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Entenda o que é CRO e aumente as conversões do seu site

  • Por Strix
  • 19 fev., 2018
  Empresas em busca de soluções para aumentar o tráfego do site: aí está uma cena extremamente comum, não é mesmo? E a preocupação é mais que justificável, afinal, antes de aplicar qualquer ação de marketing nos canais de comunicação, é preciso ter audiência. No fim das contas, porém, a... O post Entenda o que é CRO e aumente as conversões do seu site apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
 
Empresas em busca de soluções para aumentar o tráfego do site: aí está uma cena extremamente comum, não é mesmo? E a preocupação é mais que justificável, afinal, antes de aplicar qualquer ação de marketing nos canais de comunicação, é preciso ter audiência. No fim das contas, porém, a métrica que realmente fará a diferença é a taxa de conversão. Por isso, é simplesmente imprescindível entender conceito de CRO o quanto antes.
Relembrando: a conversão se dá quando um usuário pratica determinada ação previamente definida como objetivo. Na maioria dos casos, a meta é converter os usuários em leads e clientes. No caso de uma estratégia de inbound marketing , os visitantes são atraídos de maneira orgânica ou paga. Seu interesse é motivado por conteúdos relevantes, que os convertem em leads. Com os dados desses potenciais clientes em mãos, cria-se um fluxo de nutrição para, no momento certo, gerar vendas. Simples, não?
Quer entender melhor o que é CRO, conhecer seus maiores benefícios e as práticas mais recomendadas? Então basta continuar com a leitura!

Antes de mais nada, o que é CRO?

Conversion Rate Optimization ou, em português, otimização da taxa de conversão: o objetivo dessa estratégia é encontrar meios para aumentar o percentual de usuários convertidos. Tal melhoria pode ser feita no site, blog ou e-mail, bem como nas redes sociais, landing pages ou em qualquer outra plataforma em que você esteja presente.
Uma forma simples de calcular a taxa de conversão do site é verificar quantas pessoas executaram determinada ação no mês (como o preenchimento de um formulário), dividindo essa quantidade pelo total de visitas no mesmo período. Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para ter o percentual final. Assim, se você conquistou 300 leads e 1.000 pessoas acessaram o site, sua taxa é de 30%.
De olho nisso, cada mudança deve ser monitorada para saber que impacto gerou nesse percentual. E, sim, é isso mesmo que você entendeu: uma estratégia de CRO deve ser contínua, uma vez que é necessário aplicar diversos testes até encontrar as soluções ideais para cada caso. Só evite fazer alterações bruscas para não dificultar a descoberta da causa de determinado efeito, ok?

Quais são seus maiores benefícios?

Melhora a experiência do usuário

Quando você facilita a vida dos visitantes e frequentadores do site, naturalmente, os resultados tendem a ser melhores. Então saiba: todos os testes de aperfeiçoamento que deram bons frutos acabaram impactando positivamente na experiência dos usuários . Aliás, o relacionamento cordial também pode ser considerado uma boa prática de CRO.

Entrega contatos qualificados

Não basta conseguir inúmeros contatos, como quando se compra uma lista de e-mails pronta. Na verdade, o ideal é que esses contatos sejam qualificados para se transformarem em oportunidades reais. Ao investir na otimização e monitorar cada etapa do funil de vendas , você consegue atrair quem realmente tem potencial para ser cliente.

Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Por meio da otimização da taxa de conversão, você consegue melhorar o que já tem em mãos para conseguir mais resultados. Dessa forma, seu investimento em anúncios pagos ou em ligações frias será cada vez menor. Acredite: mesmo que essa estratégia não apresente efeito instantâneo , mostrará uma redução considerável do CAC no longo prazo.

Que práticas são mais indicadas?

Antes de falarmos sobre as práticas mais recomendadas, você precisa ter em mente que é totalmente desaconselhável simplesmente copiar o modelo de outras empresas. Como dissemos anteriormente, tudo precisa ser testado e monitorado, já que cada negócio tem características distintas. Logo, os resultados não serão iguais. Ciente desse detalhe, vamos às dicas?

