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Você sabe o que é funil de vendas?

  • Por Strix
  • 26 out., 2017
Entender o que é funil de vendas está se mostrando uma tarefa complicada demais? Leia esse artigo e simplifique agora mesmo! O post Você sabe o que é funil de vendas? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Se você costuma acompanhar as notícias e novidades do mundo do marketing digital , certamente já se deparou com o termo funil de vendas. Mas por mais que a prática de acompanhar e guiar a jornada dos consumidores em suas diversas etapas tenha se popularizado bastante nos últimos anos, será que você realmente sabe o que é funil de vendas? Sabe como ele pode beneficiar seu negócio?
Para dar uma mãozinha, resolvemos explicar aqui o que é o funil, quais são suas etapas e como ele influencia no processo de compra. Pronto para tirar suas dúvidas de uma vez por todas?

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma evolução do popular modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) e é praticamente um mantra usado por vendedores mundo afora. O nome “funil” veio da semelhança do objeto e do modelo de venda (já que o número de consumidores na etapa da atenção é muito superior ao número de clientes que chegam à ação).
A novidade é que o perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos. Se antigamente o cliente que visitava uma loja era obrigado a lidar com vendedores despreparados tentando empurrar produtos a qualquer custo, hoje em dia, o jogo virou.
Com a popularização da internet e dos smartphones , que permitem a realização de consultas a qualquer hora e de qualquer lugar, os consumidores estão sempre munidos de informação no momento de decisão de compra. O funil de vendas permite que você proporcione essa informação, guiando o cliente até a etapa final: o fechamento do negócio.
Logo, esta é a estratégia que acompanha o cliente durante toda sua jornada de compra e mantém a empresa informada sobre o estágio em que ele se encontra. Dessa maneira, você pode oferecer o conteúdo apropriado para cada etapa, dando exatamente a atenção de que o consumidor precisa naquele momento.
Quando bem aplicado, o funil de vendas torna a jornada do consumidor mais previsível, o que facilita o planejamento da campanha. Na maioria das empresas, o funil é compartilhado entre as equipes de marketing e de vendas, que trabalham em conjunto para alcançar os melhores resultados possíveis.

E quais são as etapas do funil de vendas?

Agora que você já sabe o que é funil de vendas, chegou a hora de aprender como aplicá-lo na sua empresa! Na realidade, o funil pode ter entre 3 e 8 etapas. É fundamental conhecer a estrutura da sua organização para definir qual modelo funcionará melhor no seu caso. No entanto, o mais popular tem só 3 etapas: topo, meio e fundo. E é sobre ele que vamos falar hoje!

Topo do funil

Também conhecido como consciência, o topo do funil é o estágio em que o consumidor ainda não está ciente sobre a necessidade ou o problema que tem. Como costuma ser a etapa mais larga, o ideal é que você dedique 80% do seu conteúdo a ela.
Nesse momento, portanto, o consumidor não está buscando por nenhum produto ou serviço em particular. Assim, sua tarefa é capturar a atenção do visitante para que ele possa eventualmente se transformar em cliente. Nessa fase, o objetivo é atrair o maior número possível de novos visitantes. Dentro desse universo existirão os curiosos, que vão apenas conferir seu conteúdo e sair, mas também existirão os consumidores em potencial.
Para fazer com que esse segundo grupo avance dentro do funil de vendas, você deve oferecer conteúdos diferenciados, que não sejam mais do mesmo, para transformá-los em leads. Uma boa ideia é usar uma landing page ou um formulário para capturar os dados desses clientes a fim de guiá-los para a próxima etapa: o meio do funil.

Meio do funil

Nessa segunda etapa, o cliente já tem consciência da necessidade de adquirir determinado produto ou serviço. Esse é o estágio em que ele busca uma solução, mas ainda tem dúvidas em relação à compra. Chega, assim, a hora de demonstrar como sua empresa pode ajudar, listando os benefícios de usar o produto ou serviço que oferece e mostrando como você se diferencia da concorrência.
O recomendado é que você dedique 10% do seu conteúdo para os usuários que se encontram nessa etapa do funil. Aqui, uma boa prática é segmentar seus leads para enviar conteúdos alinhados com seus problemas e interesses. Dessa maneira, você estabelece um relacionamento de confiança com o consumidor, que terá sua empresa como referência.

Fundo do funil

A última etapa do funil é, sem dúvida, uma das mais importantes. No fundo do funil, o poder de decisão é totalmente do cliente e todo cuidado é pouco para garantir a conversão. Ao chegar nessa etapa, o consumidor provavelmente já é assinante da sua newsletter, já segue a empresa nas redes sociais e já está ciente dos valores e benefícios oferecidos por ela.
Nesse momento, você pode adotar uma linguagem mais promocional e agressiva. O lead vai avaliar profundamente sua oferta e provavelmente fará comparações com outras empresas até decidir pela conclusão da compra ! Lembrando que o recomendado aqui é dedicar 10% da sua produção de conteúdo a essa etapa fundamental para o sucesso da sua estratégia.
Agora que você já conhece todas as etapas do funil, é hora de colocá-las em prática na sua empresa! Usar o funil de vendas traz diversos benefícios para os negócios, além de um melhor aproveitamento das oportunidades que surgem. Ao adotá-lo, o resultado é visto em forma de produtividade, conhecimento sobre a equipe e, principalmente, consciência sobre as necessidades dos clientes. O que ainda está esperando para começar?
Agora que você já sabe tudo sobre funil de vendas, que tal aprender outros segredos do marketing digital? Assine a nossa newsletter para receber novidades diretamente em sua caixa de entrada!
Por Mel Castro 7 de abril de 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 de março de 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 de março de 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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