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Conheça os 7 tipos de anúncio mais relevantes no marketing digital

  • Por Strix
  • 08 mar., 2018
Quando o assunto é anúncio no ambiente digital, dois nomes logo vêm à tona: Google e Facebook. E não é por menos! Presentes no mundo inteiro, esses gigantes da internet são bastante procurados pelos anunciantes. Mas as possibilidades não se esgotam aí, viu? Existem diversos outros tipos de anúncio que, por... O post Conheça os 7 tipos de anúncio mais relevantes no marketing digital apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Quando o assunto é anúncio no ambiente digital, dois nomes logo vêm à tona: Google e Facebook. E não é por menos! Presentes no mundo inteiro, esses gigantes da internet são bastante procurados pelos anunciantes. Mas as possibilidades não se esgotam aí, viu? Existem diversos outros tipos de anúncio que, por mais que não sejam tão populares, podem proporcionar ótimos benefícios para as empresas. Diante desse universo de opções, como escolher a ideal?
De toda forma, já podemos adiantar: é simplesmente imprescindível ter um objetivo antes de investir em qualquer modalidade de anúncio. Afinal, não é porque um amigo disse que teve resultados com a ferramenta X que ela também servirá para você. Cada caso precisa ser estudado isoladamente.
Para ajudá-lo a identificar a melhor alternativa para as necessidades do seu negócio, resolvemos mostrar neste post os tipos de anúncio mais relevantes no marketing digital . Pronto para fazer ótimas escolhas e impulsionar seus resultados? Basta continuar lendo!

1. Links patrocinados

Vamos começar com uma das opções mais conhecidas pelos anunciantes: os links patrocinados do AdWords. Afinal, quem não quer aparecer na primeira página dos resultados do Google, não é mesmo? Para isso, você deve basicamente se cadastrar na plataforma, criar uma campanha e definir um orçamento. A cada clique dado no anúncio, desconta-se um valor.
Mas atenção: por mais que o retorno sobre o investimento dessa ação costume ser bastante vantajoso, é preciso ficar sempre de olho nos relatórios para ajustar o que for necessário. E não se esqueça de usar o Keyword Planner para escolher as melhores palavras-chave, além de incluir um CTA matador no final.

2. Rede de display

A rede de display também é uma ferramenta do Google AdWords. Nesse caso, em vez de os anúncios aparecerem no mecanismo de busca, eles são exibidos nos sites participantes da rede. Essa é uma excelente opção para quem deseja aumentar o tráfego da página, elevando assim o nível de reconhecimento da marca. Ações de remarketing também se beneficiam bastante dessa estratégia.

Anúncios de texto

Os anúncios de texto são os mais simples da rede de display, uma vez que não precisam contar com um design atraente. Para você ter uma ideia, sua aparência é muito semelhante à dos links patrocinados, basicamente com um título, uma descrição e um link em que as pessoas clicam para entrar na sua página.

Anúncios gráficos

Navegando pela internet, você certamente já se deparou com muitos banners — aqueles anúncios com imagens presentes nos principais sites, sabe? Pois esses são os anúncios gráficos. Além do modelo com imagens estáticas, também é possível encontrar anúncios nos formatos .gif e flash. Gráficos e vídeos são mais usados em estratégias de remarketing.

Anúncios de vídeo

Os vídeos podem ser exibidos tanto nos próprios sites participantes da rede de display como no YouTube. No caso da plataforma de streaming, os anúncios costumam surgir no início de cada vídeo. Se o usuário assiste por mais de 30 segundos, um determinado valor é descontado. Existe também uma opção chamada bumper, em que o vídeo precisa ter 6 segundos ou menos e o espectador não pode pulá-lo.

3. Rich media

Se você precisa investir em um anúncio menos convencional e mais interativo, o rich media é a alternativa certa. Esse tipo de anúncio permite incluir vídeos, áudios, imagens e até jogos, sabia? Também dá para fazer seu conteúdo publicitário flutuar na página de navegação ou mesmo se expandir quando alguém interage com ele. Dessa forma, você certamente chamará a atenção dos usuários.
Ainda sobre o rich media, vale ressaltar: por se tratar de um tipo de anúncio mais complexo, sua produção deve ser feita por profissionais devidamente qualificados, ok? Para facilitar, o Google desenvolveu uma ferramenta chamada DoubleClick justamente com essa finalidade.

