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Conheça 9 dicas para engajar seus clientes

  • Por Strix
  • 31 out., 2017
Engajar clientes é uma excelente maneira de aumentar o alcance da sua empresa. Confira nossas 9 dicas para engajar os seus clientes e se destacar no mercado! O post Conheça 9 dicas para engajar seus clientes apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Sem contar que o público de hoje também anseia por relacionamentos mais estáveis e duradouros com as empresas. Todos querem ser ouvidos, receber um atendimento mais humanizado e se identificar com as marcas com as quais fazem negócios. E o melhor de tudo: um consumidor engajado não é apenas um cliente fiel, mas um verdadeiro advogado do negócio, alguém que o recomenda sempre que tem a oportunidade.
O cenário parece ótimo, certo? Mas, na prática, o que é preciso fazer para estreitar o relacionamento e engajar clientes? Confira agora mesmo nossas dicas e garanta sucesso nessa empreitada!

1. Vá além dos produtos

O que torna sua marca diferente das outras? Por que sua empresa é especial ? O que leva um cliente a adquirir seu produto ou serviço e não o do concorrente? A verdade é que os consumidores de hoje buscam mais que qualidade e preço justo. Eles também buscam causas para apoiar. Por isso, compartilhe valores com os quais eles possam se identificar.
Independentemente se sua empresa é especializada em produtos veganos, se é comandada por mulheres ou se, movida por alguma razão particular, tem como missão fazer o melhor produto do mundo, o importante é que os consumidores estejam cientes desses valores. Então não deixe de compartilhá-los.

2. Conheça seu cliente

Entender o perfil do consumidor é requisito básico para poder planejar suas ações de marketing e aumentar o engajamento. A partir do momento em que você sabe quem são seus clientes, também saberá quais são suas maiores dúvidas e necessidades. Dessa forma, pode desenvolver conteúdos que trarão um retorno melhor dentro da sua estratégia.
Ao contrário do que muita gente pode pensar, entrar na mente do consumidor não é um bicho de 7 cabeças. Basta analisar cuidadosamente as estatísticas de suas redes sociais, promover enquetes e conferir pesquisas de mercado. Com o tempo, ainda é possível incluir dados de histórico de compras e interações para conhecer melhor seu público. Mostre interesse pelo universo de seus clientes e eles terão interesse por sua marca!

3. Marque presença nas redes

Hoje em dia, marcar presença nas redes sociais não é mais uma opção, é quase uma obrigação. E isso não vale só para e-commerces, ok? Além de facilitar a divulgação e o compartilhamento da marca, as redes sociais funcionam como pontos de encontro com o público, permitindo que você interaja e troque ideias com clientes já convertidos e também com pessoas apenas interessadas.
Mas, atenção, isso não quer dizer que você tem que manter um perfil em cada rede social existente. Até porque, aliás, algumas são direcionadas a nichos muito específicos de público. Uma página no Facebook, no entanto, já é indispensável. Depois de criar seu perfil, faça um planejamento das postagens. Entenda que tipo de conteúdo funciona em cada plataforma e a atualize com regularidade para engajar clientes.

4. Estimule a interação

Pense bem: em um relacionamento saudável, ambas as partes têm voz, certo? Então nada de colocar sua marca em um pedestal. Lembre-se, afinal, de que seu cliente não só pode como deve interagir com você!
Com esse propósito, crie posts nas redes sociais que estimulem a interação, seja fazendo perguntas, brincadeiras ou enquetes, por exemplo. Você também pode usar os recursos de grupos em plataformas como o Facebook e o LinkedIn. Para engajar os clientes, você pode convidá-los a contar histórias — especialmente aquelas que envolvem a sua empresa, claro!

5. Lance mão do e-mail marketing

O e-mail marketing também é uma excelente alternativa para manter uma comunicação saudável com os clientes. O perigo está no exagero, então tome cuidado para usar esse recurso com sabedoria! Nada de enviar conteúdos generalizados e impessoais, combinado?
Hoje em dia, as ferramentas de e-mail marketing oferecem excelentes recursos para segmentar seus contatos e personalizar as mensagens, enviando promoções, benefícios exclusivos e felicitações em datas comemorativas. Você ainda pode mandar informações relevantes sobre a empresa e o mercado, bem como demais conteúdos relacionados que possam interessar os consumidores.

6. Compartilhe conteúdo relevante

Para engajar clientes, é importante que você não limite o relacionamento às transações comerciais. E uma ótima maneira de manter seu espaço na rotina do consumidor é compartilhando informações que sejam úteis para ele.
Que tal ensiná-lo a usar melhor seu produto ou serviço, por exemplo? Você pode fazer isso de diversas maneiras: por meio de posts em blogs e redes sociais , artigos compartilhados via e-mail marketing, vídeos postados no YouTube ou até mesmo webinars e eventos presenciais. Escolha o meio que traz mais engajamento e mãos à obra!

7. Mantenha-se bem informado

Não tenha dúvida de que é importante estar sempre por dentro das novidades para engajar os clientes. E não estamos falando somente das inovações do mundo do marketing ou do seu segmento de negócio!
Fique de olho no noticiário, nos filmes do momento e até nos memes mais compartilhados nas redes sociais. Dessa maneira, você será capaz de sair da caixa e entender melhor as necessidades de seus clientes. Isso sem contar que conseguirá criar conteúdos mais relevantes e alinhados com a realidade dos consumidores.

8. Esteja disponível para ouvir o cliente

Por maior que seja seu cuidado com toda a operação da empresa, falhas acontecem. Por isso, é fundamental facilitar a comunicação para ouvir sugestões e reclamações. Ofereça atendimento ao cliente em diversas versões: telefone, e-mail, chat ou até pessoalmente. Permita que o consumidor entre em contato da maneira que se sentir mais confortável, sem encarar minutos de espera para ter a atenção que merece.
Esteja preparado para atender a demanda e procure resolver os problemas de maneira personalizada, levando em consideração as necessidades do usuário. Dessa forma, você mostra profissionalismo e responsabilidade e, mesmo em meio a falhas, tem a chance de encantar o consumidor.

9. Divida suas conquistas

Como os clientes engajados se tornam fãs da marca , ficam felizes com suas conquistas. Mais que isso, aliás, eles se sentem parte dessas vitórias! Por isso, não deixe de compartilhá-las! Não importa se você atingiu um marco nas redes sociais, se ganhou um prêmio ou se apareceu em uma reportagem de destaque: divida essa alegria e agradeça pelo apoio. Seus clientes merecem!
Seguindo essas dicas, é apenas questão de tempo para você engajar clientes. Contudo, independentemente da estratégia escolhida, faça tudo com muito profissionalismo. Afinal, em um mundo totalmente conectado, ações mal executadas têm um enorme potencial de tomar grandes proporções, causando justamente o efeito contrário.
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Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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