7 ideias diferentes para seu e-commerce
O varejo online está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Para você ter uma ideia, a previsão de crescimento total para 2017 é de 12,7%, o que equivale a um faturamento de quase 48 bilhões de reais, de acordo com dados da Ebit. Mas atenção: ao mesmo tempo que...
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O varejo online está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Para você ter uma ideia, a previsão de crescimento total para 2017 é de 12,7%, o que equivale a um faturamento de quase 48 bilhões de reais, de acordo com
dados da Ebit
.
Mas atenção: ao mesmo tempo que essa evolução representa inúmeras oportunidades para empreendedores, ela também faz com que a competição fique mais acirrada. Como fazer, então, para se diferenciar nesse mercado e aumentar as vendas? Pois conheça agora mesmo 7 ideias para e-commerce em que vale a pena apostar!
1. Repense a abordagem em datas especiais
Como as datas comemorativas são grandes incentivadoras das vendas no varejo, é muito difícil encontrar um e-commerce que fique desse calendário, seja oferecendo kits, produtos exclusivos ou promoções. Mas quem foi que disse que você precisa seguir essa programação à risca?
Uma excelente ideia para e-commerce é trazer uma abordagem nova para o Dia das Mães, o Natal ou a Black Friday, por exemplo. Afinal, sua loja não precisa (aliás, nem deve) fazer a mesma coisa que os concorrentes! Por que não incentivar os clientes a surpreenderem suas mães fora da data tradicional ou decidir quais produtos terão desconto da Black Friday por meio de uma votação nas
redes sociais
?
O segredo está em entender o que as personas do seu negócio enxergam como valor e usar essa informação para trabalhar as datas comemorativas de forma criativa. Dessa maneira, você conseguirá tanto atrair novos clientes como manter os atuais sempre por perto.
2. Aposte em mercados de nicho
Apostar no nicho é uma excelente estratégia de negócio para operar um e-commerce com
custos menores
e alta margem de lucro. Afinal, é bem mais fácil conquistar espaço em um mercado pouco explorado que tentar brigar com os gigantes do varejo. E não se engane ao achar que, para investir em nichos, é preciso ter uma ideia revolucionária.
A loja
Gaveteiro
, por exemplo, é um caso de sucesso nesse sentido. Voltada exclusivamente para empresas, ela disponibiliza produtos que vão desde materiais de escritório até ferramentas de construção civil. O mercado plus size é outro ainda pouco explorado e com muitas oportunidades no Brasil. Apostando aí, com um investimento inicial de 200 mil reais, a
Flaminga
fechou o ano de 2015 com 3,3 milhões de faturamento.
3. Preste atenção ao modelo de assinatura
Você provavelmente conhece ou já ouviu falar de alguma loja virtual que oferece ou mesmo só trabalha com o modelo de assinaturas, certo? Essa é uma estratégia que, além de garantir um faturamento antecipado, gera mais rentabilidade e fidelização de clientes. Parece um sonho, não?
Funciona basicamente assim: o cliente se cadastra para receber uma caixa com produtos em uma frequência previamente determinada. Essa caixa pode trazer itens já escolhidos ou surpresas. O e-commerce brasileiro de vinhos
Wine
, por exemplo, já tem 45% de seu faturamento anual proveniente desse modelo.
O melhor de tudo é que é mais que possível unir essa ideia para e-commerce com a de trabalhar com um mercado de nicho. É o caso das lojas que trabalham exclusivamente com produtos de barbear ou livros, por exemplo. Seleção específica, público fiel e receita antecipada: que tal testar essa receita para o sucesso?
4. Inove também na logística
Para sair ainda mais do senso comum dos e-commerces, olhe para as outras frentes englobadas pelo negócio, como a logística. A Amazon é um exemplo de empresa que sempre foi pioneira nesse sentido, sendo uma das primeiras a vender pela internet. E foi essa atitude inovadora que fez com que a gigante economizasse milhões com seu sistema de entrega.
A Amazon foi a primeira a fazer entregas por drones, solução tecnológica que possibilita que o produto chegue ainda mais rápido aos clientes. Mas você não precisa ir tão longe para começar a inovar, ok? Oferecer entregas por bicicletas ou até mesmo firmar parcerias com negócios locais para que os clientes retirem suas compras em pontos físicos são algumas ideias que podem ser adotadas nesse sentido.
5. Aproveite o potencial do WhatsApp
O WhatsApp vem se consolidando como uma ferramenta poderosa de comunicação e negócios. Além de ser um excelente canal de atendimento ao cliente, o app pode se tornar uma importante frente de vendas!
É possível incluir um botão em sua loja virtual para que, toda vez que um potencial cliente acessar o e-commerce via celular, consiga enviar uma mensagem pelo WhatsApp. Criando uma aproximação muito maior entre e-commerce e cliente, essa iniciativa permite não só sanar as dúvidas dos clientes como até oferecer condições e promoções exclusivas para não perder vendas.
6. Ensine a usar os produtos
Quando o assunto é ideias para e-commerce, o marketing de conteúdo não pode ficar de fora. Afinal, trata-se de uma estratégia poderosa para
aumentar a visibilidade da loja
, incentivar compras e fidelizar clientes.
Use e abuse de recursos como vídeos, avaliações de clientes e um
blog corporativo
para fazer reviews sobre os produtos e mostrar suas funcionalidades e diferenciais. Especialmente para mercados de nicho, para produtos muito tecnológicos ou complicados de usar, esse tipo de conteúdo faz toda a diferença.
É possível publicar vídeos com tutoriais nas páginas dos produtos, além de abrir as avaliações dos clientes que já fizeram compras com seu negócio. Quanto mais informações seus clientes tiverem disponível, mas seguros se sentirão sobre a compra.
7. Ofereça serviços e produtos complementares
Essa é uma ótima dica para aumentar o ticket médio do seu e-commerce e o nível de satisfação dos clientes. Pense em produtos ou serviços complementares que possam deixar a experiência de compra mais agradável. Garantias estendidas, serviço de montagem e acessórios que tragam resultados mais completos são alguns exemplos.
Em mercados cada vez mais competitivos e que oferecem produtos de altíssima qualidade, ter o cuidado de olhar para esses detalhes faz toda a diferença para sair na frente da concorrência.
Com esse objetivo, é importante estar sempre atento às tendências e novidades relacionadas ao universo do e-commerce e
marketing digital
. Usar as
ferramentas
disponíveis da melhor maneira possível e identificar as oportunidades: isso é primordial para manter a competitividade — especialmente em tempos de crise.
Para finalizar, queremos que tenha em mente que épocas de incertezas econômicas não precisam se transformar em baixas nas vendas.
Leia agora mesmo nosso post
e confira algumas dicas para manter o faturamento nesses períodos!