Sua marca tem potencial para criar memes?
A internet está repleta de memes. Basta entrar nas redes sociais para se deparar com uma chuva deles em sua timeline. Como não poderia deixar de ser, o marketing digital tem usado a popularidade desses conteúdos bem-humorados para gerar visibilidade às marcas. Tudo bem que praticamente todo mundo gosta...
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A internet está
repleta de memes
. Basta entrar nas redes sociais para se deparar com uma chuva deles em sua timeline. Como não poderia deixar de ser, o
marketing digital
tem usado a popularidade desses conteúdos bem-humorados para gerar visibilidade às marcas. Tudo bem que praticamente todo mundo gosta dessas ações, mas será que sua marca tem potencial para criar memes?
Antes de entrarmos nesse assunto, precisamos esclarecer o que, de fato, é um meme. Trata-se basicamente de uma ideia ou informação que se propaga com rapidez. A partir de então, os usuários começam a usar esse mesmo conteúdo, transformando-o de acordo com o contexto. E aí não existe um formato padrão, viu? Pode ser uma imagem, um vídeo, um gif ou até mesmo texto.
De olho no potencial da brincadeira, muitos já abraçaram essa estratégia, compartilhando seus memes pelos 4 cantos da websfera. O detalhe é que nem todos conseguem executá-la da forma certa, acabando muitas vezes por dar um tiro no próprio pé, com a empresa se tornando alvo de ataque dos haters — algumas vezes, aliás, com razão.
Quer descobrir as características de um meme de sucesso, as práticas mais indicadas e se essa estratégia é (ou não) para você? Continue lendo e confira!
Como saber se a marca tem esse potencial?
Isso depende bastante da sua brand persona, que nada mais é que a personificação dos valores da sua marca. Diferentemente do público-alvo, em que a descrição é genérica, a brand persona pede detalhes. É preciso, portanto, avaliar o perfil dos seus consumidores antes de tomar uma decisão. Se a empresa é marcada pela seriedade e tradição, talvez esse não seja o melhor caminho.
A escolha de usar ou não memes em seus canais de comunicação tem mais a ver com a postura da marca que com seu segmento de atuação. Quando falamos em serviços financeiros, por exemplo, todos imaginam uma empresa rígida, que usa uma linguagem formal nas mídias, certo? Contudo, a startup Nubank já provou que esse conceito está ultrapassado.
Nas redes sociais e em seus canais de atendimento, a linguagem da Nubank é totalmente informal e mais humanizada. Provavelmente, a empresa optou por esse caminho ao considerar sua brand persona: essa nova geração que cresceu na era digital e tem valores distintos daqueles que viveram na era analógica. Dessa maneira, os clientes se identificam com a empresa e as chances de
engajamento
aumentam.
Quais são as características de um meme de sucesso?
Informalidade
No caso dos memes, neologismos, gírias e até erros de ortografia (desde que tenha um propósito maior) valem. Como a intenção é que o meme saia da forma mais natural possível, é preciso lembrar: quando você se importa demasiadamente com a norma culta, suas mensagens podem ficar engessadas e sem personalidade.
Popularidade
Não que seja impossível criar um meme do nada, mas, em geral, é mais seguro surfar na onda daquele que está em alta, adaptando-o para seu negócio. Se você encontrou uma imagem que viralizou no Uzbequistão e quer transformá-la em meme, por exemplo, melhor repensar seu plano.
Humor
Não basta apenas aproveitar o assunto do momento e criar seu meme em cima daquilo. No final das contas, o que vale é se aquele conteúdo terá boa recepção pelo público ou não. Esse talvez seja o objetivo mais difícil de atingir, pois o humor é subjetivo. Assim, além de ter um pouco de talento,
é preciso ganhar experiência
para saber o que funciona.
Que práticas seguir na hora de criar memes?
Evite assuntos polêmicos
Brincadeiras com religião, política, orientação sexual e demais assuntos polêmicos devem ser evitadas. Mesmo que você considere o conteúdo engraçado, pare para pensar se alguém pode se sentir ofendido do outro lado. Nessas horas, é essencial separar seu posicionamento pessoal do profissional.
Fique atento às associações
Outro detalhe a que você deve ficar atento diz respeito às associações que as pessoas podem fazer do seu conteúdo com algo negativo. Às vezes, as marcas são alvos de ataques por puro descuido. Imagine, por exemplo, que um dia após um ataque terrorista em uma escola, você publica um meme que tenha um colégio como pano de fundo. Seu objetivo era outro, mas o público pode fazer essa associação e ficar com uma impressão negativa.
Acerte no timing
Um meme costuma ter vida curta. Assim, depois de uma semana, já pode ser tarde demais para incluí-lo em sua estratégia de comunicação. Por isso, procure ser rápido para aproveitar o assunto do momento logo no início. Só tome cuidado para não se afobar e sair publicando qualquer coisa sem pensar nas consequências, ok?
A Netflix é um bom exemplo. Em uma das semanas mais turbulentas do cenário político brasileiro, por conta das denúncias de corrupção, o perfil da série House of Cards no Twitter publicou uma mensagem dizendo:
tá difícil competir
. É claro que o tweet viralizou e a frase ficou famosa.
Incentive os usuários a entrarem na brincadeira
Se um meme for bem-sucedido, muitas pessoas vão interagir com a publicação e deixar comentários. Incentive-as com outros comentários, gifs, imagens ou o que achar interessante, para que aquela postagem se torne um imenso bate-papo e você conquiste a simpatia da audiência!
Pense sobre seus valores
É importante salientar que nem todos os memes funcionam para todas as marcas. Se você tem um restaurante vegano, não faz sentido usar um meme da Friboi, por exemplo. É preciso se manter firme em seu posicionamento, sem contradizer o que a empresa prega.
Agora é só correr para o abraço?
Não é bem assim. Seguir as melhores práticas para a elaboração de memes é ótimo, mas essa estratégia não funciona sozinha. Se muitas pessoas reclamam constantemente dos seus serviços e produtos nas redes sociais e em sites de defesa do consumidor, não será um meme que salvará sua imagem. Antes de tudo, é preciso garantir a qualidade nos serviços prestados.
Outro cuidado que você deve ter é o de criar páginas sociais para diferentes propósitos. Vamos supor que você fez uma publicação divertida e alguém deixou um comentário reclamando do seu produto. Nesse caso, em vez de usar o mesmo perfil para resolver essa questão, você pode encaminhar o usuário para a página de SAC da empresa.
Como você pôde perceber, as publicações descontraídas podem ser feitas por empresas de qualquer segmento, desde que sejam adequadas à brand persona. Contudo, antes de criar memes, é preciso tomar alguns cuidados para que isso não se torne um pesadelo. Dessa forma, é possível
aumentar a popularidade da marca
e o nível de engajamento com o público!
Por fim, se quer conferir mais dicas sobre o mundo do marketing digital, que tal aproveitar para
ler nosso post
sobre os 5 benefícios que as redes sociais levam para seu negócio?