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O que é branding e por que você deveria se importar?

  • Por Strix
  • 09 jan., 2018
Entender o que é branding a fim de fazer a gestão de uma marca adequadamente faz toda a diferença para criar vantagem competitiva e se destacar no mercado. E entenda desde já: uma marca bem construída vai muito além de um logotipo bonito ou de um slogan criativo. Na verdade,... O post O que é branding e por que você deveria se importar? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Entender o que é branding a fim de fazer a gestão de uma marca adequadamente faz toda a diferença para criar vantagem competitiva e se destacar no mercado. E entenda desde já: uma marca bem construída vai muito além de um logotipo bonito ou de um slogan criativo. Na verdade, é preciso entender quem são as personas do negócio para posicioná-lo de forma a criar vínculos e transmitir os diferenciais desejados.
Por essas e outras, podemos dizer com certeza que o trabalho de branding é muito mais complexo e estratégico que muitos costumam imaginar. Quer entender melhor sobre o assunto? Então não deixe de ler nosso post do dia!

Afinal de contas, o que é branding?

Também conhecido como gestão de marca, o branding equivale a um conjunto de ações que tem como objetivo construir e posicionar o propósito e os valores do negócio na mente do consumidor. Isso significa que uma marca não é composta apenas por cores, imagens e letras. A maneira como ela se comunica, as sensações que desperta e as conexões criadas com as pessoas também são elementos que devem ser trabalhados no branding.
Pense que o branding de uma empresa é o equivalente à construção da personalidade da marca. Por isso, assim como uma pessoa ou um personagem, a marca deve ter um tom de voz próprio, bem como memórias, expectativas e símbolos que deem vida a ela.

Por que o branding importa tanto?

Você já parou para pensar no motivo pelo qual tantas pessoas fazem fila e esperam ansiosamente para comprar um novo lançamento da Apple? Muitas vezes, aliás, mesmo o produto não sendo superior ao dos concorrentes, os clientes o defendem com unhas e dentes?
Cada vez mais, a qualidade vem se tornando um atributo comum a produtos e serviços. Ao mesmo tempo, as pessoas não querem mais consumir só por consumir. Os consumidores querem estabelecer relacionamentos com marcas que os representem e tenham filosofias parecidas com as suas. Todas essas mudanças fazem com que a marca e seu posicionamento sejam atributos muito mais fortes que os produtos em si.
E não é assim tão difícil entender o motivo por trás dessa revolução. Basta pensar que, com uma oferta tão grande de itens de altíssima qualidade, o que realmente vai fazer a diferença é a conexão criada com os consumidores.

Quanto exatamente vale uma marca?

Agora que você já entendeu melhor o que é branding e qual a sua importância para as empresas, queremos propor uma questão antes de falarmos sobre como trabalhar esses atributos. Reflita: quanto você acha que uma marca vale?
Para responder a essa pergunta, vamos retomar o exemplo da Apple, ok? Imagine que a empresa está à venda e qualquer pessoa pode se tornar proprietária. Você acha que o valor da Apple seria calculado exclusivamente com base em seus produtos ou que a marca provavelmente teria uma grande participação nessa equação? Se você optou pela segunda situação, está mais que certo.
A Apple conquistou uma relação tão forte com seus consumidores que a marca se tornou o ativo mais valioso do negócio. E esse ativo é tão importante que permite que a empresa atue em diferentes segmentos sem perder participação de mercado. Para isso, é só manter sua filosofia viva.

Como fazer um bom trabalho de branding?

Fazer branding não é uma tarefa simples nem rápida, uma vez que todas as ações envolvidas para construir uma marca forte devem ser trabalhadas constantemente, com um cuidado extremo. Para você ter uma ideia, citaremos a seguir algumas etapas pelas quais sua empresa deve passar para começar a construir e fortalecer sua marca. Veja!

Compreenda as personas do negócio

Uma gestão de marca eficaz deve engajar e despertar sentimentos em seus consumidores, certo? Pois saiba que esse tipo de relacionamento jamais será construído se você não compreender a fundo quem são as personas do negócio.
Procure entender não apenas o perfil demográfico do seu público, mas também seus anseios e medos, sua filosofia de vida e seus valores. Quanto mais profundamente você conhecer as personas, mas fácil será construir uma marca que desperte a empatia e fale a mesma língua que seus clientes.

Defina o DNA da marca

Com as personas em mente, chega o momento de traçar o DNA da marca. Serão definidos aqui os valores, a filosofia, o tipo de linguagem e outros atributos intangíveis que comporão a personalidade da marca. Lembre-se de que será o DNA o grande responsável por orientar a comunicação da empresa e, inclusive, as tomadas de decisão.
Para ficar mais fácil de compreender, imagine que a atitude sustentável faça parte do DNA da marca. Se esse é um valor importante, não fará sentido trabalhar com fornecedores que não se preocupem com o meio ambiente ou contratar colaboradores com uma postura oposta, certo? O DNA não deve, assim, ser apenas uma frase para constar no mural da empresa. Ele realmente deve permear todas as atividades e estratégias do negócio.

Trabalhe os atributos visuais

Agora que sua marca já tem uma personalidade definida, é hora de traduzir valores em elementos visuais. Nesse momento, a identidade visual será criada (ou revisada) de forma a transmitir a filosofia que a marca prega. Apesar de o branding não se restringir apenas a essa etapa, ela é sim de extrema importância, pois são esses atributos que farão com que a marca seja facilmente reconhecida.
Use cores, letras, elementos e fotos que tenham relação com os sentimentos que a marca deseja transmitir. Uma marca jovem e moderna, por exemplo, não deve ter um logo com fontes tradicionais e cores sérias. A Piracanjuba é um grande exemplo de marca que mudou recentemente seu logo, trazendo uma tipografia mais simplificada e traços leves para transmitir melhor seus valores.

Comunique o propósito da marca

Com o DNA e os elementos visuais da marca definidos, chega o momento de comunicá-los ao mercado. Vale dizer, porém, que a maneira como a marca será comunicada também requer estratégias e muito cuidado. Até porque de nada adianta ter todo esse trabalho se a linguagem, os canais de mídia e os porta-vozes escolhidos não estiverem de acordo com os valores da marca.
O Leite Camponesa , por exemplo, é uma marca com forte apelo de bem-estar e vida saudável. Por isso, realiza e apoia eventos esportivos para reforçar seu posicionamento. Viu como o branding é um trabalho que permeia diversas áreas da organização, devendo ser realizado a todo momento?
Apesar de ser uma tarefa complexa e que requer manutenção constante, a gestão de uma marca forte e sólida faz toda a diferença para a competitividade da empresa. Especialmente em tempos de incertezas econômicas, pode saber: esse cuidado tem muita responsabilidade para não só manter, mas até mesmo aumentar a participação de mercado. Assim, aliado a outras frentes, o branding pode ajudar inclusive a aumentar as vendas!
Quer saber mais sobre essas ações que, em conjunto com uma boa marca, podem ajudar a melhorar o faturamento durante a crise? Então não deixe de conferir nossas dicas neste outro post !
Por Mel Castro 7 de abril de 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 de março de 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 de março de 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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