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O que vale mais a pena: equipe interna ou agência de marketing?

  • Por Strix
  • 14 nov., 2017
Como saber se é melhor contratar uma agência de marketing ou ter uma equipe interna? Descubra já! O post O que vale mais a pena: equipe interna ou agência de marketing? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Se você sempre se perguntou por que algumas empresas decidem contratar uma agência de marketing enquanto outras escolhem formar uma equipe interna, saiba: existe uma infinidade de aspectos para analisar antes de tomar essa decisão.
Quer entender um pouco mais sobre que tipo de estratégia é a melhor? Então fique de olho, porque fizemos um resumo que vai direto ao ponto. Acompanhe!

Tipo de empresa

Assim como não existe um melhor modelo de negócio, também não dá para dizer que a decisão certa é ter uma equipe interna ou contratar uma agência de marketing. Na prática, cada tipo de empresa precisa pensar em suas condições específicas e até no contexto geral do mercado antes de escolher a alternativa mais apropriada. Tudo depende da realidade do negócio e dos seus planos para o futuro.
No meio dessa avaliação, alguns fatores acabam pesando bastante na decisão. Para ficar mais fácil de entender, vamos avaliar alguns dos principais motivos que podem fazer os gestores optarem por uma ou outra alternativa, ok? Assim, ao final do post, você conseguirá entender com muito mais facilidade qual é a melhor opção para cada caso. Vamos lá?

Análise financeira

Normalmente, o primeiro ponto a surgir envolve o custo de cada uma das opções. Ter uma equipe interna exige a contratação de todo tipo de especialista ou, no caso de restrições orçamentárias ou de dificuldades na procura profissional, contrata-se o que dá para contratar, adaptando o serviço ao que é possível produzir com o pessoal disponível.
Se a empresa busca ter mais especialistas em diversas áreas e não tem volume de serviço suficiente para justificar todas essas contratações, vale terceirizar. Por outro lado, se o volume de trabalho é muito grande e há pouca necessidade de vários tipos de profissionais, pode-se contratar diretamente.

Tempo disponível

Se a empresa está precisando de serviços de comunicação e não tem muito tempo disponível, faz muito mais sentido buscar uma agência no mercado que consiga resolver tudo ao invés montar um time interno. Como as agências já têm uma estrutura pronta e um time organizado, o fluxo de produção de campanhas e peças é bem mais rápido.
Ainda nesse tópico, é importante lembrar que nada impede que, de pouquinho em pouquinho, a própria comunicação vá se estruturando internamente de modo a proporcionar uma transição viável e gradual.

Demanda de trabalho

Aqui temos outro ponto importantíssimo: o volume de serviço. Avalie sim as especialidades do pessoal, como marketing digital , SEO , inbound ou campanhas mais tradicionais. Mas atenção: não faz sentido contratar pessoal de comunicação para uma demanda que não justifique todas as horas de trabalho!
Se não há tanto serviço, contratar uma agência externa de marketing e comunicação pode ser a melhor escolha. Caso contrário, você provavelmente verá funcionários internos fazendo serviço de outras áreas. Nesse sentido, existe ainda uma outra opção: avaliar a possibilidade de contratar alguém para ficar interno e cuidar das atividades mais básicas, mas ir complementando a demanda com serviços de uma agência externa.

Nível de engajamento

Ainda que tenhamos hoje uma grande quantidade de facilidades tecnológicas que nos ajudem a ficar conectados em tempo real com pessoas de todos os cantos do planeta, a convivência presencial do dia a dia continua sendo um diferencial e tanto para o relacionamento interpessoal. Esse contato mais direto gera um efeito catalisador na hora de fazer com que processos aconteçam de forma rápida e fluida.
Assim, se a empresa busca ter uma ligação mais forte entre e equipe de comunicação e demais áreas internas, o ideal é optar pela contratação direta. Esse tipo de sinergia melhora bastante o entendimento quando a proposta é ter um processo produtivo mais alinhado. A única ressalva aqui é que, por outro lado, trabalhar com uma agência de marketing externa permite que os profissionais da comunicação tenham um contato maior com o mercado, podendo se atualizar sobre o que anda acontecendo.

Avaliação do risco

No caso da avaliação de riscos, a situação fica um pouco dividida. É preciso, portanto, pensar no que faz mais sentido não arriscar. De um lado, a contratação de uma equipe interna gera custos trabalhistas e a impossibilidade de troca de funcionários — não de maneira rápida, pelo menos. Ainda há de se fazer todo o processo seletivo, o que demanda um tempo a mais até que tudo seja colocado em seu devido lugar.
Por outro lado, a adoção de uma estratégia que privilegia uma agência terceirizada está sujeita à adaptação da forma e do ritmo de trabalho junto à empresa contratante. Além disso, é importante lembrar que os contratos precisam ser renovados periodicamente e os reajustes podem forçar a busca por outro fornecedor, o que possivelmente trará atrasos para os processos produtivos e alguma chance de entrave na nova adaptação. Nos 2 casos, é importante avaliar bem o que se está disposto a arriscar.

Disponibilidade de infraestrutura

Ao falarmos em custo, muita gente pensa somente nos valores de contratos de uma agência externa ou no aumento da folha de pagamento da empresa, esquecendo que existem outros valores envolvidos na hora de escolher sua equipe de comunicação. Custos indiretos, como espaço físico, banda de internet , mais linhas telefônicas e computadores com boas configurações devem fazer parte do pacote.
Se há disponibilidade dessa infraestrutura, é sinal de que há também ociosidade de recursos na empresa. Sendo assim, vale a pena pensar mais em contratar diretamente. Do contrário, a decisão pode pender um pouco mais pela agência de marketing terceirizada.
Avaliando todos esses aspectos, vai ficar bem fácil de decidir qual o melhor modelo de trabalho a ser adotado. Assim, a escolha por ter uma equipe interna ou contratar uma agência de marketing será feita com base em análises concretas. Bem mais confiável, não concorda?
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Por Mel Castro 7 de abril de 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 de março de 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 de março de 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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