4. Redes sociais

Saindo do Google, vamos a outras opções que também chamam bastante a atenção de quem deseja anunciar: as redes sociais. Assim como no caso dos links patrocinados, as principais ferramentas de anúncio para redes sociais permitem definir o orçamento da campanha, de forma que você só paga pelos usuários que são efetivamente impactados.

Facebook Ads

O Facebook é, sem dúvida, a rede social mais popular não só do Brasil, mas do mundo. Como resultado, mais de 5 milhões anunciam na plataforma todos os meses — conforme a própria empresa anunciou em abril de 2017.
Na prática, o grande diferencial do Facebook vai além da visibilidade, oferecendo uma segmentação muito precisa. Isso porque, ao se cadastrar, o usuário precisa preencher seu perfil com diversas informações, bem como pode curtir inúmeras páginas de seu interesse. Com base nessas informações, é possível alcançar, por exemplo, apenas o público feminino, com idade entre 20 e 30 anos, que curte jogar futebol. Bem útil, não?

Instagram Ads

Já altamente conhecido por ser um canal para a publicação de fotos e vídeos, o Instagram lançou agora um novo recurso: as stories. Com essa novidade, as marcas automaticamente ganharam mais uma maneira de chamar a atenção do público. E como as pessoas gostam de vídeos de curta duração por serem fáceis de assistir, funciona bem. Para criar engajamento com a audiência e obter bons resultados, portanto, o Insta é excelente.

Twitter Ads

Conhecido como a rede social dos 140 caracteres (que agora passou a permitir 280), o Twitter é bastante usado pelos famosos mundo afora. Acredite: qualquer notícia ou situação do momento é discutida nessa mídia. Graças a essa característica, o Twitter se tornou peça-chave para as marcas puxarem assunto com os seguidores.

5. Anúncios nativos

Em algum momento da vida, você provavelmente já se irritou com propagandas invasivas, que acabaram atrapalhando sua experiência ao navegar em um site, não é verdade? Para não causar essa reação no público, uma boa pedida é optar pelos anúncios nativos. Essa é uma forma de divulgar seus produtos, serviços ou conteúdos sem interromper os usuários em suas atividades.
Geralmente, esses anúncios aparecem no final de posts ou em outros sites, como se fossem artigos relacionados. É comum vermos esse formato em portais de notícias, por exemplo. A ideia é que se alguém está lendo sobre plantas medicinais e aparece uma matéria que desperta seu interesse, esse leitor provavelmente clicará para saber mais. Nesse caso, o ideal é ter um blog corporativo para a publicação de conteúdos.

6. Pop-ups

Os pop-ups são malvistos por muitos porque geram intromissão na navegação. No entanto, a verdade é que poucas ferramentas resultam em uma taxa de conversão tão alta quanto essa. Afinal, essas janelas que se abrem sem nossa permissão são simplesmente impossíveis de ignorar! Em muitos casos, mesmo que o visitante não tenha interesse, acaba tendo que clicar para fechar o anúncio ou aceitar a oferta.
Mas muita calma: por mais que você não seja mau-caráter se incluir um pop-up no seu site, é preciso ser sensato. Há quem faça de tudo para dificultar a vida dos usuários na hora de fechar a janela ou mesmo os induz ao erro. Só que essa atitude só traz prejuízo ao site, fazendo com que muitos possíveis interessados não voltem depois dessa experiência desastrosa. Então pegue leve na quantidade e facilite a recusa dos visitantes, combinado?

7. E-mail marketing

Se você quer converter seus leads em clientes e fidelizá-los, o e-mail marketing certamente é uma das melhores soluções. O que você deve entender o quanto antes é que quem segue as boas práticas do marketing digital, não comprando listas de e-mail, tem em mãos contatos valiosíssimos.
A maneira certa de conseguir os dados de um usuário é por meio de uma newsletter ou de uma landing page. Como essas pessoas já demonstraram interesse pelo que você tem a oferecer, as chances de conversão são maiores. Depois, a dica é não se afobar ao conseguir um contato, logo oferecendo seus produtos. Crie antes um relacionamento, incentivando esse usuário a avançar de nível quando estiver pronto.
No fim das contas, a escolha dos tipos de anúncio para sua estratégia não é mesmo uma tarefa fácil. Independentemente da sua decisão, depois de definir o objetivo da campanha e selecionar opções, o ideal é acompanhar os relatórios e fazer testes constantemente. Afinal, nem sempre acertamos de primeira, mas é sempre possível aprender com os próprios erros!
Agora que você já sabe ao menos por onde começar, que tal aproveitar para assinar a nossa newsletter e ser notificado quando surgirem conteúdos novos por aqui?
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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