User Experience: afinal, o que é UX?
Sempre que criamos um novo produto, serviço, software ou site, temos que nos preocupar com uma série de fatores relacionados à satisfação do cliente. E um dos pontos em que as equipes de desenvolvimento mais precisam se empenhar nesse sentido é a experiência do usuário — do inglês, User Experience...
O post User Experience: afinal, o que é UX? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Sempre que criamos um novo produto, serviço, software ou site, temos que nos preocupar com uma série de fatores relacionados à satisfação do cliente. E um dos pontos em que as equipes de desenvolvimento mais precisam se empenhar nesse sentido é a experiência do usuário — do inglês,
User Experience (UX)
. Mas você por acaso saberia definir o que é UX?
Neste post, vamos entender exatamente o que esse conceito significa, além de vermos como ele surgiu e para quais carreiras essa competência é essencial. Acompanhe!
O que é UX?
O termo
experiência do usuário
se refere a percepções e sentimentos de uma pessoa ao usar um produto ou serviço — seja ele físico ou virtual. É isso mesmo que você entendeu: UX não está relacionado somente à tecnologia! Já que a maneira como os consumidores se sentem quando interagem com uma solução afeta diretamente a imagem que têm da
marca
, tudo deve estar alinhado às estratégias do negócio.
É fundamental, portanto, entender o usuário a fundo, procurando conhecer tanto suas necessidades como suas expectativas de uso. Afinal de contas, se a empresa não for capaz de atendê-las por meio de um produto ou serviço de qualidade, o cliente certamente ficará frustrado, o que representa uma péssima experiência.
Vale lembrar que, no caso de produtos digitais, como aplicativos e sites de
e-commerce
, é bastante comum confundir experiência do usuário com interface de usuário — User Interface (UI). Mas a UI é apenas uma componente da UX, relacionada à parte visual de um sistema. Estamos falando de layout, tipografia, botões e diversos outros elementos interativos que se propõem a fazer a integração entre a programação (código) e o design.
Como a UX surgiu?
Existem algumas versões para explicar o surgimento do termo
experiência do usuário
. Vamos apresentar aqui a mais aceita, que afirma que Donald Norman criou a expressão
user experience
enquanto foi colaborador da Apple, entre 1993 e 1997.
A motivação de Norman estava no fato de que não havia um campo de estudos que incorporasse toda a experiência de uma pessoa com um produto — o que vai além do simples uso. Para o caso de um produto físico, por exemplo, a UX está presente desde a efetivação da compra até quando o cliente conversa com pessoas próximas sobre o item que acabou de adquirir. É por isso que podemos afirmar que a experiência do usuário envolve diversas áreas, como:
-
usabilidade: capacidade que um usuário tem de usar um produto, serviço ou sistema;
-
arquitetura da informação: forma como as informações estão estruturadas para refletir o que a empresa deseja;
-
design visual: envolve a estrutura e a disposição dos elementos, alinhados com a identidade visual da marca;
-
design de interação: refere-se ao modo como os usuários cumprem certas tarefas relacionadas ao produto, serviço ou solução, bem como à interface entre humanos e máquinas;
-
estratégia de conteúdo: como criar, atualizar e divulgar o conteúdo e como ele está alinhado aos objetivos do negócio.
Por englobar tantos domínios, a UX também é conhecida como um termo guarda-chuva, compreendendo conceitos de acessibilidade, marketing, desempenho e muito mais!
Que profissionais trabalham com UX?
Ainda que o senso comum nos leve a pensar que apenas os designers trabalham com a experiência do usuário, a verdade é que muitos outros profissionais estão diretamente envolvidos com a UX em suas rotinas.
Em uma
agência de marketing digital
, por exemplo, os desenvolvedores e gerentes também são responsáveis por cuidar da experiência do usuário, assim como os redatores, os profissionais de marketing e os vendedores, entre outros. No fim das contas, a experiência do usuário é responsabilidade de todo o time.
Mas atenção: isso não quer dizer que não possa haver um profissional especializado em UX. Nesse sentido, a profissão de designer UX provavelmente é a mais difundida. Estão entre suas principais competências:
-
a condução de estudos para entender mais sobre o comportamento do usuário;
-
a análise dos dados provenientes desses estudos e de outras fontes com informações sobre a interação dos clientes com o produto ou serviço;
-
a sugestão de melhorias tanto em relação à estética quanto à forma ou às funções de um produto.
Que boas práticas levar em conta?
Uma
estratégia de UX
incorretamente planejada pode arruinar seus resultados. E isso é especialmente válido para o trabalho com vendas online, em que os usuários simplesmente abandonam o site ou procuram um concorrente caso você não ofereça uma boa experiência. Quer melhorar a UX do seu site? Veja como!
Preze pela clareza das informações
Os usuários conseguem entender o propósito do seu site? É fundamental cuidar para que eles encontrem facilmente o que desejam e que as informações sejam claras, com termos de fácil compreensão, menu com categorias bem definidas e possibilidade de pesquisar no site.
Evite distrações visuais
Todo elemento que é desnecessário para o usuário deve ser eliminado. É simples: qualquer componente que represente alguma dificuldade ou distração é uma barreira que prejudica a experiência. Por isso, dê prioridade à objetividade, facilitando a conclusão das tarefas que o usuário deseja executar.
Aposte na consistência e na padronização
Se os elementos de design forem consistentes entre si, seu site levantará menos dúvidas no usuário, automaticamente se tornando muito mais intuitivo. Pense bem: como a pessoa não precisará se esforçar demais para entender as funcionalidades ali presentes, a experiência global será muito mais agradável.
Podemos perceber, portanto, que o campo voltado à experiência do usuário é extremamente extenso e multidisciplinar. Além disso, é seguro dizer que empresas orientadas ao crescimento devem investir na capacitação de seus colaboradores em UX, visto que as práticas de User Experience são determinantes para a satisfação dos clientes e o consequente sucesso de um produto ou serviço.
Por fim, agora que você já entendeu o que é UX, qual a origem do termo e como diversos profissionais precisam se dedicar a entender esse conceito o quanto antes, o que acha de continuar se informando sobre o tema? Aproveite para conferir quais são os
7 passos de UX para seu site vender mais
!