Faça testes A/B em suas landing pages

O teste A/B se destaca por sua eficácia. Para aplicá-lo, você deve mudar apenas um elemento em sua landing page (como o botão do CTA) e dividir o tráfego entre 2 páginas, uma que foi alterada e outra sem mudança alguma. Depois de certo período, é só analisar qual teve o melhor desempenho para usar no seu site!

Tome cuidado com o excesso de informações

O excesso de informações é um fator que normalmente prejudica a experiência do usuário. Imagine: você vê o anúncio de um tênis na promoção, mas, ao clicar no link, entra em uma página carregada de informações desnecessárias, a ponto de não conseguir encontrar sequer o botão para prosseguir com a compra. Horrível, não concorda? Por essas e outras, é fundamental priorizar aqueles elementos mais relevantes.

Divida seus leads em categorias

Assim que você consegue os contatos dos visitantes, categorize-os para entregar os conteúdos certos nos momentos mais adequados. Caso alguém informe o e-mail para ser avisado quando o produto X chegar na loja, por exemplo, os conteúdos devem ser relacionados a esse produto. Se você manda a mesma mensagem para todos os leads, sem qualquer tipo de personalização, aumenta as chances de aborrecê-los.
Seguindo a mesma lógica, separe seus leads de acordo com a etapa em que se encontram na jornada do consumidor. Alguém que acabou de assinar sua newsletter, por exemplo, ainda não está pronto para receber promoções de produtos ou ser abordado pela equipe de vendas. Respeitar esse momento é fundamental.

Use ferramentas de automação

Chega uma hora que se torna absolutamente inviável disparar e-mail segmentados manualmente, atender inúmeros usuários de uma só vez, ainda tendo que atualizar as redes sociais, produzir conteúdo, mensurar resultados, entre outras diversas ações. Aí entram as ferramentas pensadas exatamente para otimizar o tempo dessas atividades, de forma que você possa focar em outras.
Os chatbots, por exemplo, conseguem tirar as principais dúvidas dos visitantes automaticamente, deixando-os mais satisfeitos pela agilidade e eficiência na resposta. O mesmo acontece com o disparo de e-mails, bastando incluir cada contato em determinada categoria e automatizar o envio das mensagens.

Invista em remarketing

Também conhecida como retargeting, essa estratégia consiste em exibir anúncios para os usuários que visitaram seu site, mas não realizaram nenhuma ação. Essa prática é interessante porque atinge pessoas com algum nível de interesse em suas ofertas. Talvez o visitante não estivesse pronto para comprar naquele momento, aguardando uma ocasião mais favorável. Assim, você não cai no esquecimento ao longo do processo de decisão.
Ainda está em dúvida sobre essa tática? Então a seguinte informação pode resolver esse dilema: a taxa de conversão do remarketing costuma ser consideravelmente maior que a de anúncios comuns. Vai ficar de fora dessa?

Peça feedbacks

Você não tem conseguido bons resultados com sua estratégia, mas não descobriu o motivo? Peça feedbacks aos clientes! Aliás, mesmo que você considere que está tudo bem, ainda é bom ter um retorno dos consumidores. Que tal, a cada venda concluída, perguntar se tudo correu bem, quais dificuldades surgiram pelo meio do caminho e como você pode melhorar?
Deu para perceber como o CRO é crucial para gerar mais conversões sem a necessidade de fazer grandes investimentos? Nesse cenário, ter paciência e um olhar frio é indispensável. É preciso, portanto, ficar ciente de que, apesar de não trazer resultados imediatos, essa é a melhor saída para seu negócio ter prosperidade.
Por fim, se quer saber como melhorar seu site ainda mais, confira agora mesmo o nosso infográfico para entender de vez o tal do HTML5!
Por Mel Castro 7 de abril de 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 de março de 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 de março de 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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