criação de conteúdo de qualidade também ajuda a aumentar o alcance da empresa nos mecanismos de busca, ampliando o tráfego orgânico do blog corporativo. Ao publicar recorrentemente posts originais e relevantes, cresce a probabilidade de que buscadores como o Google e o Bing melhorem o ranqueamento do seu respectivo canal digital. E é claro que, com um bom posicionamento, as chances de atrair mais leitores também aumentam.
E saiba desde já: tais práticas são parte fundamental de uma boa estratégia de Search Engine Optimization ( SEO ), uma das formas mais eficientes para atrair a maior visibilidade possível para sua empresa.

Confiança na marca

Isso faz com que as pessoas sintam confiança não só em relação à pertinência dos posts, mas também na marca em si. Dessa forma, quando os usuários estiverem prontos para tomar uma decisão de compra relacionada a seu mercado, estarão automaticamente mais propensos a adquirir os produtos ou serviços que seu negócio oferece!

Geração de autoridade

Além de conferir credibilidade, o bom uso de um blog corporativo permite que as empresas se tornem referência em suas respectivas áreas de atuação. Dedicando-se a divulgar um conteúdo valioso, capaz de sanar as dúvidas do público e realmente ajudá-lo, é de se esperar que o mesmo público as enxergue como instituições que entendem do que fazem e que desempenham muito bem suas atividades.
No fim das contas, a verdade é uma só: uma organização que não tem um blog está perdendo uma grande oportunidade de ampliar o reconhecimento da sua marca, gerar autoridade, educar o mercado, atrair mais leads e, consequentemente, vender mais. Tudo isso com um excelente retorno sobre o investimento feito em marketing!
Agora que você já entende a importância de um blog corporativo e conhece ao menos algumas das vantagens que esse canal oferece, comente aqui e nos conte: já tem experiência com essa ferramenta? Qual dos benefícios proporcionados por ela chamou mais sua atenção? Compartilhe suas impressões e enriqueça nosso conteúdo!
Por Mel Castro 7 de abril de 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 de março de 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 de março de 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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