Entenda o que é CRO e aumente as conversões do seu site
Empresas em busca de soluções para aumentar o tráfego do site: aí está uma cena extremamente comum, não é mesmo? E a preocupação é mais que justificável, afinal, antes de aplicar qualquer ação de marketing nos canais de comunicação, é preciso ter audiência. No fim das contas, porém, a...
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Empresas em busca de soluções para aumentar o tráfego do site: aí está uma cena extremamente comum, não é mesmo? E a preocupação é mais que justificável, afinal, antes de aplicar qualquer ação de marketing nos canais de comunicação, é preciso ter audiência. No fim das contas, porém, a métrica que realmente fará a diferença é a taxa de conversão. Por isso, é simplesmente imprescindível entender conceito de CRO o quanto antes.
Relembrando: a conversão se dá quando um usuário pratica determinada ação previamente definida como objetivo. Na maioria dos casos, a meta é converter os usuários em leads e clientes. No caso de uma estratégia de
inbound marketing
, os visitantes são atraídos de maneira orgânica ou paga. Seu interesse é motivado por conteúdos relevantes, que os convertem em leads. Com os dados desses potenciais clientes em mãos, cria-se um fluxo de nutrição para, no momento certo, gerar vendas. Simples, não?
Quer entender melhor o que é CRO, conhecer seus maiores benefícios e as práticas mais recomendadas? Então basta continuar com a leitura!
Antes de mais nada, o que é CRO?
Conversion Rate Optimization ou, em português, otimização da taxa de conversão: o objetivo dessa estratégia é encontrar meios para aumentar o percentual de usuários convertidos. Tal melhoria pode ser feita no site,
blog
ou e-mail, bem como nas redes sociais, landing pages ou em qualquer outra plataforma em que você esteja presente.
Uma forma simples de calcular a taxa de conversão do site é verificar quantas pessoas executaram determinada ação no mês (como o preenchimento de um formulário), dividindo essa quantidade pelo total de visitas no mesmo período. Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para ter o percentual final. Assim, se você conquistou 300 leads e 1.000 pessoas acessaram o site, sua taxa é de 30%.
De olho nisso, cada mudança deve ser
monitorada
para saber que impacto gerou nesse percentual. E, sim, é isso mesmo que você entendeu: uma estratégia de CRO deve ser contínua, uma vez que é necessário aplicar diversos testes até encontrar as soluções ideais para cada caso. Só evite fazer alterações bruscas para não dificultar a descoberta da causa de determinado efeito, ok?
Quais são seus maiores benefícios?
Melhora a experiência do usuário
Quando você facilita a vida dos visitantes e frequentadores do site, naturalmente, os resultados tendem a ser melhores. Então saiba: todos os testes de aperfeiçoamento que deram bons frutos acabaram impactando positivamente na
experiência dos usuários
. Aliás, o relacionamento cordial também pode ser considerado uma boa prática de CRO.
Entrega contatos qualificados
Não basta conseguir inúmeros contatos, como quando se compra uma lista de e-mails pronta. Na verdade, o ideal é que esses contatos sejam qualificados para se transformarem em oportunidades reais. Ao investir na otimização e monitorar cada etapa do
funil de vendas
, você consegue atrair quem realmente tem potencial para ser cliente.
Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Por meio da otimização da taxa de conversão, você consegue melhorar o que já tem em mãos para conseguir mais resultados. Dessa forma, seu investimento em anúncios pagos ou em ligações frias será cada vez menor. Acredite: mesmo que essa estratégia não apresente
efeito instantâneo
, mostrará uma redução considerável do CAC no longo prazo.
Que práticas são mais indicadas?
Antes de falarmos sobre as práticas mais recomendadas, você precisa ter em mente que é totalmente desaconselhável simplesmente copiar o modelo de outras empresas. Como dissemos anteriormente, tudo precisa ser testado e monitorado, já que cada negócio tem características distintas. Logo, os resultados não serão iguais. Ciente desse detalhe, vamos às dicas?
Faça testes A/B em suas landing pages
O teste A/B se destaca por sua eficácia. Para aplicá-lo, você deve mudar apenas um elemento em sua landing page (como o botão do CTA) e dividir o tráfego entre 2 páginas, uma que foi alterada e outra sem mudança alguma. Depois de certo período, é só analisar qual teve o melhor desempenho para usar no seu site!
Tome cuidado com o excesso de informações
O excesso de informações é um fator que normalmente prejudica a experiência do usuário. Imagine: você vê o anúncio de um tênis na promoção, mas, ao clicar no link, entra em uma página carregada de informações desnecessárias, a ponto de não conseguir encontrar sequer o botão para prosseguir com a compra. Horrível, não concorda? Por essas e outras, é fundamental priorizar aqueles elementos mais relevantes.
Divida seus leads em categorias
Assim que você consegue os contatos dos visitantes, categorize-os para entregar os conteúdos certos nos momentos mais adequados. Caso alguém informe o e-mail para ser avisado quando o produto X chegar na loja, por exemplo, os conteúdos devem ser relacionados a esse produto. Se você manda a mesma mensagem para todos os leads, sem qualquer tipo de personalização, aumenta as chances de aborrecê-los.
Seguindo a mesma lógica, separe seus leads de acordo com a etapa em que se encontram na jornada do consumidor. Alguém que acabou de assinar sua newsletter, por exemplo, ainda não está pronto para receber promoções de produtos ou ser abordado pela equipe de vendas. Respeitar esse momento é fundamental.
Use ferramentas de automação
Chega uma hora que se torna absolutamente inviável disparar e-mail segmentados manualmente, atender inúmeros usuários de uma só vez, ainda tendo que atualizar as redes sociais, produzir conteúdo, mensurar resultados, entre outras diversas ações. Aí entram as ferramentas pensadas exatamente para otimizar o tempo dessas atividades, de forma que você possa focar em outras.
Os chatbots, por exemplo, conseguem tirar as principais dúvidas dos visitantes automaticamente, deixando-os mais satisfeitos pela agilidade e eficiência na resposta. O mesmo acontece com o disparo de e-mails, bastando incluir cada contato em determinada categoria e automatizar o envio das mensagens.
Invista em remarketing
Também conhecida como retargeting, essa estratégia consiste em exibir anúncios para os usuários que visitaram seu site, mas não realizaram nenhuma ação. Essa prática é interessante porque atinge pessoas com algum nível de interesse em suas ofertas. Talvez o visitante não estivesse pronto para comprar naquele momento, aguardando uma ocasião mais favorável. Assim, você não cai no esquecimento ao longo do processo de decisão.
Ainda está em dúvida sobre essa tática? Então a seguinte informação pode resolver esse dilema: a taxa de conversão do remarketing costuma ser consideravelmente maior que a de anúncios comuns. Vai ficar de fora dessa?
Peça feedbacks
Você não tem conseguido bons resultados com sua estratégia, mas não descobriu o motivo? Peça feedbacks aos clientes! Aliás, mesmo que você considere que está tudo bem, ainda é bom ter um retorno dos consumidores. Que tal, a cada venda concluída, perguntar se tudo correu bem, quais dificuldades surgiram pelo meio do caminho e como você pode melhorar?
Deu para perceber como o CRO é crucial para gerar mais conversões sem a necessidade de fazer grandes investimentos? Nesse cenário, ter paciência e um olhar frio é indispensável. É preciso, portanto, ficar ciente de que, apesar de não trazer resultados imediatos, essa é a melhor saída para seu negócio ter prosperidade.