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O que é responsividade e por que é importante para meu site?

  • Por Rayam Saraiva
  • 05 jun., 2018
Os dispositivos móveis já estão consolidados como o meio preferido para acessar a internet. Para se ter uma ideia, só no Brasil, 69% dos usuários da rede utilizam um smartphone com essa finalidade. Isso exige que os profissionais de marketing preocupem-se cada vez mais com temas como o comportamento de navegação dessas pessoas e... O post O que é responsividade e por que é importante para meu site? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Os   dispositivos móveis  já estão consolidados como o meio preferido para acessar a internet. Para se ter uma ideia, só no Brasil,   69% dos usuários da rede  utilizam um smartphone com essa finalidade. Isso exige que os profissionais de marketing preocupem-se cada vez mais com temas como o comportamento de navegação dessas pessoas e o que é responsividade.
Continue a leitura se você quer entender melhor o que é um design responsivo e qual é a importância dele para a   experiência do usuário  (UX) e para o sucesso de um site. Vamos lá?

O que é responsividade?

Um site responsivo é aquele cuja disposição dos elementos e do conteúdo se adapta de acordo com o tamanho da tela do usuário. Isso significa que, independentemente do dispositivo que utilizar, o layout daquele website será carregado sem erros, mantendo a facilidade de se encontrar o que deseja, sempre com uma navegação simples e intuitiva.
A responsividade, no entanto, não se limita a redimensionar os elementos gráficos de uma página para melhor visualização e carregamento em telas pequenas como as de tablets ou de smartphones. Ela também pode incluir a mudança do tamanho de botões, links e fontes, além da redistribuição do conteúdo de uma página: informações que eram dispostas lado a lado, por exemplo, passam a ser organizadas de forma vertical em um processo conhecido como fluxo.

Qual é a relação entre responsividade e UX?

Quando o acesso à internet se dava principalmente por computadores desktop ou notebooks — considerados equipamentos de tela grande — o maior cuidado dos web designers e desenvolvedores era com o funcionamento do site nos navegadores mais usados do mercado.
Porém, atualmente, entraram para essa lista uma diversidade de novos suportes, como tablets, smart TVs, smartphones e tantos outros aparelhos com tamanhos de tela distintos, e isso tornou inviável a possibilidade de testar um site que funcionasse em todos eles. Assim, as técnicas de design responsivo tornaram-se essenciais para as empresas que entendem a importância de oferecer uma boa   experiência para o usuário , o que garante o sucesso de um e-commerce, por exemplo.
Então, quando pensamos em entregar uma boa experiência mobile, devemos levar em conta pontos como:
  • o site deve exibir apenas os elementos realmente essenciais;
  • o usuário deve rolar a tela o mínimo possível até chegar onde precisa;
  • a fonte deve ser visível o suficiente para que não seja necessário redimensionar a página para enxergar o conteúdo;
  • os links e os botões devem ser facilmente acessados com os dedos, já que usuários utilizam o touchscreen em dispositivos móveis, em vez de periféricos, como mouses;
  • o teclado deve se adaptar de acordo com o contexto, como na utilização da versão numérica para a inserção de datas ou senhas.
Embora o design, seja parte essencial para garantir a melhoria da experiência do usuário, ele não consegue resolver sozinho todos os problemas de uma loja virtual. Afinal, o lojista também precisa pensar em um conteúdo que garanta o bom uso do seu site.
Investir em conteúdo de qualidade para descrever seus produtos, por exemplo, ajuda a aumentar o tempo de permanência do visitante no site e ainda evita uma sobrecarga no atendimento ao consumidor, já que as chances de ele ter dúvidas diminuem.
Outro exemplo é a utilização de formulários no cadastro ou checkout: eles devem ser curtos, solicitar apenas as informações realmente relevantes e precisam ser superados em poucas páginas. Como falamos, teclados que se adaptam ao conteúdo a ser inserido ajudam na velocidade do preenchimento e diminuem a possibilidade de erros de digitação.
Mas será que a única vantagem de ter um site responsivo é em termos de   UX ? Descubra a seguir!

Como implementar o design responsivo no meu site?

