Entenda o que é um negócio digital e se atualize!
Se fôssemos juntar todos os ingredientes da chamada empresa ideal, boa parte dos empreendedores certamente descreveria elementos encontrados em negócios digitais. Horários flexíveis, estrutura enxuta, possibilidade de escalar as operações e de trabalhar em um ambiente inovador e colaborativo: temos aqui apenas alguns desses ingredientes apetitosos. Pensando um pouco melhor,...
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Se fôssemos juntar todos os ingredientes da chamada empresa ideal
, boa parte dos empreendedores certamente descreveria elementos encontrados em negócios digitais. Horários flexíveis, estrutura enxuta, possibilidade de escalar as operações e de trabalhar em um ambiente inovador e colaborativo: temos aqui apenas alguns desses ingredientes apetitosos.
Pensando um pouco melhor, porém, uma empresa que não vende produtos digitais também pode ter tudo isso. Então será mesmo que só é digital aquele negócio que vende produtos digitais?
Entender o que é um negócio digital é o primeiro passo para saber como é possível se adaptar a essa nova realidade tecnológica em que vivemos — e, claro, colher os frutos disso. A boa notícia é que vamos aprender juntos sobre esse conceito a partir de agora. Confira!
O que é um negócio digital?
Ao contrário do que muitos costumam pensar, um negócio digital não é apenas aquele que vende produtos digitais. Quer um exemplo prático? Pense em como funciona um e-commerce. Ninguém questiona que esse tipo de negócio seja, por sua própria natureza, digital. Mas existe uma operação física por trás, envolvendo toda a logística necessária para estocar, manusear e transportar os itens.
Seguindo o mesmo princípio, empresas de qualquer tamanho e segmento podem se tornar negócios digitais. Para isso, basta empregar métodos e soluções tecnológicas que facilitem processos internos e melhorem a experiência do cliente.
Quais são os elementos vitais?
Tudo bem que saber que ter um negócio digital não tem nada a ver com o tipo de produto ou serviço que você oferece já coloca uma boa perspectiva à frente. Mas ainda é preciso entender quais são os elementos vitais para todo negócio digital. Vamos resumir essa lista em 3 itens:
- pessoas: os profissionais precisam adotar ferramentas digitais em sua rotina para tornar a transição possível;
- soluções: as ferramentas
escolhidas devem atender à demanda do negócio e ter estrutura para aumentar a produção no futuro, caso necessário;
- cultura: a cultura não é formada da noite para o dia, mas é fundamental para que a proposta funcione em toda a empresa e não apenas em setores isolados.
Por que adotar esse modelo?
Será que o esforço para adotar esse modelo de negócio vale mesmo a pena? À primeira vista, pode parecer complicado (e caro) demais. No entanto, vendo pelo ângulo certo, fica evidente que não existe nada melhor para o futuro de qualquer negócio. Para comprovar essa teoria, confira agora mesmo alguns benefícios dessa implementação!
Flexibilidade de investimentos
A flexibilidade para realizar diferentes investimentos e se ajustar rapidamente, sempre de acordo com o desempenho de cada um, dá oportunidade de ver o que funciona melhor para otimizar os esforços de marketing e vendas sem demora.
Mobilidade para a equipe
Montar uma equipe com base exclusivamente no talento dos profissionais (e não no lugar onde moram) é uma vantagem competitiva e tanto. Por essas e outras, o trabalho remoto veio para ficar. Assim fica fácil entender por que cada dia mais profissionais aderem a esse modelo de trabalho, colhendo ótimos benefícios tanto para si próprios como para as empresas.
Escalabilidade do negócio
O negócio que tem por base uma estrutura operacional que usa soluções digitais consegue escalar suas operações com mais facilidade e menos custos. Da mesma forma, se for preciso reduzir a estrutura do negócio
devido a uma crise
, por exemplo, a dificuldade é menor, bem como o tempo necessário para a mudança.
Automação de processos
Tarefas repetitivas podem ser facilmente automatizadas, liberando os profissionais que teriam que realizá-las para usar seu tempo, sua energia e criatividade em assuntos mais importantes. É simples: quanto menos tarefas secundárias o time tiver para executar, maior será o rendimento dos colaboradores em questões de alto impacto para a empresa.
Como tornar um negócio digital?
Hora de colocar a mão na massa e transformar de vez sua empresa em um negócio digital. Preparado? Então acompanhe algumas das medidas mais importantes que deve tomar para que isso aconteça sem entraves!
Investimento na cultura
A primeira ação necessária é investir na formação de uma cultura de inovação, que deve ser praticada em toda a empresa. Já podemos adiantar que esse é um esforço considerável e relativamente demorado, que engloba aspectos como:
- agilidade na comunicação interna: integrar setores e compartilhar informações entre eles é regra para tornar o trabalho mais eficaz;
- processos sem burocracia: os processos internos precisam ser simplificados para aumentar a produtividade e fomentar a inovação;
- escolha estratégica de parceiros: os parceiros têm que estar preparados para atender às demandas de um negócio nesse modelo.
Foco na experiência
A
experiência do cliente
também é peça-chave para qualquer negócio digital. O bom é que, nessa área, as soluções disponíveis para ajudá-lo são bem vastas. Os principais fatores que você deve observar a esse respeito são:
- experiência do usuário: a experiência do usuário ao ter contato com os canais digitais é um dos melhores indicadores de um negócio realmente digital;
- funil de vendas: o funil de vendas
deve ser acompanhado de perto para gerar e nutrir leads de forma personalizada;
- sucesso do cliente: depois da venda, é necessário acompanhar o cliente para garantir que tenha sucesso com o produto.
Realocação de recursos
Parte dos recursos que serão destinados aos esforços digitais precisa ser tirada de custos tradicionais — que davam resultados menos satisfatórios, claro. Os principais destinos para esses recursos devem ser:
- novas soluções tecnológicas: a aquisição de novos sistemas tecnológicos e a criação de plataformas integradas requer investimento, mas se prova vantajosa depois;
- treinamento constante: o treinamento constante para os colaboradores também é um investimento necessário, especialmente para que continuem aptos conforme a tecnologia avança.
Remodelação do trabalho
A força de trabalho também deve passar por uma remodelação que envolve:
- mentalidade: a contratação de profissionais com mentalidade voltada para o uso dos recursos digitais é vital para ter equipes fortes e especializadas;
- união de forças: unir especialistas em sua área de atuação com experts na aplicação de técnicas digitais é o que vai fazer a transição dar certo desde o início;
- reestruturação de equipes: equipes menores, com profissionais com mais autonomia para testar ideias e se ajustar rapidamente, são mais capacitadas a ter sucesso com o dinamismo que o digital exige.
E então, entendeu o que é um negócio digital? Viu como não se trata de vender cursos online ou outros materiais só consumidos virtualmente, mas sim fazer uso de recursos digitais para transformar o dia a dia do negócio? Agora que tal seguir as dicas mostradas aqui e tornar o seu negócio digital?