A implementação do design responsivo exige conhecimentos em programação, uma vez que será necessário alterar o código-fonte da sua página. Em geral, isso envolve o conhecimento em linguagens específicas da web, como HTML e CSS. Portanto, é sempre recomendável contar com um apoio especializado durante o processo.
A boa notícia é que as ferramentas para a gestão de um e-commerce já apresentam recursos nativos de responsividade. Isso significa que a loja já é criada para ser acessível tanto por computadores quanto por outros dispositivos. Por isso, vale a pena consultar o seu fornecedor e verificar se a sua solução de TI já oferece esse tipo de recurso.
Também é essencial realizar testes antes de liberar a “versão final” do seu site para o usuário comum. Aqui, o desafio é conseguir cobrir toda a diversidade de dispositivos e navegadores utilizados para navegar na internet. Além de conferir seu funcionamento em telas diferentes, desde smartphones até smart TVs, também é preciso testar a usabilidade da sua loja em vários navegadores, em especial os mais utilizados: Google Chrome e Mozilla Firefox, tanto nas versões desktop quanto nas móveis.
Por fim, não se esqueça de manter as boas práticas no dia a dia: sempre atualize o conteúdo do site seguindo o padrão da loja, saiba quais os formatos de imagens e resoluções mínimas antes de fazer uploads e, principalmente, acompanhe o feedback dos usuários para detectar problemas e corrigi-los com rapidez.

Quais são as vantagens de um site responsivo?

Confira abaixo 5 dos principais benefícios de um design responsivo.

1. Aumento das vendas

Segundo   um estudo  do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 21% dos usuários brasileiros já fazem suas compras online pelo smartphone.
Mesmo que os desktops e notebooks ainda tenham uma maior porcentagem nesse quesito, com 67%, o número de consumidores que utilizam as plataformas móveis para comprar já é considerável — e esse público só tende a crescer.
Portanto, contar com um site responsivo é uma forma de dar a liberdade para a sua audiência escolher se prefere fazer comprar por meio de um gadget ou um computador. Sendo assim, você aumenta as possibilidades de fechar mais pedidos, ajudando a aumentar as suas vendas.

2. Influência no SEO

O Google já deixou claro que o fato de um site ser compatível com dispositivos móveis é um fator que favorece o seu posicionamento nos resultados das pesquisas mobile, e outros buscadores seguiram essa tendência.
Ou seja, se as suas páginas web não estiverem preparadas para esses gadgets, seu site provavelmente não terá uma boa posição no ranking. Dessa forma, quando os usuários com acesso móvel à internet fizerem uma busca por termos relacionados à sua marca, terão dificuldade para encontrar seu e-commerce.
Logo, investir em responsividade também é uma maneira de contribuir para o   SEO  do site e, consequentemente, para o aumento do número de acessos orgânicos.

3. Diminuição da taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a   métrica  que reflete a porcentagem de usuários do seu site que entram nele e saem logo em seguida, sem realizarem nenhuma interação. Uma taxa de rejeição alta pode significar que as suas páginas não fornecem informações úteis para os visitantes ou oferecem uma experiência ruim para eles.
Por outro lado, se o seu site for responsivo, tiver um design agradável e disponibilizar conteúdo de qualidade, a chance de os usuários continuarem nele por mais tempo, interagindo e se informando, é muito maior.
Logo, vale a pena colocar essas medidas em prática, de modo que, quanto mais o público permanecer no seu site, mais eles vão conhecer a sua marca e mais oportunidades de negócio surgirão a partir desse tipo de contato.

4. Aceleração do tempo de carregamento das páginas

É preciso ter em mente que muitos usuários de dispositivos móveis têm um plano de dados limitado e nem sempre contam com uma boa conexão. Por isso é tão importante ter um site responsivo, que, ao ser acessado de um desses dispositivos só vai disponibilizar os elementos essenciais de uma página, permitindo maior agilidade no carregamento do que no desktop, por exemplo.
Além de otimizar o tráfego de internet do consumidor, a responsividade ajuda a evitar a frustração dos usuários que precisam esperar muito tempo pelo carregamento completo do site — algo que pode prejudicar os acessos e também a imagem da sua empresa.

5. Compatibilidade com novos dispositivos

A capacidade de se ajustar ao tamanho da tela do usuário também é uma enorme vantagem de um design responsivo, porque prepara o site até mesmo para dispositivos que ainda nem sequer foram lançados.
Por mais variadas que sejam as dimensões dos futuros dispositivos, um site bem desenvolvido consegue acompanhar o  avanço tecnológico  e certamente estará pronto para funcionar em todos eles — a não ser que sejam equipamentos muito disruptivos.
Portanto, por mais que, para desenvolver um site responsivo você precise de um investimento maior do que para o desenvolvimento de páginas web convencionais, isso é algo que vale muito a pena.
Tendo em vista suas grandes vantagens, trata-se de um excelente custo-benefício, uma vez que seu site será muito mais funcional e agradável para os visitantes, o que atrai novos clientes, fortalece a marca da sua empresa e alavanca o seu negócio.
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Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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